Oracle propõe Netbeans para o Apache Incubator

JavaOne 2016 a Oracle anunciou a mudança
https://netbeans.org/community/apache-incubator.html

Quando a Sun foi adquirida, os desenvolvedores tinham postado que o Netbeans corria bem independente da Sun apesar das cláusulas de governança previrem o contrário mas na prática a Sun nunca exerceu interferência significativa.
E solicitaram à Oracle na época que continuasse assim, mas com os atritos da Oracle com o Google muitos desenvolvedores continuaram temendo que um dia a Oracle pudesse interferir no andamento do projeto, mas por outro lado temiam que a empresa pudesse retirar o investimento financeiro sobre o projeto e seus desenvolvedores remunerados.

Agora com o Apache em ‘campo neutro’ e a Oracle abrindo a governança do projeto esperam que o netbeans consiga atrair mais desenvolvedores e o projeto acelere.

Sem um grande aporte da Oracle, pelo contrário, vide OpenOffice, que apesar de um caso diferente, pode ser mais um projeto que vá ficar no limbo da Apache caso não consigam investimento necessário, pois trabalhar de graça é loucura. Poucos usam Netbeans profissionalmente, pessoalmente não conheço ninguem que use. Então a Oracle está querendo abrir mão por não ter retorno, simples assim.

O aporte da Oracle continuará, mas nunca foi grande. A Sun apenas cedia a infraestrutra e 2 (DOIS!!!) desenvolvedores. A Oracle cede mais desenvolvedores, apenas isso. E ela já faz o mesmo com o Eclipse e outros projetos livres, estejam ou não no guarda chuva dela.

O grupo sempre quis ser independente porque consideravam isso como vantagem, e ainda consideram.

Aqui na minha região tem muita gente que utiliza o Netbeans profissionalmente, mas sem dúvida é menos gente que o Eclipse e outras IDEs. Felizmente temos várias opções pra tudo que é tipo de gosto.

Diminuir o aporte são menos desenvolvedores dedicados e bem remunerados para acelerar o processo, então não vai acelerar. Vão precisar primeiro concretizar novos investimentos para isso.

Para o Netbeans se tornar respeitável no mercado terá que ser reescrito em qualquer outra coisa diferente do pesado e limitado Swing.

Posso estar enganado, mas acredito que o IntelliJ também usa swing, e é uma IDE bem respeitada no mercado.

O aporte não será diminuído. Da parte atual continuará o mesmo, o que eles acreditam é que estando em “campo neutro” e com uma governança mais aberta outras empresas poderiam entrar também.

O Netbeans já tem o seu mercado e sua parcela de usuários fiéis. Ele nunca se propôs a querer ser um messenas da área ou a superar outras IDEs ou dominar mercado. Mas gostaria muito sim, que usasse uma tecnologia mais leve e saísse do swing. De qualquer forma, faz décadas que pra desenvolver em Java pouca importa se estamos usando Eclipse, Netbeans, IntelliJ ou outra IDE.