oi pessoal
em meu projeto eu tenho alguns try/catch que sem eu perceber acabaram ficando “aninhados”. Conheço a regra correspondência de excessões, que IOException não pode ser tratada antes de uma FileNotFoundException, por IOE… ser mais abrangente. A regra diz que primeiro trato File… e depois se precisar IOE…
Minha dúvida é porque como disse os try´s ficaram aninhados a medida que fui adicionando código e no final ficou assim:
try // fnfe
{
iaLog = new BufferedReader(new FileReader("C:/Log.txt"));
try // ioe
{
while ((iaAudit = iaLog.readLine()) != null)
{
//um montão de coisas aqui no meio
}
}
catch (IOException ioe)
{
ioe.printStackTrace();
}
}
catch (FileNotFoundException fnfe)
{
fnfe.printStackTrace();
}
Como pode ver tem um try/catch que trata da FNFE e dentro deste try tem outro try que trata da IOE.
Funciona, mas é correto fazer isso do ponto de vista de boas práticas de programação? Eu sei o que o código faz e porque faz, mas alguém que não conhece, vai achar estranho e ficar perdido por causa disso?
Outra pergunta. Como eu estou me preparando para a scjp6, isso pode cair na prova? o que eu responderia? vale, não vale?
valeu
eu deixaria o meu código assim
[code] try
{
iaLog = new BufferedReader(new FileReader(“C:/Log.txt”));
{
}
}
catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
} [/code]
o que ele pegar ele vai log no console tanto se for IOException ou FileNotFoundException
rsrsrsrsrsrsrs
[quote=java es a lei]eu deixaria o meu código assim
[code] try
{
iaLog = new BufferedReader(new FileReader(“C:/Log.txt”));
{
}
}
catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
} [/code]
o que ele pegar ele vai log no console tanto se for IOException ou FileNotFoundException
rsrsrsrsrsrsrs [/quote]
Também vai pegar qualquer outro erro que você não queria que pegasse.
Valer vale hehehe, a SCJP vai testar se você sabe o que está acontecendo no código e se você ver um código assim vai saber que a FNFE se refere ao código new FileReader(…
E a IO se refere ao readLine.
Agora sua dúvida quando a padrões eu acho que ficou meio estranho… Vendo seu comentário //um montão de coisas aqui no meio, eu acho que o new FileReader vai ficar muito perdido lá em cima… O que você pode fazer é colocar o catch de FNFE antes do segundo try, ou então aninhar os catchs em um só try, lembrando de manter hierarquia…
Acho a segunda opção bem melhor, olha como ficariam os códigos:
try {
} catch (FileNotFoundException fnfe) {
fnfe.printStackTrace();
}
try {
while ((iaAudit = iaLog.readLine()) != null) {
}
} catch (IOException ioe) {
ioe.printStackTrace();
}
ou
try {
}
fnfe.printStackTrace();
ioe.printStackTrace();
}
O que mais cai na SCJP é saber se o programa compila se os exceptions forem colocados nesta ordem
try {
}
ioe.printStackTrace();
fnfe.printStackTrace();
}
Não compila pois IOException é uma exceção mais genérica que FileNotFoundException, nunca cairia no segundo. A ordem é sempre da exceção mais específica para a mais genérica.
valeu pelas dicas
Porém minha questão é que quando tinha os try/catch aninhados cada try trataria de sua exceção no catch correspondente. A primeira sugestão do Bruno é excelente porque cada trecho de código teria um try/catch proprio porém não atende o que eu preciso fazer. Pelo fato de serem muitos ficaria poluído o código com try/catch vazando pelo ladrão.
Fiz as mudanças sugeridas por vocês e ai ficou assim, um monte de catch tratando de várias exceções.
Pelo que entendi do que vocês comentaram, esta seria a melhor maneira quando tenho tantas possibilidades de erro.
try
{
//...........
} catch (ClassNotFoundException cnfe) {
cnfe.printStackTrace();
} catch (SQLException sqle) {
sqle.printStackTrace();
} catch (InstantiationException ie) {
ie.printStackTrace();
} catch (MalformedURLException mue) {
mue.printStackTrace();