Estou aprendendo c++ e queria saber como é organizado um aplicativo em C++.
ps -> não estou usando IDE, pretendo fazer esse exemplo de baixo na unha mesmo, pq assim acho que aprendo mais…
Exemplo, vou criar o exemplo clássico de uma agenda de contatos em c++.
Até onde eu entendi… os headers (.h) funcionam como uma interface (similares ao java) com a diferenca de que nos headers pode haver implementações e nao somente a assinatura do metodo (classes abstratas do java???).
Em Java nem sempre precisamos de interfaces para fazer alguma coisa, no c++ é uma boa prática ou é igual ao java, não é necessário tbm? as classes devem ser DECLARADAS em um header ou em um arquivo de implementação? (.cpp) uma arquivo por classe?
agora umas duvidas bobas de iniciante:
-
a declaracao using namespace std; é semelhante ao static import do java?
-
existe garbage collector ou algo parecido no c++?
pq a duvida?
Quando eu crio um objeto no c++ e depois de utiliza-lo o destrutor é chamado e toda a memoria utilizada para manter informações sobre aquele objeto é liberada? Se sim, caso esse objeto tenha um atributo que é um ponteiro pra um array por exemplo, criado utilizando malloc. Quando objeto morre, aquela área reservada utilizando o malloc morre tbm, ou isso deve ser feito pelo programador??
-
string ou char *?
-
é possivel chamar o destrutor explicitamente?
-
o mercado usa mais gtk ou qt?? (sem xiitismo gente)
-
onde posso encontrar material bom em portugues sobre a linguagem c++, pois a maioria do material que eu encontro é uma mistura de c com c++ oO. O unico material bom que eu achei foi esse: http://pt.wikibooks.org/wiki/Programar_em_C%2B%2B/Classes#Declara.C3.A7.C3.A3o_2
enfim, pessoa que os moderadores tenham pena de mim, sei que o forum é sobre java, mas é tao escasso bom material aqui sobre a linguagem que tive que vir pra cá, sei que aqui tem bons programadores de c++.
thx a todos… de acordo com o tempo que vou estudando e for sugindo duvidas eu posto aqui
EDIT:
- A implementação dos métodos da classe devem ser feitos dentro da classe ou fora? existe uma grande diferença entre as duas formas?