Organizacao de um aplicativo em C++ / + duvidas de iniciante

Estou aprendendo c++ e queria saber como é organizado um aplicativo em C++.
ps -> não estou usando IDE, pretendo fazer esse exemplo de baixo na unha mesmo, pq assim acho que aprendo mais…

Exemplo, vou criar o exemplo clássico de uma agenda de contatos em c++.

Até onde eu entendi… os headers (.h) funcionam como uma interface (similares ao java) com a diferenca de que nos headers pode haver implementações e nao somente a assinatura do metodo (classes abstratas do java???).

Em Java nem sempre precisamos de interfaces para fazer alguma coisa, no c++ é uma boa prática ou é igual ao java, não é necessário tbm? as classes devem ser DECLARADAS em um header ou em um arquivo de implementação? (.cpp) uma arquivo por classe?

agora umas duvidas bobas de iniciante:

• a declaracao using namespace std; é semelhante ao static import do java?

• existe garbage collector ou algo parecido no c++?
    pq a duvida?

Quando eu crio um objeto no c++ e depois de utiliza-lo o destrutor é chamado e toda a memoria utilizada para manter informações sobre aquele objeto é liberada? Se sim, caso esse objeto tenha um atributo que é um ponteiro pra um array por exemplo, criado utilizando malloc. Quando objeto morre, aquela área reservada utilizando o malloc morre tbm, ou isso deve ser feito pelo programador??

enfim, pessoa que os moderadores tenham pena de mim, sei que o forum é sobre java, mas é tao escasso bom material aqui sobre a linguagem que tive que vir pra cá, sei que aqui tem bons programadores de c++.

thx a todos… de acordo com o tempo que vou estudando e for sugindo duvidas eu posto aqui :smiley:

EDIT:

• A implementação dos métodos da classe devem ser feitos dentro da classe ou fora? existe uma grande diferença entre as duas formas?

Não, não é isso. O C++ tem dois conceitos distintos, o de declaração e o de definição.