Olá pessoal, boa noite a todos.
Peço a ajuda de vcs, se tem algum bom cite sobre a organização visual do projeto. Não sobre os layouts (já sei sobre eles, ou talvez não saiba o bastante). Bem toda dica é bem vinda.
O meu problema é o seguinte.
Como podem ver, os componentes estão muito espalhados.
Pois ao definir o layout como BorderLayout ele meio que estica os componentes em toda a tela.
Tem como eu evitar isso? Fazer com que ocupe somente o espaço necessário?
Usando o border layout é complicado, já que ele é bem simples mesmo e pra forms ele num é recomendado, tenta outro mais sofisticado como box layout ou mesmo grid layout.
É uma boa dica, mas me sinto menos desenvolvedor quando apelo pra IDE. (nada contra mesmo)
Tipo eu programo em PowerBuilder, lá 90% a IDE faz… Bem facio de organizar as coisas…
Estude um pouco sobre GroupLayout, ele pode parecer complicado logo de cara, mas ele se encaixou perfeitamente no quesito organização pelo menos para mim.
Nota: Faço tudo no código, não utilizo ferramentas gráficas para um auxilio na organização.
Isso se chama “síndrome de macho”. Será que alguém é mais ou menos macho quando usa uma IDE para ajudar a fazer as coisas chatas (como fazer layout de telas)?
Prefiro me concentrar em escrever algoritmos decentes para o processamento, em vez de ficar contando pixels na tela.
Na verdade não, eu estou programando a pouco tempo. Então prefiro aprender mesmo.
Como disse não tenho nada contra, uso o Eclipise pra me ajudar a compilar e a lembrar nomes.
E como já disse também, é uma preferencia minha.
Olha meu caro colega do guj eu recomendo que use o miglayout, como já referido pelos colegas acima.
uma vez que a sua preferencia é fazer o codigo gui na mão sugiro que estude ele e tera bons resultados
eu tbm não gosto muito de usar IDE(não digo que iniciante não possa usar) agora que estou a estudar.