Organizando conhecimento no Java

Boa noite a todos

Sou estudante por conta prórpia desta linguagem, já estudei lógica de programação, pascal, javaScript, banco e tudo o que o curso técnico na época pode me dar. Mas em relação a uma linguagem como o Java como poderia estudar as suas API's para tirar mais proveito dela? Pois na época quando estudei pascal notei que quando um problema nos era passado sempre tinha uma função que nós iniciantes não sabiamos por não saber as suas API's, diferente de se não saber lógica ou as próprias sintaxes da linguagem. Com o Java não é diferente, por isso peço um conselho aos mais experiente sobre como estudar essa linguagem de modo mais eficaz, pois o meu nível se limita a saber aplicar as sintaxes daquilo que estudei, lógica nem se fala (tem que estar na ponta do cérebro), ou seja basicamente seguir as regras da linguagem, mas quando me deparo com uma situação em que tenho que usar um recurso diferente tipo swing para criar uma janela, io e outros pacotes, o algoritmo não flui por não se saber o que aplicar no ato. Acabo por não desenvolver o programa. Não sei se pude ser claro na minha questão mas creio que essa situação muitos iniciantes passan também. E os cursos que eu conheço não abordão todos os pacotes da linguagem. Peço então um help sobre essa questão.

Fico no aguardo de uma ajuda!

Oi MizaelJava,

você pode consultar a API do Java nesse link: http://java.sun.com/javase/6/docs/api/

O lance é fazer bastantes exercícios para poder aprender os conceitos, conhecer a API e os erros. Você não precisa conhecer toda a API, e sim os pacotes principais (java.lang, java.util, java.text…).

E antes de ler as API’s, eu sugiro que você arrume um bom livro pra poder ir iniciando. O Deitel Java Como Programar vol1 é muito bom, com muitos exercícios inclusive!

Oi Cidao