Orientação a Objetos para Métodos Numéricos

Olá pessoal.

Sabemos que na área científica (física, matemática, metereologia, ciências econômicas,…) as linguagens mais utilizadas são procedurais. Porque isso? Porque não mudar? Para métodos numéricos por exemplo? Por não usar orientação a objetos?

Como vocês fariam para convencer profissionais de outras áreas a largar o Fortran 77, C dele para usar Java ou C++ só por serem linguagens orientadas a objetos? Lembrando que a implementação desses métodos tem requisitos diferentes da maioria dos sistemas comerciais. Por exemplo, após implementar um determinado método numérico dificilmente darei a ele novas funcionalidades…

Essa é uma questão que sempre discuto com meus amigos, gostaria de ver a opnião de vocês.

Um grande Abraço!

Eu acho que às vezes OO complica.

Pra que convece-los a isso? Se atualmente as coisas funcionam bem (e funcionar bem ja inclui os quesitos relacionados a manutencao, projeto, blabla), deixe como estao.

OO nao eh a salvacao da lavoura pra tudo. Vide a classe Math.

Marcio Kuchma

A Fortress (http://research.sun.com/projects/plrg/fortress0618.pdf) pode ser exatamente o que voce esta procurando, daqui uns anos :slight_smile:

cara, o cv tem solucao pra tudo heheehe …

Olá

Version 0.618, nenhum link na primeira página do google…hummm…eu faço 60 anos no próximo domingo. Será que vou conseguir converter minhas 50.000 linhas de Fortran ainda nesta encarnação?

[]s
Luca

Lelis, não devemos largar uma linguagem em detrimento de outra só pelo fato de serem orientadas a objeto ou não.OO é bom.Mas não é tudo. :wink:
Em computação científica são tantos os valores e a dependência de máquina, q POO poderia ser uma abstração cara demais.E Java pode não ser o melhor mundo para lidar com tipos inteiros infinitos(como Haskell), aritmética de ponto flutuante(Vai usar a ultra-rápida BigDecimal??? :lol: )…

<OFF_do_OFF>

Vai rolar festinha Luca??? :smiley:
60?Wow…+60 para vc!!!Parabéns e tudo de bom rapah!!! :thumbup:
</OFF_do_OFF>

Olá

[quote=Ironlynx]<OFF_do_OFF>

Vai rolar festinha Luca??? :smiley:
60?Wow…+60 para vc!!!Parabéns e tudo de bom rapah!!! :thumbup:
</OFF_do_OFF>[/quote]

<OFF_do_OFF_do_OFF>Brigadu! Vai ter festa não, justo dia 22 viajo a serviço para ficar 2 semanas nos states. :oops: :x :frowning: </OFF_do_OFF_do_OFF>

[color=red]<editado às 20:40>Viva! Não vou mais pra Boston nenhuma, pelo menos neste domingo</editado>[/color]

[]s
Luca

Luca, meus parabéns! E agora que não vai a Boston nenhuma até rola uma festinha hein?! Eu até animo baixar em Sampa novamente! :smiley:

Gostei da idéia! Já animei! Já animei!

Mas voltando a nossa conversa… Iniciei o tópico pois tenho um amigo que trabalha com metereologia, programando em Fortran. E vive reclamando, mas disse que é impossível convencer os seus superiores de utilizar uma tecnologia diferente. Aí eu parei para pensar se seria capaz de convencer alguém que implementa métodos numéricos em linguagens procedurais a usar POO. Pois as vantagens da OO não são tão claras, pelo menos pra mim, na implementação desses algoritmos…

Realmente!!

Interessante o Fortress!!! Vou acompanhar!