Orientação a Objetos para Métodos Numéricos

Olá pessoal.

Sabemos que na área científica (física, matemática, metereologia, ciências econômicas,…) as linguagens mais utilizadas são procedurais. Porque isso? Porque não mudar? Para métodos numéricos por exemplo? Por não usar orientação a objetos?

Como vocês fariam para convencer profissionais de outras áreas a largar o Fortran 77, C dele para usar Java ou C++ só por serem linguagens orientadas a objetos? Lembrando que a implementação desses métodos tem requisitos diferentes da maioria dos sistemas comerciais. Por exemplo, após implementar um determinado método numérico dificilmente darei a ele novas funcionalidades…

Essa é uma questão que sempre discuto com meus amigos, gostaria de ver a opnião de vocês.

Um grande Abraço!

Olá

Nas áreas científicas o Fortran é usado há muitos anos e muito antes de se inventar OOP. O Fortran trata os números de maneira melhor do que C padrão ou de qualquer outra linguagem não especializada como Fortran. As CPUs CISC tipo padrão Intel oriundas do 80x86 e seguidores, possuem no seu coprocessador aritmético, registradores de 80 bits com instruções especiais de acesso e de aritmética que o Fortran usa com muita habilidade e que outras linguagens nem dão bola. Com o enorme legado já pronto e pelas vantagens citadas, era dificil convencer alguém a converter seu sistema de Fortran para C, C++ ou Java.

Muitas aplicações científicas mais recentes já foram desenvolvidas em C usando as opções de otimização que permitiam aproveitamento do coprocessador aritmético da CPU. Sei de alguma coisa feita em C++. Mas em Java sei de pouca coisa até porque o Java não é muito esperto nesta área. Eu mesmo tenho um sistema de análise não linear de estruturas suportadas por cabos (estruturas estaiadas) que gostaria de converter para Java. Não o faço porque ninguém me paga por isto, os usuários a usam em Fortran mesmo.

[]s
Luca

Topico duplicado, favor continuar em
http://www.guj.com.br/posts/list/24503.java