Orientação a Objetos

Boa Tarde, pessoas!

Na verdade, abri este tópico apenas para coletar opiniões. Há algum tempo atrás me vi diante de uma pergunta que deixou sem resposta… afinal de contas JAVA é uma linguagem TOTALMENTE orientada a objetos?

Bem, a discussão está aberta, colabore! :wink:

Olá thai!

Eu não posso dizer com total segurança,mas na minha concepção o java é totalmente OO.Pois nele você trabalha totalmente com classes e pacotes.Para fazer qualquer interação entre as classes,invocar métodos,compartilhar atributos, temos que criar um objeto.Bem estou começando a me aventurar agora neste mundo Java,e com isso estou adquirindo aos poucos conhecimentos práticos e teóricos até mesmo de POO.

Pois bem,se eu estiver cometendo algum erro em relação a minha opinião sobre o java,podem me corrigir ou complementar.Novidade é bem vindo para mim!!!

:slight_smile:

Bem, java é uma linguagem construída para implementações orientada a objetos, mas para se fazer um programa orientado a objeto não basta apenas usar a linguagem java, é preciso por em prática as técnicas de orientação a objetos como reutilização de código, componetização, polimorfismo, etc…

Everton

Senhores,

Java não é uma linguagem TOTALMENTE orientada a objetos. Para uma linguagem ser TOTALMENTE orientada a objetos não deve haver o conceito de variáveis, ou seja, tudo desde de um simples número como 3 é um objeto. Deve estar presente também, é claro, os conceitos fundamentais como herança, polimorfismo e encapsulamento. Fazer uma linguagem TOTALMENTE orienta a objetos tem um custo muito alto tanto na compilação quanto na execução. Esse é um fator que possivelmente os projetistas da linguagem consideram. Um exemplo de um linguagem TOTALMENTE orientada por objetos é a smalltalk. Quem quiser mais referências técnicas sobre o assunto, posso indicar alguns livros.

[]´s

Christopher Sarmento