Boa Tarde, pessoas!
Na verdade, abri este tópico apenas para coletar opiniões. Há algum tempo atrás me vi diante de uma pergunta que deixou sem resposta… afinal de contas JAVA é uma linguagem TOTALMENTE orientada a objetos?
Bem, a discussão está aberta, colabore!
Olá thai!
Eu não posso dizer com total segurança,mas na minha concepção o java é totalmente OO.Pois nele você trabalha totalmente com classes e pacotes.Para fazer qualquer interação entre as classes,invocar métodos,compartilhar atributos, temos que criar um objeto.Bem estou começando a me aventurar agora neste mundo Java,e com isso estou adquirindo aos poucos conhecimentos práticos e teóricos até mesmo de POO.
Pois bem,se eu estiver cometendo algum erro em relação a minha opinião sobre o java,podem me corrigir ou complementar.Novidade é bem vindo para mim!!!
Bem, java é uma linguagem construída para implementações orientada a objetos, mas para se fazer um programa orientado a objeto não basta apenas usar a linguagem java, é preciso por em prática as técnicas de orientação a objetos como reutilização de código, componetização, polimorfismo, etc…
Everton
Senhores,
Java não é uma linguagem TOTALMENTE orientada a objetos. Para uma linguagem ser TOTALMENTE orientada a objetos não deve haver o conceito de variáveis, ou seja, tudo desde de um simples número como 3 é um objeto. Deve estar presente também, é claro, os conceitos fundamentais como herança, polimorfismo e encapsulamento. Fazer uma linguagem TOTALMENTE orienta a objetos tem um custo muito alto tanto na compilação quanto na execução. Esse é um fator que possivelmente os projetistas da linguagem consideram. Um exemplo de um linguagem TOTALMENTE orientada por objetos é a smalltalk. Quem quiser mais referências técnicas sobre o assunto, posso indicar alguns livros.
[]´s
Christopher Sarmento