Orientação a Objetos

Qual a diferença entre atributos essenciais e auxiliares?

Bom nunca vi isso, mas pelos nomes deve ser uma coisa obvia.
Tipo, atributos essenciais, são os necessários para identificação da sua classe, por exemplo uma classe pessoa composta por nome, rg, cpf (toda pessoa tem isso).
Já os auxiliares devem servir para algo que nem todos tenham, por exemplo um atributo chamado filhos, onde você representa “true” se tiver filho e “false” se não tiver, aí sabendo que o cara tem filho, vc tem outro atributo para encontrar os filhos deste no sistema.

Sei lá, eu acho que é isso.

:twisted:
Olá Katinha, vc viu essa terminologia em algum livro ou apostila? Algum professor seu comentou?
Pq como nosso colega respondeu essa classificação não é muito comum, se vc der uma olhada em alguns tópicos aqui no PJ sobre UML, verá que não é muito usada essa classificação.

WS

Bem, meu professor pediu esta questão em um trabalho. Mas nunca vi isso em nenhuma apostila.

Só pra complementar, estude além de Orientação a Objetos UML também, pois ja ouvi falar destes termos mas com UML.

vou ver se consigo um material legal sobre o assunto.

Mas me mande um e-mail, que te enviarei resposta sobre o assunto OK.

Meu e-mail é :

marcos010010@yahoo.com.br 

Abraços e até mais…

Olá,

Das 329 citações de ‘attribute’ que achei na especificação da UML 1.5, nenhuma fala em essenciais ou auxiliares.

Alguns autores citam atributos essencais como opostos aos derivados. Para explicar a diferença, imagine que você tenha a seguitne classe:

class Pessoa{
 private Date dataDeNascimento;
  
 public int idade(){
  return diferencaEmAnos(hoje, dataDeNascimento );
 }
}

No exemplo acima, idade é uma tributo derivado e dataDeNascimento um atributo ‘essencial’. Enquanto idade é calculada no decorrer do processamento, a data de nascimento representa o estado do objeto naquele instante.

Em linguagens totalmente orientadas à obejto, ou que chegam perto disso (não é o caso de Java) não se consegue fazer muita distinção entre um e outro em uma classe cliente. Uma classe que viesse a usar a classe pessoa não deveria ter como saber se a pessoa guarda sua idade como um inteiro ou se a calcula, isso não é relevante.

Atenção porque geralmente os professores se atêm à um livro específico, de preferência mal-traduzido e/ou mal escrito. Arrume este livro e estude por ele para passar, depois compre um bom livro e aprenda :slight_smile:

[]s

:twisted:
Mandou bem pra caramba Mr. Shoes, achei muito legal a sua explicação, realmente alguns professores se atêm ao livro e não se preocupam com o possível erro na tradução; eu fui em uma palestra com tradução simultânea e o palestrante comentou (em inglês sobre HD (Hard Disk)) e a tradutora falou no nosso fone “o disco duro da máq.” foi uma gozação geral…realmente algumas traduções deixam um pouco a desejar qndo o assunto é tecnologia.

Aquele abraço do Tuba.

WS