Ok entao eles nao investem nada… e o orkut segura 4 milhoes de usuarios pindurados com um 486dx66 ok ?
assim vc fica mais feliz
Ok entao eles nao investem nada… e o orkut segura 4 milhoes de usuarios pindurados com um 486dx66 ok ?
assim vc fica mais feliz
Voce acha que os servidores que rodavam o orkut em windows eram coisas precarias/podres ? Licencas etc… etc… ? a coisa toda segurava muitos usuarios…
bem no comeco deveriam ser maquinas precarias… mas conforme foi expandindo eles devem ter investido em licencas/hardware bastante dinheiro…
Fora que até hoje eles peitao o governo brasileiro… isso nao deve sair barato.[/quote]
O grande produto do Larry Page e Sergei Brin, não é o buscador Google, Orkut, GMail,… E sim o GoogleFS, com ele permitiu-se usar servidores XingLing é claro são milhares de servidores XingLing… isso possibilitou uma estrutura barata, o que até hj é um grande diferencial em relação ao seus concorrentes…
Voce acha que os servidores que rodavam o orkut em windows eram coisas precarias/podres ? Licencas etc… etc… ? a coisa toda segurava muitos usuarios…
bem no comeco deveriam ser maquinas precarias… mas conforme foi expandindo eles devem ter investido em licencas/hardware bastante dinheiro…
Fora que até hoje eles peitao o governo brasileiro… isso nao deve sair barato.[/quote]
O grande produto do Larry Page e Sergei Brin, não é o buscador Google, Orkut, GMail,… E sim o GoogleFS, com ele permitiu-se usar servidores XingLing é claro são milhares de servidores XingLing… isso possibilitou uma estrutura barata, o que até hj é um grande diferencial em relação ao seus concorrentes…[/quote]
Antigamente acho que usavao xing ling… mas hj… acho BEM Dificil… manutencao de 15k de computares xing ling deve ser algo simplesmente impossivel… eu aposto como HOJE a estrutura deles deve ser composta de solucoes ou HP , ou IBM… e usando o GoogleFS em cima disso… até mesmo um clusterzao de PlayStation… mas micro xing ling… ae eh forcar a barra…
O grande produto do Larry Page e Sergei Brin, não é o buscador Google, Orkut, GMail,… E sim o GoogleFS, com ele permitiu-se usar servidores XingLing é claro são milhares de servidores XingLing… isso possibilitou uma estrutura barata, o que até hj é um grande diferencial em relação ao seus concorrentes…[/quote]
Antigamente acho que usavao xing ling… mas hj… acho BEM Dificil… manutencao de 15k de computares xing ling deve ser algo simplesmente impossivel… eu aposto como HOJE a estrutura deles deve ser composta de solucoes ou HP , ou IBM… e usando o GoogleFS em cima disso… até mesmo um clusterzao de PlayStation… mas micro xing ling… ae eh forcar a barra…[/quote]
Manutenção? É mais fácil e mais barato colocar mais um servidor xingling no cluster de 15K do que contratar alguem para procurar e dar manutenção num servidor HP, IBM, Sun em um cluster de 5K
Eu sou da tese que usam servidores xingling sim, até porquê se o que tivesse rodando lá fossem máquinas HP ou Dell, por exemplo, esse seria o maior case de hardware do mundo. E qual grande player não queria ter um marketing usando isso? Já pensou “Conhece o Google? Tudo aquilo funciona usando plataforma Dell!”.
sei lah… entao esse googleFS deve ser magico… prq o que deve de dar pau nesses servidores… nao deve estar no papel… memorias , hd etc…etc…
Não é mágico, somente é tolerante a falhas. Os nós que estão falhando ficam lá até alguem tirar do cluster e isso não afeta a resposta do cluster como um todo já que outra máquina foi colocada para substitui-la. Se não fosse uma solução que permitisse baixo TCO, com certeza o Google não conseguiria ser pioneiro em serviços “gratuitos” com alta capacidade de armazenamento.
Pow porque alguém não manda um email pro Orkut (pessoa física rs) e resolve de vez tudo isso? rs
Isso.
heheh
O Orkut foi na minha faculdade e eu faltei no dia!!! Grrr!!!