Orkut no Brasil -&gt Java x .Net

29 respostas
recoma

Do blog da Sandra Carvalho:
http://info.abril.com.br/blog/sandra/20070410_listar.shtml

No Brasil, o Orkut Buyukkokten é celebridade. Nos Estados Unidos, na sede do Google, não se pode dizer que a vida dele anda difícil. Depois de trabalhar 80 horas por semana para colocar o Orkut de pé, ele ganhou uma equipe completa e agora só trabalha… algo entre 40 e 50 horas por semana.

Ontem, aqui na Abril, nós conversamos com o Orkut umas duas horas. Ele contou que criou o site de relacionamentos em .Net ? gosta particularmente de C# pela rapidez de programação ? mas teve de passar para Java por ter a escalabilidade necessária. A passagem de uma tecnologia para a outra durou um ano ? daí as 80 horas por semana.

Orkut não demonstra qualquer rigidez em relação às escolhas tecnológicas. Usa Mac, Firefox, Photoshop, Illustrator, Dreamweaver… Engenheiro de software, ele garante que o Google é uma empresa de tecnologia, não de mídia, apesar de ganhar dinheiro com publicidade. Quem dá o tom no Google, diz ele, são os engenheiros. Bom para ele… e talvez para nós também!

29 Respostas

peerless

Bem interessante.

ramilani12

Mas onde está o java no Orkut?
Digo isso prq as paginas continuam em .aspx

Talvez ele esteja usando Hibernate na parte da persistencia , puro chute …

L

ramilani12:

Não sei que framework está utilizando (se é struts, jsf, velocity, etc), mas a extensão pode ser qualquer uma (por exemplo, ter mantidos as extensões dos arquivos como aspx para não alterar os links das páginas).
O orkut tem travado bem menos, boa propaganda para o java.
[]'s

recoma

Pelo netcraft, o orkut roda em linux…

http://uptime.netcraft.com/up/graph?site=www.orkut.com

leonardom

Com certeza a extensão não quer dizer nada. Com certeza se existiu uma migração para java a extensão não foi alterada para não mudar os links existentes.

1112

Uma única frase me lembrou de duas piadas clássicas do Slashdot:

“Yeah, but does it run Linux?” (alguns usam “Yeah, but does it run on Linux?”)
“…and Netcraft confirms it!”

Sensacional, já até vi o aninhamento das respostas na minha frente.

Pô, mas eles migraram para Java por problemas para escalar a aplicação? Que coisa, não esperava isso. Pior que o número de “bad server, no donut for you” diminuiu mesmo nos últimos tempos.

Só para constar, existe Hibernate para .NET, o NHibernate.

ramilani12

luidhi:
ramilani12:

Não sei que framework está utilizando (se é struts, jsf, velocity, etc), mas a extensão pode ser qualquer uma (por exemplo, ter mantidos as extensões dos arquivos como aspx para não alterar os links das páginas).
[]'s

Essa é minha dúvida , na reportagem ele não especificou o que foi migrado para Java…

ramilani12

Era isso que queria dizer.

1112

ramilani12:
#@®®¡$:

Só para constar, existe Hibernate para .NET, o NHibernate.

Era isso que queria dizer.

Então, mas o NHibernate não representaria uma migração para Java, visto que ele é completamente codificado em .NET .

renatosilva

O que foi migrado para Java? Não foi o Orkut não?

fabiel

Seria bm interessante essa ideia

clodoaldoaleixo

luidhi:
ramilani12:

[]'s

Então o problema de o Orkut travar tanto é porque foi feito em .Net?
Ah ta…e eu aqui pensando que era pelo excesso de usuários online em determinados momentos.
Então tudo que é feito em Java não trava?..poxa

kissdemon

Não foi isso que o colega acima quis dizer (basta querer entender!!).
Ele quiz dizer que, pelo fato do Orkut estar travando menos, e a hipótese de ter migrado para Java, seria uma boa propaganda para o JAVA.
E concordo 100% com o que foi dito!

recoma

clodoaldoaleixo:
luidhi:
ramilani12:

[]'s

Ah ta…e eu aqui pensando que era pelo excesso de usuários online em determinados momentos.

Excesso de usuários == .Net não escala bem

renatosilva

clodoaldoaleixo:
luidhi:
ramilani12:

[]'s

Formidável! Quer dizer que o número de usuários do Orkut diminuiu bastante nos últimos tempos então? :stuck_out_tongue:

chun

clodoaldoaleixo:
luidhi:
ramilani12:

[]'s

Olha… o Google investiu bastante dinheiro no .Net… no caso do orkut… e para ele desistir e usar Java… ALGUM MOTIVO BEM FORTE eles devem ter tido… com certeza o orkut tinha um otimo apoio do Google.

pcalcado

Google investindo muito dinheiro no Orkut? 1o de Abril, né?

chun

Voce acha que os servidores que rodavam o orkut em windows eram coisas precarias/podres ? Licencas etc… etc… ? a coisa toda segurava muitos usuarios…

bem no comeco deveriam ser maquinas precarias… mas conforme foi expandindo eles devem ter investido em licencas/hardware bastante dinheiro…

Fora que até hoje eles peitao o governo brasileiro… isso nao deve sair barato.

pcalcado

Trabalhar em qualquer empresa com mais de um milhão de pageviews unicos por dia vai te dar a certeza de que custo de máquina é extremamente baixo se comparado a qualquer outro.

chun

Ok entao eles nao investem nada… e o orkut segura 4 milhoes de usuarios pindurados com um 486dx66 ok ?

assim vc fica mais feliz :slight_smile:

F

Voce acha que os servidores que rodavam o orkut em windows eram coisas precarias/podres ? Licencas etc… etc… ? a coisa toda segurava muitos usuarios…

bem no comeco deveriam ser maquinas precarias… mas conforme foi expandindo eles devem ter investido em licencas/hardware bastante dinheiro…

O grande produto do Larry Page e Sergei Brin, não é o buscador Google, Orkut, GMail,… E sim o GoogleFS, com ele permitiu-se usar servidores XingLing é claro são milhares de servidores XingLing… isso possibilitou uma estrutura barata, o que até hj é um grande diferencial em relação ao seus concorrentes…

chun

O grande produto do Larry Page e Sergei Brin, não é o buscador Google, Orkut, GMail,… E sim o GoogleFS, com ele permitiu-se usar servidores XingLing é claro são milhares de servidores XingLing… isso possibilitou uma estrutura barata, o que até hj é um grande diferencial em relação ao seus concorrentes…

Antigamente acho que usavao xing ling… mas hj… acho BEM Dificil… manutencao de 15k de computares xing ling deve ser algo simplesmente impossivel… eu aposto como HOJE a estrutura deles deve ser composta de solucoes ou HP , ou IBM… e usando o GoogleFS em cima disso… até mesmo um clusterzao de PlayStation… mas micro xing ling… ae eh forcar a barra…

F

Antigamente acho que usavao xing ling… mas hj… acho BEM Dificil… manutencao de 15k de computares xing ling deve ser algo simplesmente impossivel… eu aposto como HOJE a estrutura deles deve ser composta de solucoes ou HP , ou IBM… e usando o GoogleFS em cima disso… até mesmo um clusterzao de PlayStation… mas micro xing ling… ae eh forcar a barra…

Manutenção? É mais fácil e mais barato colocar mais um servidor xingling no cluster de 15K do que contratar alguem para procurar e dar manutenção num servidor HP, IBM, Sun em um cluster de 5K :slight_smile:

Z

Eu sou da tese que usam servidores xingling sim, até porquê se o que tivesse rodando lá fossem máquinas HP ou Dell, por exemplo, esse seria o maior case de hardware do mundo. E qual grande player não queria ter um marketing usando isso? Já pensou “Conhece o Google? Tudo aquilo funciona usando plataforma Dell!”.

chun

sei lah… entao esse googleFS deve ser magico… prq o que deve de dar pau nesses servidores… nao deve estar no papel… memorias , hd etc…etc…

F

Não é mágico, somente é tolerante a falhas. Os nós que estão falhando ficam lá até alguem tirar do cluster e isso não afeta a resposta do cluster como um todo já que outra máquina foi colocada para substitui-la. Se não fosse uma solução que permitisse baixo TCO, com certeza o Google não conseguiria ser pioneiro em serviços “gratuitos” com alta capacidade de armazenamento.

Luiz_Aguiar

Pow porque alguém não manda um email pro Orkut (pessoa física rs) e resolve de vez tudo isso? rs

Vanessa_Sa

Isso.
heheh
:smiley:

renatosilva

O Orkut foi na minha faculdade e eu faltei no dia!!! Grrr!!!

Criado 10 de abril de 2007
Ultima resposta 12 de abr. de 2007
Respostas 29
Participantes 16