Olá pessoal!
Eu tenho uma base de dados em Firebird, e estou em dúvida se devo ou não usar um ORM para facilitar o andamento e aumentar a produtividade de projeto web aqui da empresa, ao invés de usar uma classe (DAO) com métodos diretos de conexão, de consulta e de execução, fazendo tudo na mão e do zero.
Eu estou querendo usar um ORM: eu sei que o mesmo faz muitas coisas que eu teria que escrever do zero, sei que o mesmo pode até ajudar na escalabilidade da aplicação em relação a algumas consultas e sei que um ORM pode ajudar a diminuir o débito técnico.
A questão é que o meu gerente de projeto não concorda com esse ponto de vista, e simplesmente diz que não vale a pena usar um ORM. Ele diz que vale mais a pena usar uma classe como DAO, com métodos diretos ( por exemplo, um método que conecta, um método que consulta, um método que executa um update ).
Eu tentei entender a situação e o ponto de vista dele, mas não vejo motivos para não usar um ORM em uma linguagem orientada a objeto em um projeto web.
Vocês concordam comigo ou eu não estou conseguindo enxergar alguma desvantagem nesse contexto?
Valew!