Os dados sempre passam pela memória RAM no computador sim ou não ?

No caso de copiar dados de uma pendrive 1 para a pendrive 2, os dados passam da pendrive 1 para a memória ram e depois para a pendrive 2 ?

Ou passa de uma pendrive 1 diretamente para a outra pendrive 2 ?

No caso de copiar de um Hd 1 para um Hd 2 acontece o mesmo ?

Tudo que é lido, precisa ser processado e quando você copia e cola um arquivo ou texto ele é carregado na memória durante o processo de cola, ao copiar um arquivo o que vc tem é somente uma referência do mesmo na memória. Durante o processo de copia de um arquivo ele passa por armazenamento temporário (RAM), processamento (análises que o sistema operacional realiza, Ex:antivirus) e depois de feita a duplicação a memória é esvaziada.

1 curtida

Como o @Villagram disse, tudo que vai ser processado precisa passar pela memória RAM, mesmo que seja um copiar e colar do HD 1 para o HD 2, como seu exemplo. Isso ocorre devido a arquitetura utilizada nos computadores, chamada Arquitetura de Von Neumann, recomendo o estudo e inclusive sobre o Gargalo de Von Neumann.

Basicamente, os dados são armazenados na memória principal e executados no processador. A questão é que HD e outros dispositivos de armazenamento são memórias secundárias, por isso elas são passadas para a memória principal (RAM) antes de serem processadas.

Obrigado pessoal. Dúvida resolvida.