Os salários estão mais baixos em SP(capital)?

Na empresa que eu trabalho a hora do estagiario costuma ser cobrada igual de analista para um cliente…podendo girar em torno de 120 reais… :shock:

E nem analista senior chega na metade desse valor cobrado…

[quote]Karl Marx chama a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro: estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mais-valia[/quote]
Hoje tem mais variações disso que Marx jamais poderia imaginar…

Mas enfim, de um lado o capitalista arrochando salários/valor hora, do outro, o trabalhador aceitando ou por medo, ou por falta de informação.

Em princípio é para funcionar assim, mesmo. O dono está exposto a riscos e instabilidades, mas se a coisa ir bem o seu lucro aumenta. Enquanto o funcionario tem a renda garantida e outros baneficios, mas ganha sempre a mesma merreca.

O problema é que em geral o PJ não tem lá muita estabilidade (nem o CLT esses dias), só ganho pouco mesmo.

Uma coisa que devemos lembrar, já que citaram CLT, que o salário de um PJ é ± 90% a mais que um CLT, que é aproximadamente a economia que o contratante irá ter com você se não assinar sua carteira, fora os riscos, embora a maioria dos contratos PJ possui aviso prévio.

Oi,

R$10,70/hora em relação ao meu salário rsrs :frowning:

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

Tchauzin![/quote]
Não entendi o que vc quis dizer…

Se for pensar assim, até o salário de R$35,00 que o jdeveloper pediu tá ridículo.

Pq um Pleno CLT em SP ganha em média R$5000,00. Mais 90%, vai dar R$9,500. Supondo que o cara trabalhe 22 dias por mês, 8 horas por dia, vão dar um total de 176 horas.

Logo, o cara tem que ganhar por hora aproxidamente R$54,00 pra dar esse valor que você tá falando.

Na minha opinião, foi se o tempo que PJ ganhava +i 90% que CLT como vc disse. É claro que sempre vai ter gente que ganha, mas é difícil.

Eu acho que é por volta de 40 a 50% a mais…

lavh e ciczan, você tem razão (infelizmente). Na verdade esse valor que passei é o valor que deveria ser; mas quem dita na verdade os valores é a necessidade para aquela vaga e principalmente a negociação. Muitas vezes projetos que estão com prazo curto e afins tendem a pagar melhor.

Quem te contrata é obvio que quer ter lucro, e no caso da “quarteirização” a empresa quer ter a maior margem. Se ela cobra do cliente 120/h e te paga 80/h é um bom valor para eles. Mas se você aceitar por 40/h, melhor ainda para eles.

E claro, muito vai da negociação que você faz. É normal você ver pessoas com as mesmas funções e até mesmo mesmas qualificações ganhando valores diferentes. A diferença entre eles foi na hora de falar o valor.

Uma dúvida: Se o mercado de SP paga 70 reais/hora pra consultoria, porque vocês não abrem uma consultoria? Medo do mercado? Falta de conhecimentos em ADM?

Por dezenas de razões. Uma delas é que a empresa que contrata uma consultoria não quer se preocupar com riscos trabalhistas. Outra é que a empresa contratante não tem o expertize para identificar se o recurso é capaz de executar uma determinada tarefa ou não.

Falando genericamente, o skill necessário para se abrir uma consultoria não é o técnico, é o comercial.

Dependendo vai mais que isso. Normalmente é no mínimo o dobro do valor do profissional. Se um profissional ganha 40/h a consultoria cobra no mínimo 80/h (salvo casos), pois ela precisa manter uma estruta: recrutadores, administração, a estrutura física e tudo mais que envolve uma empresa.

Se for pensar assim, até o salário de R$35,00 que o jdeveloper pediu tá ridículo.

Pq um Pleno CLT em SP ganha em média R$5000,00. Mais 90%, vai dar R$9,500. Supondo que o cara trabalhe 22 dias por mês, 8 horas por dia, vão dar um total de 176 horas.

Logo, o cara tem que ganhar por hora aproxidamente R$54,00 pra dar esse valor que você tá falando.

Na minha opinião, foi se o tempo que PJ ganhava +i 90% que CLT como vc disse. É claro que sempre vai ter gente que ganha, mas é difícil.[/quote]

Teve outra coisa que eu esqueci de comentar que foi com relação a CLT.
Falei que esperava algo em torno de 4mil e que não tinha como negociar muito.
Ela achou esse valor muuuito “salgado”.

Isso pra mim seria um valor meio baixo pra um pleno, como clt.

[quote=garcia-jj][quote=luistiagos]filho vc esta reclamando de barriga cheia…
aqui em ctba vc não ganha nem fudendo mais de 22 conto a hra pra pj…
e isto éra nos bons tempos… agora vc não encontra nada pj por mais de 15 pila… :evil: [/quote]

Isso não é verdade, a menos que você esteja falando de programador junior. Em 2003/2004 trabalhei no HSBC e naquele tempo eu já ganhava 25/h como PJ. Eu era Java Pleno na época e possuia graduação incompleta. Não sei como anda o mercado por aí, mas será que mudou tanto?

Atualmente o mercado em POA está nos seus altos e baixos. Há épocas que todas empresas estão contratando, então como falta profissional e as vagas demoram a preencher eles te oferecem mundos e fundo, é uma boa hora para sugar o que você pode. É normal nesses tempos você pedir 35/h um pleno/senior e eles pagarem sem reclamar. As vezes você consegue até mais. Já tem épocas que para você pegar 25/30 é o fim do mundo.

Conversando com um outro amigo os valores de um arquiteto em POA está em 45/50/h PJ. Às vezes você consegue pegar fácil esse valor, mas normalmente eles tentam te enrolar e pagar no máximo 35/h.

Aliás esses valores são para contratos de ~180h por mês. Consultor é outra história e normalmente você pode cobrar o dobro disso.[/quote]

Bons tempos estes não?! pena que acabaram… agora a realidade e outra… e a coisa mudou sim drasticamente… já em tecnologia 6 anos e tempo a beça… principalmente no mercado muita coisa muda… e pra ajudar veio a crise dai sim ferrou geral com o mercado de TI por aqui… bons tempos aquele que um senior ganhava 6k brincando… e uma pena que estes tempos acabaram…

[quote=peerless][quote=luistiagos]filho vc esta reclamando de barriga cheia…
aqui em ctba vc não ganha nem fudendo mais de 22 conto a hra pra pj…
e isto éra nos bons tempos… agora vc não encontra nada pj por mais de 15 pila… :evil: [/quote]

estranho, amigo meu que nem é formado ainda, primeiro emprego dele, já ganha 25 reais a hora…

[]s[/quote]

Sorte e QI existem… principalmente o segundo…

realmente a cada dia que leio posts deste genero fico com vontade de me mandar pra SP… pelo jeito quem trampa com TI ai deve andar de Audi…

++

comparado ao que vejo no mercado aqui em Salvador, os valores são uma vergonha

Pois é Luan, Eu moro na Bahia - Feira de Santana.

Nossa cara aqui é o mesmo salário de vendedor e recepcionista de balcão.

Tinha um programador na empresa que eu trabalhava que ganhava 300 Reais por mês vey

é um absurdo, eu preferí sair da empresa.

O Chefão lá que manjaa tudo.

Ganha 1.200 mensalmente

É foda, vô pra SP! :smiley:

[quote=lina]Oi,

Tchauzin![/quote]

como assim?

Olá, você só fez entrevista nesta empresa? Dê uma olhada em outras, abra o leque de oportunidades. Não desanime logo de cara com o primeiro não.
Há um post um de uns meses atras onde discutimos este assunto, dê uma pesquisada. Mas parabéns pela sua atitudade de ter se mantido profissional com ela mesmo ela não sendo com você. Corra atrás que logo logo você estará satisfeito com sua escolha.

Cara, acho q vc não teve muita sorte nas suas oportunidades… até o meio do ano eu estava ganhando relativamente bem, 15/h CLT em uma empresa q entrei como estagiário (sem qualquer experiência) e acabei sendo contratado.
Um pouco antes de sair da empresa recebi uma proposta da GLT para 28/h PJ, mas não aceitei por alguns motivos pessoais.
Hoje estou trabalhando como Jr ganhando 20/h CLT, e fui contratado por processo de seleção normal, sem qualquer QI…
Ah sim, trabalho em Curitiba tb :smiley: