Os salários estão mais baixos em SP(capital)?

Essa semana fiz uma entrevista em SP(capital) em uma consultoria com foco no mercado financeiro. A vaga era pra trabalhar num banco francês.
O perfil pretendido era um profissional Java com Oracle, entre Jr e Pleno. O inglês tinha que ser no mínimo avançado, porque teria contato diário com americanos. Não vou citar o nome da empresa porque acho que não seria ético.

Eu tinha a experiência no que eles queriam. Já trabalho há pouco mais de 4 anos com isso. Tenho SCJP e SCWCD. E já trabalhei para um cliente por 2 anos que é um grande banco que fica em Londres. Posso dizer que o meu inglês dá pra se virar bem. Tinha contato diário com chines, indiano, britanico, americano, etc.
Só um complemento, eu trabalho em Campinas.

Daí chegou na parte problemática: salário!
O diálogo foi mais ou menos assim:

-Qual sua pretensão mínima para PJ?
-35/h(geralmente eu peço entre 38 e 40)
-Esse valor está bem alto. O cliente nós paga menos que isso. Esse valor é negociável?
-Infelizmente não.(Quando ela disse que o cliente paga menos de 35 eu tive que me controlar pra não dar risada e não falar que ela tava mentindo descaradamente…hehe)
-Nossa, você é bem carinho pra quem vem do interior. Nós pagamos bem menos que isso.
-A vaga não é pro interior, é pra SP(capital), o salário tem que ser compatível, não acha?
-Não concordo. A gente paga pouco mais que isso para um profissional senior.

Enfim, falou que meu valor era salgado demais e não via nenhum motivo pra isso. Afinal tinha bastante candidato com perfil parecido que tava pedindo bem menos.

Apesar de achar que ela foi bem grossa, como eu sou uma pessoa educada, mesmo tendo ficado irritado com a situação, continuei tratando-a com educação. :slight_smile:

Dái eu fiquei com algumas dúvidas:

1- Pelo que ela me deu a entender, o pessoal com nivel quase pleno e inglês avançado está pedindo por volta de 30, talvez um pouco menos. É isso mesmo? Se for eu acho lamentável. A gente tem que se valorizar mais.

2- 35/h, pra pleno, em SP capital me parece um valor baixo. Tenho amigo que ganha isso com 1 ano de experiência e sem falar inglês.
É isso mesmo que estão pagando pra pleno?

Fiquei meio preocupado.

Talvez pro pessoal fora de SP esse valor pareça alto.

Enfim, só queria compartilhar uma situação e tentar saber como é que está o mercado atualmente e se os salários estão realmente baixos desse jeito.

[]s

Tao te enrolando nessa consultoria hehehe

35 é um bom valor aqui pra SP, um pouco menos ou um pouco mais tb vc acha pra esse nível…

Falar que o cliente paga 35/h pra consultoria é brincadeira hehehe

35 / h

Muito massa esse salário viu? :stuck_out_tongue:

Aqui na melhor empresa de software da cidade

500 ~ 700 Reais mensalmente, 8 Horas por dia de trabalho. E ainda as vezes tem sábado

[quote=gregowbr]35 / h

Muito massa esse salário viu? :stuck_out_tongue:

Aqui na melhor empresa de software da cidade

500 ~ 700 Reais mensalmente, 8 Horas por dia de trabalho. E ainda as vezes tem sábado[/quote]

:shock: :shock:

Esse salário aqui em SP é pra recepcionista, nem isso…

Exploram d+ ai hein? Que cidade é?

filho vc esta reclamando de barriga cheia…
aqui em ctba vc não ganha nem fudendo mais de 22 conto a hra pra pj…
e isto éra nos bons tempos… agora vc não encontra nada pj por mais de 15 pila… :evil:

Eu estou mas ou menos nesse nivel que vc esta sitando, com uma diferença, não tenho esse nivel no English, estou estudando inglês a 8 meses apenas. E hoje é meu ultimo dia aqui na empresa em que trabalho a um ano. Ola a duas semanas atrás me cadastrei em algumas vagas no apinfo, informando a pretenção salarial de 35/hs. Com isso quase todas vagas em que me cadastrei, as empresas me convocarão pra entrevista, e nenhuma reclamou do valor, em consequência disso, acabei fechando com uma no valor de 38/hs. Vou iniciar na quinta feira.

luistiagos, onde fica essa ctba? isso é uma empresa?

CTBA = Curitiba-PR

Acredito que ele esteja falando sobre curitiba.

E ta barato o salario ai mesmo?

Muito baixo os salarios ai cara.

[quote=luistiagos]filho vc esta reclamando de barriga cheia…
e isto éra nos bons tempos… agora vc não encontra nada pj por mais de 15 pila… :evil: [/quote]

Isso não é verdade, a menos que você esteja falando de programador junior. Em 2003/2004 trabalhei no HSBC e naquele tempo eu já ganhava 25/h como PJ. Eu era Java Pleno na época e possuia graduação incompleta. Não sei como anda o mercado por aí, mas será que mudou tanto?

Atualmente o mercado em POA está nos seus altos e baixos. Há épocas que todas empresas estão contratando, então como falta profissional e as vagas demoram a preencher eles te oferecem mundos e fundo, é uma boa hora para sugar o que você pode. É normal nesses tempos você pedir 35/h um pleno/senior e eles pagarem sem reclamar. As vezes você consegue até mais. Já tem épocas que para você pegar 25/30 é o fim do mundo.

Conversando com um outro amigo os valores de um arquiteto em POA está em 45/50/h PJ. Às vezes você consegue pegar fácil esse valor, mas normalmente eles tentam te enrolar e pagar no máximo 35/h.

Aliás esses valores são para contratos de ~180h por mês. Consultor é outra história e normalmente você pode cobrar o dobro disso.

e isto éra nos bons tempos… agora vc não encontra nada pj por mais de 15 pila… :evil: [/quote]

Por isso que eu disse que o pessoal fora de SP talvez achasse o valor bom.
Mas pra SP a realidade sempre foi outra. Só se as coisas mudaram por aqui também.

Eu ainda acho pouco 35/hora pra um profissional pleno com Ingles para SP. Acho que uns 38/hora estaria bom.

Agora quanto a consultorias… eles jogam o valor que querem porque sabem que uma hora vai aparecer um “trouxa” que vai aceitar.

Conheço duas pessoas que trabalham em SP. Uma ganha +/- 23/hora e a outra ganha 29/hora. Por esse valor eu nao iria para SP (obs: trabalho em Campinas) a não ser que estivesse desesperado e sem emprego por um bom tempo.

Temos que nos valorizar mais com certeza pq daqui a pouco mais e mais pessoas vao aceitar salarios cada vez mais baixos!!!

Agora a realidade em cidades que não sao “polos de tecnologia” é bem diferente. Na minha cidade natal o maximo que eu conseguiria era uns R$1200 CLT (na melhor empresa da cidade) para trabalhar com desenvolvimento. Em Curitiba pelo jeito o mercado tambem não é bom para esse ramo.

Isso provavelmente é conversinha fiada de gerente pra tentar fazer voce aceitar o quanto eles querem. Se o entrevistador mostrou irritacao isso fica obvio, ele quer os seus servicos mas nao quer pagar por eles. E se fosse ta facil assim encontrar profissionais com seu perfil, ele nao teria se irritado, simplesmente chamaria o proximo.

Nos nao podemos cair nesse conto furado das consultorias. Eles vivem chorando que nao tem profissional, mas nao querem pagar por bons profissionais. Eu saio da empresa em que estou sem problemas pra preencher essas vagas todas fantasticas que estao ai dando sopa é só pagar pra isso. Se nao quer pagar, pega um sobrinho aí e boa sorte.

Cara, você nem ficou curioso para saber quanto ela podia te oferecer ?
Aki em BH é dificil ver programadores ganhando mais de 4k CLT, geralmente os que ganham isso são programadores que trabalham diretamente com produção e que conhecem muito mais do regra da empresa do que de java e que ja estão a um bom tempo na empresa.

estranho, amigo meu que nem é formado ainda, primeiro emprego dele, já ganha 25 reais a hora…

[]s

Esse negocio de ser formado é engraçado. Lembro do meu estagio. Fui fazer a entrevista, fiz diversos testes (6 testes), e depois fui fazer entrevista com o coordenador da area.

Conversarmos um bom tempo, e falei para ele que fazia faculdade de Analise de Sistemas, so que ele tinha visto no meu curriculo a minha primeira faculdade, que na verdade era um curso de tecnologo em WebDesign (que ja tinha cursado). Ou seja, no meu CV estava assim:

• Tecnologo em WebDesign
  • Analise de Sistemas (Cursando)

Depois de 2 meses trabalhando na empresa, uma vez tive que sair mais cedo por causa da faculdade, ele me vira e pergunta:

• Você faz Faculdade ?
  • Sim
  • Do que mesmo ?
  • Analise de Sistemas
  • Hummm

Depois de alguns anos nesta empresa, eu tive curiosidade e perguntei para ele:

• Cara, lembra quando você me contratou, que você tinha esquecido que eu estava fazendo Faculdade ?
  • Sim, lembro.
  • Naquela epoca, lembro que era um dos requisitos da Vaga, estar cursando curso Superior.
  • Sim, era um das requisitos.
  • Mas lembro que depois de 2 meses você nem lembrava que eu estava fazendo faculdade, afinal, por que você me contratou ?
  • Por que de todos os candidatos, você foi o melhor que foi no teste de programação.

Conclusão: Ele queria saber se eu estava apto a fazer o trabalho, independente da minha formação ou aonde eu estava estudando.

Obs: Não era empresa pequena.

[quote=leosouzabh]Cara, você nem ficou curioso para saber quanto ela podia te oferecer ?
Aki em BH é dificil ver programadores ganhando mais de 4k CLT, geralmente os que ganham isso são programadores que trabalham diretamente com produção e que conhecem muito mais do regra da empresa do que de java e que ja estão a um bom tempo na empresa.[/quote]

Ela não quis dizer quanto pagaria.
Mas disse que era bem menos que 35…
Então dá pra supor que deve ser uns 30.

Na vdd ela queria alguém pleno mas queria pagar como jr. O que seria um valor muito bom pra jr.

Os salários realmente estão baixos, de um modo geral.

Entretanto, façam uma análise macro-econômica: o país está bombando, no próximo ano muitas empresas esperam vir para cá, então, se uma consultoria FDP quer pagar menos de R$ 40/hora para um desenvolvedor Java, não aceitem.

Obviamente que não vou citar a consultoria, mas já cobraram do cliente R$ 57/hora pela minha alocação, esses valores podem chegar até R$ 200/hora tranquilamente.

É bom saber que há um ganho sobre alocação muito grande, não tenham medo de pedir um valor compatível com o esforço que fazem para se qualificar.

felipeguerra, isso é verdade. Por volta de 2001 trabalhei em uma empresa que a média de salários do pessoal era 20/h. Porém a empresa que alocava o pessoal cobrava aproximadamente 70/h. Ou seja, um lucro bem bom. Detalhe que nesse rolo todo tinha gente que ganhava 15/h, e era cobrado do cliente os mesmos 70/h.