Essa semana fiz uma entrevista em SP(capital) em uma consultoria com foco no mercado financeiro. A vaga era pra trabalhar num banco francês.
O perfil pretendido era um profissional Java com Oracle, entre Jr e Pleno. O inglês tinha que ser no mínimo avançado, porque teria contato diário com americanos. Não vou citar o nome da empresa porque acho que não seria ético.
Eu tinha a experiência no que eles queriam. Já trabalho há pouco mais de 4 anos com isso. Tenho SCJP e SCWCD. E já trabalhei para um cliente por 2 anos que é um grande banco que fica em Londres. Posso dizer que o meu inglês dá pra se virar bem. Tinha contato diário com chines, indiano, britanico, americano, etc.
Só um complemento, eu trabalho em Campinas.
Daí chegou na parte problemática: salário!
O diálogo foi mais ou menos assim:
-Qual sua pretensão mínima para PJ?
-35/h(geralmente eu peço entre 38 e 40)
-Esse valor está bem alto. O cliente nós paga menos que isso. Esse valor é negociável?
-Infelizmente não.(Quando ela disse que o cliente paga menos de 35 eu tive que me controlar pra não dar risada e não falar que ela tava mentindo descaradamente…hehe)
-Nossa, você é bem carinho pra quem vem do interior. Nós pagamos bem menos que isso.
-A vaga não é pro interior, é pra SP(capital), o salário tem que ser compatível, não acha?
-Não concordo. A gente paga pouco mais que isso para um profissional senior.
Enfim, falou que meu valor era salgado demais e não via nenhum motivo pra isso. Afinal tinha bastante candidato com perfil parecido que tava pedindo bem menos.
Apesar de achar que ela foi bem grossa, como eu sou uma pessoa educada, mesmo tendo ficado irritado com a situação, continuei tratando-a com educação.
Dái eu fiquei com algumas dúvidas:
1- Pelo que ela me deu a entender, o pessoal com nivel quase pleno e inglês avançado está pedindo por volta de 30, talvez um pouco menos. É isso mesmo? Se for eu acho lamentável. A gente tem que se valorizar mais.
2- 35/h, pra pleno, em SP capital me parece um valor baixo. Tenho amigo que ganha isso com 1 ano de experiência e sem falar inglês.
É isso mesmo que estão pagando pra pleno?
Fiquei meio preocupado.
Talvez pro pessoal fora de SP esse valor pareça alto.
Enfim, só queria compartilhar uma situação e tentar saber como é que está o mercado atualmente e se os salários estão realmente baixos desse jeito.
[]s