[OT]-Reaproveitar código HTML

Bom pessoal, não é bem uma dúvida de Java, mas acho que alguem aqui pode me ajudar

estou montando uma página e do lado esquerdo tem o meu MENU, que eu criei um uma tabela separada. Esse menu vai aparecer em todos os meus arquivos HTMLs.

Meu Objetivo era apenas criar essa table uma vez (ja esta criada) e dentro dos Htmls fazem referencia para essa table pra ela aparecer no HTML, caso eu precise adicionar ou tirar opções do MENU, eu tiro apenas na table do meu e ele ja atualiza em todos os HTMLs.

em PHP eu sei que da pra usar o include(), mas meu objetivo nao é nem fazer em PHP, JSP ou coisa do tipo, pois quero ficar livre de códigos que o servidor precisa de plugin pra rodar, ou seja, se for apenas em HTML eu posso rodar em qualquer servidor. Pois hoje eu posso fazer em JSP e amanha mudar para um servidor que nao suporta JSP.

O intuito dessa página é apenas para mostrar conteúdo e não um sistema de e-commerce e etc.

Alguem tem alguma idéia de como eu posso fazer isso? ou nao tem jeito?

obrigado

Usa Iframe pra por o seu menu

eu não sei o que é esse tal de iframe

teria alguma documentação sobre o assunto??

obrigado Luiz

Sobre a tag iFrame

O iFrame é uma tag que criará um frame dentro da página HTML, em vez de “dividir” a página em duas ou mais partes, exibindo outra página em cada uma dessas frações. O iFrame é muito utilizado para exibir um conteúdo específico dentro de uma página como um texto, um arquivo multimídia ou até mesmo um jogo em Flash, além de ser usado também como menu de navegação em algumas experiências.

Os elementos de um iFrame

Dentro de uma tag de iFrame, você pode encontrar os seguintes atributos:

frame name – este atributo definirá o nome do frame utilizado, importante para direcionar links de fora do iFrame para mudar a página que será exibida dentro dele;
src – é o atributo que define a página que será exibida dentro do iFrame;
width e height – definem, respectivamente, a largura e a altura do iFrame em pixels;
scrolling – Através deste atributo você pode definir se o iFrame possuirá barra de rolamento inserindo os comandos “yes”, “no” ou “auto”;
frameborder – Este atributo define se o iFrame apresentará borda em seu contorno ou não, utilizando apenas os valores “0” (para um iFrame sem borda) ou “1” (para um iFrame com borda)
align – este atributo define a disposição horizontal do iFrame dentro do documento HTML, atendendo pelos valores “left”, “right” ou “center”.
Aplicando um iFrame

O formato de uma tag de iFrame, a ser inserida entre as tags e se assemelha ao exemplo abaixo:

[code]

[/code]

Vamos colocar o exemplo em prática criando um iFrame de nome “iframe” a ser situado ao lado esquerdo do browser, com 150 pixels de largura por 200 de altura. Esse quadro exibirá o arquivo “iframe.html”, não possuirá borda em seu contorno e a barra de rolamento só aparecerá se necessário. Seguindo esses parâmetros, a tag do iFrame sairá desse jeito:

<IFRAME align="left" frame name="iframe" src="iframe.html" width="150" height="200" scrolling="auto" frameborder="0"> </IFRAME> 

Inserir um link na página HTML para mudar o documento a ser exibido dentro do iFrame quando clicado não muda nenhum procedimento, basta inserir o elemento “target”, seguido do nome do iFrame em questão. Seguindo nosso exemplo, para exibir o documento “iframe2.html”, a tag sairá desse jeito:

<a href=" iframe2.html" target="iframe">link</a> 

soh uma nota
o Netscape nao se dah muito bem com iframe, mas como ninguem mais usa Netscape mesmo… nao acho q seja problema

[quote=“João Costa”]soh uma nota
o Netscape nao se dah muito bem com iframe, mas como ninguem mais usa Netscape mesmo… nao acho q seja problema[/quote]

Ninguém??? Você tem certeza? Eu só uso o Netscape! Dá um banho no IE da Microsft, que aliás é completamente sem graça, sem inovações há mais de três anos…

Cara, reveja seus conceitos sobre navegador… use o safari pra mac, o mozilla, o Netscape…

Gustavo Guilherme BacK

Eu também era uma ávida defensora do Netscape… até que resolveram parar de fabricar browsers :cry:
Agora uso Firebird.
Mas olhando as estatísticas de acesso dos meus sites eu vejo que mais de 80% das pessoas usam IE.
Porém acredito em uma certa reversão do processo, à medida que mais pessoas vão migrando para o Linux.

[quote=“Bani”]Eu também era uma ávida defensora do Netscape… até que resolveram parar de fabricar browsers :cry:
Agora uso Firebird.
[/quote]

quais as vantagens do firebird sobre o mozilla “tradicional”?

[quote=“marciolx”][quote=“Bani”]Eu também era uma ávida defensora do Netscape… até que resolveram parar de fabricar browsers :cry:
Agora uso Firebird.
[/quote]

quais as vantagens do firebird sobre o mozilla “tradicional”?[/quote]

Ele vem mais “limpo” Sem clients de email, irc e talz

Eu uso também em casa, e nossa, muuuuuito loko!!
Quebra o IE de longe

Mais leve, mais fácil de achar e alterar as coisas na configuração, com um theme padrão mais bonitinho, mais customizável…

Legal, eu uso o mozilla, vou tentar o firebird na minha próxima atualização.
A propósito, só esse negócio de “tabbed browsing” já é matador e deixa o IE no chinelo. Quando é que a maioria das pessoas vai começar enxergar a verdade por tras da M$trix?

Legal, eu uso o mozilla, vou tentar o firebird na minha próxima atualização.
A propósito, só esse negócio de “tabbed browsing” já é matador e deixa o IE no chinelo. Quando é que a maioria das pessoas vai começar enxergar a verdade por tras da M$trix?[/quote]

desculpem a ignorancia mas o que é “tabbed browsing” ?

Spiff

Are you on ?

Qdo vc clica num link com o botão do meio do mouse, a página é aberta numa outra tab, e não em outra janela. Fica MUITO mais fácil de navegar, e seu desktop fica bem menos poluído! :wink:

[]'s

[quote=“caiofilipini”]Qdo vc clica num link com o botão do meio do mouse, a página é aberta numa outra tab, e não em outra janela. Fica MUITO mais fácil de navegar, e seu desktop fica bem menos poluído! :wink:

[]'s[/quote]

Esse recurso eu não conhecia Caio. Agora estou bem interessado em usar este navegador… as tabs já existem no netscape (que eu uso atualmente) mas toda a vez que abre uma nova html lá vem uma janela nova…

Gustavo Guilherme BacK

Além do “tabbed browsing” tem muito mais recursos de configuração (“preferências”) do que o IE, e sempre que você enjoar da cara dele é só mudar o tema, o que não existe no IE (ainda bem, senão seriam outra fonte infinita de bugs e falhas de segurança). Fale do mozilla pra todas as pessoas que você conhece, evangelize!

Outra coisa legal também que ele barra os pop-up´s a não ser que você libere para um site específico. E dá pra baixar um monte de addon que tem disponível… tudo bem que até agora eu não achei nenhum útil ( não procurei ) Mas se alguém usar algum e for legal por favor diga o nome dele.

[]´s

Estou ficando empolgado, vou instalar hoje e dar uma fuçada na net… se achar algo interessante eu aviso, e também se ele for tão bom vou fazer a cabeça do Administrador de Rede da empresa para realizarmos uma pequena modificação na instalação básica das novas máquinas… o pessoal daqui, apesar de 90% não trabalhar diretamente com info, adora uma novidade que funcione bem…

Gustavo Guilherme BacK

O mozilla vem com algum algum leitor de mails???

Alguém conhece algum open-source que seja bom?!

Gustavo Guilherme BacK

[quote=“back”]O mozilla vem com algum algum leitor de mails???

Alguém conhece algum open-source que seja bom?!

Gustavo Guilherme BacK[/quote]

sim, e você pode instalá-lo à parte se quiser, chama-se Mozilla Thunderbird

Só para esclarecer um pouco melhor:
O grupo Mozilla desenvolve um monte de browsers diferentes.

Tem o que chama Mozilla, que surgiu quando a Netscape resolveu começar a desenvolver o seu browser paralelamente em um projeto open-source. Internamente o projeto chama Sea Monkey, e eles têm que manter a idéia geral do Netscape Communicator, pois ela usava o código em seus releases. Este é o mais antigo e “estável”, e tem cliente de e-mail e outras funcionalidades do communicator.

Tem o Firebird, que é o que eu uso atualmente, que estou achando muito bom pelas características já citadas anteriormente. Não possui cliente de e-mail interno (uma das razões dele ser bem mais leve) e esta parte é naturalmente complementada pelo Thunderbird (que também uso aqui e acho muito bom).

Além deles, tem o Camino para MacOS (nunca testei) e o Epiphany para Linux (em particular para Gnome), que é um projeto similar ao do Galeon, utilizando a engine do Mozilla mas fazendo uma interface mais leve e simples. O Epiphany não é oficialmente da Mozilla mas é um projeto hospedado lá.