Otimizar a memória consumida

Olá,
Estamos implementando um protótipo de testes com JBoss + JavaMediaFramework + Swing + SWT + JMS + Hibernate + Postgres + JavaComm (via porta serial) + hardware específico.
A idéia é termos um sistema para automatização de acesso, onde um operador pode, remotamente, abrir uma porta. Para isso ele usa uma aplicação swing (ou swt) java que ouve mensagens JMS de uma segunda máquina. Caso uma pessoa seja detectada próxima a porta, uma mensagem JMS é propagada para os operadores e estes ficam aptos a visualizar um stream de vídeo (rtp) com quem está na porta. Se o operador se “agradar da cara do camarada”, ele abre a porta através da sua aplicação swing, via uma mensagem jms de resposta. Nesse caso um log com o screenshot da pessoa na porta e o operador que a abriu é salvo no banco… Bem, tudo isso está funcionando legal.
O problema é que a aplicação swing que o operador usa ocupa nada menos que 18mb, mesmo rodando no tray icon do sistema. Já tentei fazer uma versão swt e fechar todos os possíveis canais abertos (stream de vídeo, EJBs desnecessários no momento, etc.), porém nada adiantou.
Agora estou em vias de implementar um cliente em Delphi ou Python (agrh!!!) para rodar no tray icon e aguardar uma mensagem de aviso (via TCP) de pessoa na porta para, então, invocar a aplicação swing cliente java…
Porém, isso é mais uma gambiarra do que uma solução :frowning:

Alguém tem uma dica para eu melhorar a performance do meu cliente swing (ou swt) ?

Fico no aguardo.

Olá

Adoro JMS. Mas não consegui perceber a necessidade do seu uso nesta aplicação. Mesmo que precise de mensagens assíncronas isto pode ser obtido com um servidorzinho mínimo apenas com uma thread escutando uma porta qualquer. Quando a mensagem chegar este servidorzinho mostra a imagem usando qq coisa que nem precisa ser Java.

Bem, tirando JMS então sai também o JBoss, certo? Deve ser assim, porque vc está usando o hibernate. Só aí já foram embora alguns giga bytes.

Depois de ver a imagem a porta pode ser aberta ou não com uma simples telinha do tipo JOptionPane com botões do tipo “Manda entrar” “Nega Entrada” “Pede mais informações” “Ejeta o cara”.

Desculpe se estou botando a casa abaixo, mas foi você que provocou.

[]s
Luca

Gostei da sua opinião, porém, não era isso.
Esse projeto é justamente para testar a usabilidade das tecnologias. Qq pessoa em são consciência não vai colocar tudo isso num projeto tão pequeno quanto esse (…)
Mas é justamente nesse projeto que queremos ver o comportamento real de como as coisas funcionam.
Estamos pra começar um outro “mega” projeto que, com certeza vai ter que usar os recursos listados e aí, se o consumo de memória querer manter esse nível, bem, aí não sei… :?