Padrão de acesso a dados usando o JSP

Olá… será que alguém poderia me apontar qual é a maneira “padrão” de se fazer o acesso a dados no java?
Tipo, imaginando uma consulta simples, imaginei a seguinte situação:
1- Usuário acessa uma página consulta.jsp
2- O action do consulta encaminha para uma resposta.jsp
3- No resposta.jsp temos o esboço da interface, a página dá request nos parâmatros e passa para um servlet que acessa o banco de dados (ou utilizam um bean? aki eu já não sei…to tentando achar uma maneira de ligar tudo isso de modo que fique na “best practice”, ou melhor acessar o banco de dados direto pela página jsp mesmo? o.O )…
4- Bom…supondo que vá para a servlet, o servlet recupera um result set e…
(agora não sei denovo…rsrs… já imprime no html direto do servlet? )

Agradeço quem puder me indicar uma maneira, porque sou novo no assunto, e ainda não sei qual a melhor maneira de mesclar servlet, com beans com jsp normal…

Obrigado… :slight_smile:

Baixe essa apostila, vale a pena!

meu, segue o MVC model 2…

Ao retirar do banco utilize um bean e o repasse ao JSP. Acho q [e o mais facil…

OBS: NUNCA acesse direto um banco via JSP. falow?

Para retornar o resultado do DAO, não retorne um result set, e sim um collection. Isso ajudar na performance !

Abraço.

Hummmm…vlw galera … =]

Melhor por Bean então… é que é tanta tecnologia misturada que dá mó confusão na hora de escolher a adequada…rsrs

A apostila é muito boa também… Sem dúvida um achado!

Muito obrigado =D

Lendo a apostila já tera um conhecimento, procure algum framework MVC e ganhe produtividade!

La vai um exemplinho para você, espero que ajude.

Primeiro criando a primeira JSP onde irá chamar o Servlet.

<html>
<head>
</head>
<body>
	<a >Chamar o Servet</a>
&lt;/body&gt;
&lt;/html&gt;

Agora o código da Servlet

[code]
package br.com.guj.servlets;

import java.io.IOException;
import java.util.List;

import javax.servlet.RequestDispatcher;
import javax.servlet.ServletException;