Oi pessoal,
[color=black] [/color]
Eu e meus colegas estamos criando um framework utilitário e com foco específico, voltado para os brasileiros (nós). Na verdade, para usuários de língua portuguesa.
Bom, pensando em padrões de codificação e padrões em geral, queria saber a opinião de todos sobre a codificação ser em ?português rico? (acentuação, cedilhas, etc.). Lógico que padrões Java serão sempre mantidos como ?gets? e ?sets?. Mas nesse caso teríamos ?getInscrição()?, por exemplo, ao contrário de ?getInscricao()?. E padrões de projeto e outros seriam preservados pelo padrão (Inglês).
Poucos sabem, e os que sabem, poucos usam, mas, tanto na compilação como no javadoc pode-se informar qual o tipo de codificação do arquivo está sendo usado (UTF-8, ASCII, ISO-xyz, etc.). E dependendo de qual vc utilize, a representação será fiel e sem problemas. Isso melhora bastante a portabilidade e legibilidade do código (robustez da legibilidade).
Quer dizer, mais ou menos. Tivemos uma experiência com algumas ferramentas que fazem análise de código fonte, mostrando que tais ferramentas desconsideram a LOCALIZAÇÃO da língua; e também, não executaram sua função corretamente.
Então, resumindo, queria fazer algumas perguntas:
1- Seria bom ter uma biblioteca (voltada para a língua portuguesa) utilizando caracteres especiais de nossa língua?
2- O não reconhecimento de nossos caracteres por parte de ferramentas(IDEs, Framwoks, etc.) é falha nossa ou delas, não fornecendo a opções como: Idiomas, Codificação, entre outros?
3- Devemos evitar o processo de LOCALIZAÇÃO desperdiçando esse recurso do Java e diminuindo a legibilidade do código para nós?
4- Ou ainda, um código localizado com nossos caracteres especiais simplesmente não é uma boa idéia por que não é mais legível (esquecendo a pergunta 1)?
[color=darkblue] [/color]