Fala, pessoal!
Tô desenvolvendo um sistema, inicialmente, uma aplicação desktop monousuário, e na camada de acesso à dados, decidi utilizar a seguinte idéia para implementação:
-
um singleton DBManager, que me fornece a conexão com o BD e os PreparedStatement que necessito;
-
uma interface DBAdapter, que fornece a assinatura dos métodos para que meus objetos efetuem as operações listadas acima. Estes métodos recebem um parâmetro PreparedStatement, que executa a ação no BD;
-
minhas classes implementam DBManager para que elas saibam por si mesmas se gravar, lerem, etc;
Até aqui, eu acho que está tudo. Porém, estou pensando, para fins de reutilização, criar na interface DBAdapter, uma matriz de String’s, que conterá os nomes das tabelas que cada objeto necessita, bem como a assiantura dos métodos getter e setter para esta propriedade!
Pergunto: isso é viável ou estou complicando demais algo que deveria ser simples por natureza?
Detalhe: apesar de eu saber que existem padrões prontos para isso, como é um projeto novo e também é uma novidade atuar desta maneira pra mim, quero primeiramente entender a aplicação e construção dos conceitos, para depois partir para a utilização de frameworks!
Qualquer ajuda é muito bem vinda!
Givaldo Junior