Padrão de projeto e frameworks são a mesma coisa?

8 respostas
gRoOve

Estive procurando informações sobre estes dois assuntos e em alguns lugares, falaram que são a mesma coisa…alguém poderia dar uma ajuda? Indicar algo pra ler?
Eu sei que padrão de projeto é um modelo que alguém um dia utilizou pra resolver um problema e disponibilizou para todos, mas nunca usei isso…acho que por isso que ta dificil entender a diferença entre estes dois temas "/
E framework, o que seria? Um conjunto de classes que te dá um caminho e vc tem que seguir somente ele?

8 Respostas

joeroots

Padrões de Projeto = Conjunto de técnicas utilizadas no desenvolvimento de software para alcançar um determinado objetivo
ex: varias classes que tem um comportamento muito parecido e para identifica-los vc usa um monte de if’s…isso poderia ser facilmente ser substituido por um Padrão de projeto.

Framework = biblioteca(s) que te ajudam a fazer determinadas tarefas de forma mais rápida e as vezes prática.
ex: ler/escreve xml, criar gráficos, utilizar data e hora.

Resumindo: Padrões de projeto -> para você (teoricamente) fazer um código melhor…
Framework -> te ajuda a fazer tarefas de forma mais facil e rapido (automatizador de processos)

otaviojava

Sobre um bom livro de padrão de projeto dá uma olhada no link: http://www.americanas.com.br/produto/177684/livros/informatica/informatica/livro--padroes-de-projeto

wiltonor

Concordo com a indicação do Japa da Bíblia dos padrões Gof e outro livro muito bom pois os exemplos são baseados em JAVA é o Use a Cabeça Padrões de Projetos. Pois o livro do Gof é baseado em SmallTalk

otaviojava

Use a cabeça padrão de projetos parece ser muito bom pretendo compra-lo.

Thishinoda

gRoOve , é isso que o joeroots falou.
Os padrões de projeto são usados para que o código da aplicação se torne mais legível e mais limpo, sem gambiarras. Mas cuidado! Não saia aplicando padrões no seu código a torto e a direito, cada padrão deve ser aplicado para uma determinada finalidade. Há casos que um padrão deve ser aplicado e há casos que não.
Nesse link tem uns materiais resumidos sobre padrões, mas bem interessantes.

E os frameworks são ferramentas ou bibliotecas que facilitam a vida do programador, o objetivo é fazer com que o desenvolvimento seja mais prático e rápido.

gRoOve

Entendi, na verdade o nome diz tudo: padrão de projeto, é uma forma de resolver uma situação utilizando código padrão afim de tornar mais claro para todos.

Estou lendo o Use a cabeça: java e estou gostando(fora os erros de tradução "/) depois que terminar será que estou apto a aprender algo sobre padrões de projeto? Se não, qual assunto indicariam?

Obrigado pelas dicas galera :slight_smile:

esmiralha

Padrão = solução reutilizável para problemas recorrentes.
Padrão de Projeto = padrão que se aplica a problemas em nível de design/projeto OO.
Framework = conjunto de padrões combinados para prover uma estrutura genérica, que pode ser customizada para resolver grandes problemas, como: persistência, logging, GUIs, segurança.

Ou seja, frameworks são um conjunto de bibliotecas customizáveis para atender uma necessidade específica. Necessariamente possuem uma implementação, ou seja código.

Padrões são idéias reutilizáveis. Podem possuir uma implementação sugerida, mas é apenas uma sugestão.

Ambos têm o objetivo de poupar esforço de desenvolvimento e evitar a abundância de soluções de qualidade não uniforme. Não são receita para a excelência. Se você quer elevar o estado da arte, ache uma forma original de combinar padrões ou crie os seus próprios.

x111

esmiralha:
Padrão = solução reutilizável para problemas recorrentes.
Padrão de Projeto = padrão que se aplica a problemas em nível de design/projeto OO.
Framework = conjunto de padrões combinados para prover uma estrutura genérica, que pode ser customizada para resolver grandes problemas, como: persistência, logging, GUIs, segurança.

Ou seja, frameworks são um conjunto de bibliotecas customizáveis para atender uma necessidade específica. Necessariamente possuem uma implementação, ou seja código.

Padrões são idéias reutilizáveis. Podem possuir uma implementação sugerida, mas é apenas uma sugestão.

Ambos têm o objetivo de poupar esforço de desenvolvimento e evitar a abundância de soluções de qualidade não uniforme. Não são receita para a excelência. Se você quer elevar o estado da arte, ache uma forma original de combinar padrões ou crie os seus próprios.

Ótima explicação!

Criado 23 de janeiro de 2011
Ultima resposta 24 de jan. de 2011
Respostas 8
Participantes 7