Padrão de variáveis

Galera gostaria de usar um padrao para criação de variáveis, e gostaria de opiniões sobre o melhor a usar.

Desde já agradeço a todos

Acho que vc quis dizer “nomenclatura” :wink:

Em Java usa-se a nomenclatura da Sun:

[code]public static final int CONSTANTE = 0;

private int membroPrivado;

// public int membroPublico; <-- nunca use membros publicos

public void qualquerMetodo() throws UmaException {
int variavelLocal = CONSTANTE;
}[/code]

Era isso mesmo que vc queria saber? :smiley:

PS: codigo Java com variaveis do tipo strNome, jbtOK ou qualquer coisa que sequer lembre a notação húngara, usada pela Microsoft, faz com que a muitos tenham vontade de pegar um taco de baseball. 'Nuff said. :wink:

Perfeito CV realmente quero saber a nomenclatura.

Qual o padrão como componho o nome da variável para que depois se alguem ler meu codigo pode entender?

Desde ja agradeço muito

Como assim, compor o nome da variavel?

Desculpe nao sei se estou sendo idiota no que pergunto pois sou meio iniciante vc ja deve ter percebido.

Um exemplo uma variavel string como monto o nome dela vamos supor que ela armazenará o numero do cpf por exemplo me falaram que tem um esquema da primeira letra ser maiuscula mas nao sei como funciona

Voce pode querer chama-la de cpf ou numeroCpf, ou ate numeroDoCpf…

O lance aqui é: a primeira palavra sempre em minúsculas, nada de abreviações desnecessárias (nroCpf), e a segunda e demais palavras com a primeira letra maiúscula. :wink:

Perfeito CV valew vou fazer isso, se tiver mais algum problema te aviso, a propósito pq nunca criar membros publicos?

Pq eles destróem o encapsulamento da sua classe :wink:

Boo pergunta. Em delphi eu costumo colocar uma ou mais letras no inicio indicando qual o tipo de variavel que estou criando. Pretendo usar essa nomenclatura no Java, existe algum problema ? É claro que criar nomes obvios para o que determinada variavel irá armazenar é bem melhor, mas… uma letrinha a mais que ajuda é sempre bom. Ex:

dt_dataDeAniversario (variavel date)

i_codigoCliente (variavel integer)

f_valorDinheiro (variavel float)

s_nomeCliente (variavel string)

Opa galerinha…

Acho uma boa vcs se guiarem por aqui

:arrow: Code Conventions for Java Programming Language

:smiley:

Existe um problema serio em usar qualquer variacao da notacao hungara (que eh basicamente colocar essa letrinha no comeco do nome da variavel): eh um inferno de dar manutencao, e vc nao precisa mesmo dela. Se voce usa Eclipse, IDEA, ou qualquer outra IDE decente, soh de passar o mouse em cima do nome da variavel voce ja sabe qual eh o tipo dela. Na pior das hipoteses, Ctrl-clique te leva ate o lugar onde ela foi declarada.

Ou seja, eh informacao duplicada, no minimo. Agora, se vc resolve trocar o tipo da variavel, vc tem que trocar o nome dela tb - nada bom, nada bom. :wink:

Concordo com o cv. Esse tipo de notação é para que escreve programa no bloco de notas. Além de ficar muito feio e usar o sublinhado “_” sem necessidade dá um bocado de trabalho se você tiver que trocar o tipo da variável. Mesmo em Delphi, NENHUM exemplo do help feito pela Borland usa esse tipo de nomenclatura para variáveis. Na verdade, ela é usada para componentes visuais, tipo:
Botão Cancelar = btnCancelar
Combobox com Clientes = cmbClientes
Porém, componentes visuais não trocam de tipo e normalmente no código ocorre algo como idCliente = edtIdCliente.Text, assim realmente é necessário diferenciar componente visual que guarda o código do cliente da variável que vai recebê-lo. No caso de edit (Dephi) ou text (VB) talvez não seja necessário abreviar se você não quiser, mas eu jamais vou criar em java um componente chamado jFormatedTextFieldDataDeNascimento. :shock:

Esqueceu que parte do “brain damage” da notação húngara preve o uso de abreviações. Então seria um jFTFDataDeDascimento. :twisted:

Alguem saberia indicar algum material sobre notação húngara :?:

Thanks!!

Putz… domingo quase 11 da noite e eu falando besteira… deixa pra lá, por favor ignorem meu post… :oops: :oops: :oops:

Eu só estava exagerando. :wink:

Na verdade, louds, o nome mais correto segundo a notacao hungara seria jftfDtNsc. A anta marsupial do Charles Simonyi odeia vogais :lol:

Existe um problema serio em usar qualquer variacao da notacao hungara (que eh basicamente colocar essa letrinha no comeco do nome da variavel): eh um inferno de dar manutencao, e vc nao precisa mesmo dela. Se voce usa Eclipse, IDEA, ou qualquer outra IDE decente, soh de passar o mouse em cima do nome da variavel voce ja sabe qual eh o tipo dela. Na pior das hipoteses, Ctrl-clique te leva ate o lugar onde ela foi declarada.

Ou seja, eh informacao duplicada, no minimo. Agora, se vc resolve trocar o tipo da variavel, vc tem que trocar o nome dela tb - nada bom, nada bom. ;)[/quote]

Então está resolvido, vou usar em Java o que foi feito para se usar em Java, sem adaptações ou gambiarras !!!

[quote=“cv”]
PS: codigo Java com variaveis do tipo strNome, jbtOK ou qualquer coisa que sequer lembre a notação húngara, usada pela Micro$oft, faz com que a muitos tenham vontade de pegar um taco de baseball. 'Nuff said. ;)[/quote]

ops… :oops:

bom… mas nem é culpa minha, acabei de vir do M$ Visual Studio…

Sugiro voces lerem o documento oficial da JavaSoft sobre o padrao de codigo extremamente recomendado para a linguagem Java…

http://java.sun.com/docs/codeconv/html/CodeConvTOC.doc.html

[]'s