Padrão repository

Pessoal, estava lendo sobre o padrão repository e pelo que entendi, este padrão é como se fosse um DAO so que de negócio. Ele recupera informações de uma fonte de dados, so que não caberia a ele a infra necessária para ele. Na verdade ele seria alguem que processa ou distribui os dados que recebeu através de um DAO. Está correto este meu entendimento ?

Por exemplo, trazendo pra minha relalidade atual. Hj estou mexendo em um sitema que é assim : VIEW (Managed Bean) – > uma classe chamada Business que possui as regras de negócios e classes DAOs que recupera as informações do banco.

Caso eu resolvesse usar o repository (Isso é so suposição para meu entendimento, não faz parte do meu trabalho não, nem sou arquiteto), eu teria então VIEW --> BUSINESS–> REPOSITORY --> DAO.

O repositóry não criaria um passo redundante, levando em conta que ja tenho uma camada tratando negócio ? Posso crer que o repository dispensa outras camadas de negócio ? Ou ele seria complemento ao negócio ?

REPOSITORY é a mesma abstração de um DAO. Por isso não faz sentido usar VIEW --> BUSINESS–> REPOSITORY --> DAO.
Então use VIEW --> BUSINESS–> REPOSITORY --> SGDB.
Caso sua filosofia de REPOSITORY sofrer alteração, vc pode alterar polimorficamente.

Acredito que seria algo mais ou menos assim…

Acredito que não ficaria redundante… estive lendo sobre o assunto recentemente e entendi que deveriam existir ambos Repository e DAO, já que o Repository não deveria se envolver em questões de infra estrutura…

No material que estive lendo (estou sem os links aqui, mas um foi no blog do sergio taborda e outro no blog da caelum) me pareceu uma forma de oferecer aos beans de modelo um pouco mais de responsabilidade…