[quote=brunohansen][quote=sergiotaborda]
O que é o “registra limpo” ?
A utilidade do quê ? (do “registra limpo” ou do Unidade de Trabalho)
[/quote]
É um método da Unidade de Trabalho! (registrarLimpo(Objeto))
A utilidade do registra limpo.
[/quote]
Desculpa , não estou familiarizado com a tradução do padrão. Não entendi que te referias ao registerClean();
O registerClean() , registrarLimpo() , é chamado quando o objeto veio do banco e está sendo usado na unidade. normalmente o método ou não faz nada ou apenas verifica que o objeto tem uma chave válida (todos os objetos que vêm do banco devem ter uma) e não é dirty.
Ao contrário do registerNew() que signfica que o objeto foi criado agora ( e portanto não tem chave ainda).
A sua utilidade é prover validação dos objetos que lês do banco ( se les algum) no inicio do trabalho.
A sua utilidade é prover validação dos objetos que lês do banco ( se les algum) no inicio do trabalho.
[/quote]
Como assim? Validação? :shock: [/quote]
Validação no sentido de que o objeto é realmente limpo. Ou seja, não é dirty, nem é new , nem é deleted.
Ou seja, já foi persistido antes, não foi alterado nem removido.
// obtem o objeto para maniupulação
Cliente c = ...
unit.registerClean(c);
c.setXY("oi"); //agora está dirty
unit.registerDirty(c);
Ahhh saquei(Eu acho)! Mas essa validação so acontece na unidade de trabalho atual ou ele verifica se o objeto pode estar sujo ou new em outras unidades de trabalho?
[quote=brunohansen]Complementando a pergunta acima.
Como minha unidade de trabalho vai manter o ACID? è ela que vai manter isso?
Vejo que as alterações em uma Unidade de trabalho pode conflitar com alterações feitas e ainda não confirmadas em outras unidades de trabalho.
Outra dúvida é:
Na minha aplicação eu devo manter uma unica instância para cada entity?
Se a resposta for afirmativa como vou controlar alterações concorrentes?
[/quote]
Vc tem que se lembrar que uma unidade de trabalho (UT) sempre corre dentro de uma transação. É a transação que vai ser ACID.
A UT tem um comando commit(). Este comando tem um significado semelhante ao commit da transação, mas é diferente.
A UT serve para establecer uma fronteira transacional OO , enquanto que uma transação normal (digamos uma JTA) estabelece uma fronteira global, não necessáriamente OO.
A UT vai manter a atomicidade porque ou o commit deu certo ou não deu.
Mas o resto é com a transação global.
Quanto à concorrência, a UT não é um padrão para isso. Eu apliquei o seguinte conceito para resolver isso: Cada UT corre num contexto. Cada contexto é executado por um mesmo executor. O executor controla a execução das UT no contexto.O contexto permite que recursos sejam travados (lock) , mas normalmente isso não é necessário. Este controle é feito sobre a presunção otimista. O que significa que se parte do principio que nunca haverá concorrencia, e quando houver, uma exceção será lançada e pronto. O processo chamador poderá tentar invocar a UT de novo, se quiser.O lock serve para encontrar essas exceções.
O contexto permite também isolar as alterações de cada UT. Repare que as alterações feitas dentro da UT não acontecem até que o comando commit seja invocado. Até lá elas representam intenções. Então, não ha real alteração do banco até ao commit da UT. E o executor apenas permite um commit por vez. Isso estabelece que a primeira UT a gravar os dados é a que está valendo.
Tem funcionado para mim, mas eu uso um esquema diferente do Fowler. As minhas UT tem acesso a um DAO como o resto do codigo , só que através do contexto. Este DAO é na realidade um memorizador que vai guardado o que terá que ser feito no commit do contexto. Quando dou commit no UT o DAO memorizador é lido e tudo é executado num DAO verdadeiro baixo uma transação normal. É como se fosse um batch. A UT é a logica que cria o batch e o commit significa “agora execute”
A implementação pode ser bem mais sofisticada, por exemplo criando prioridades, e formas de saber se os contextos são independentes (se forem, podem ser executados em paralelo sem problema) mas até agora não precisei disso , então não sei até que ponto isso é um problema real.
Poxa, mas como vai resolver aquele probleminha básico de débito em conta? Onde lê se o saldo para verificar se possui saldo suficiente e depois faz o débito. Quando tem concorrência na verificação de suficiência de saldo.
Poxa acho isso um pouco ruim! Imagina o usuário do sistema fazendo várias alterações, chega na hora de finalizar o commit da pau porque alguém comitou uma alteração menor na frente. Eu no lugar do usuário ficaria muito puto com isso.
Vc tem que se lembrar que uma unidade de trabalho (UT) sempre corre dentro de uma transação. É a transação que vai ser ACID.
A UT tem um comando commit(). Este comando tem um significado semelhante ao commit da transação, mas é diferente.
A UT serve para establecer uma fronteira transacional OO , enquanto que uma transação normal (digamos uma JTA) estabelece uma fronteira global, não necessáriamente OO.
[/quote]
Poxa, mas como vai resolver aquele probleminha básico de débito em conta? Onde lê se o saldo para verificar se possui saldo suficiente e depois faz o débito. Quando tem concorrência na verificação de suficiência de saldo.
[/quote]
é para isso que serve o lock.
É mais ou menos assim:
faz lock do recurso “saldo de conta”
consulta o saldo
decide
altera o saldo
commit
5.1) o commit libera os locks automaticamente
Se alguem tentar ler o saldo uma OptimisticConcurrencyException é lançada porque esse recurso esta´sob lock. Ou , em altertiva, vc enfileira as UT que manipulam o saldo e deixa uma de cada vez. Então o saldo que elas vêm será sempre o verdadeiro.
pode parecer ruim ,mas num sistema com pouca concorrência não é um problema. Se o seu programa tem muita concorrencia esqueça UT logo à partida. Se bem que tecnologias como EJB tb usam o principio da concurrencia otimista (porque a sua implementação é a mais simples)
Não são escludentes. Eu uso um mecanismo de fabrica de DAO. No programa todo o DAO pode ser obtido a qq momento da fabrica.
Dentro da UT o DAO é obtido da mesma forma, só que dentro da fábrica tem um controle especial que retorna a DAO da UT (na realidade da thread corrente) e não a DAO normal.
Ou seja, o programador da UT e o programador da , digamos UI, não sabem qual DAO estão manipulando. É a mesma interface de DAO e isso chega. Internamente a infra controla o uso de uma e de outra.
Outra coisa, um usuário humana não interage com uma UT. A UT é como um batch. Ela é chamada por um agente do sistema ( um serviço, por exemplo) que foi estimulado por um gesto final do usuário, como um save.
Então a UT é auto-contida. Ela faz um trabalho, e um trabalho só. Várias UT diferentes são necessárias no sistema. A infra apenas oferece mecanismos para controlar a execução da UT de forma transparente e unificada ( o tal executor). Esta foi a forma que eu encontrei de implementar trnasações OO com base no pardrão do Fowler, mas várias alterações tiveram que ser feitas porque o que o Fowler mostra é bastante simplista. Ou seja, pegue as ideias e faça a sua ppr implementação. Teste, bastante e depois use.
internamente o contexto sabe qual é a UT e qual é o executor.
O conexto delega para o executor o lock daquele recurso, naquela UT.
O trabalho do executor é simples. Verifica se o recurso já está lock para outra UT, se está lança exceção. Se não, faz o lock para esta UT.
Isto é feito com um Map que mapeia recursos para UT, sendo que o recurso é a chave. Ou seja, o lock é apenas um Map. Se está no map está lock, se não está , está livre.