Padrão usado pelo ve na criação de gui é performático?

E aí galera beleza?

Quando aprendi a trabalhar com swing na hora de criar um container eu sempre usava herança e também entodas as ides rad pra java (netbeans, jbuilder, etc…) fazem desta forma mas, percebi que no ve do eclipse não é assim.
Não importa o componente da gui ele cria um método que retorna o componete. Por exemplo, pra criar um frame ele não cria uma clsse que extends o JFrame, ele cria ua classe com um método que retorna um JFrame e um método que retorna o getContentPane.
Me informaram que ele usa o FactoryMathod pra criar as guis mas, tenho algum ganho real de performanc pois, tanto usando herança dos containers ou não ? eu vou ter que jogar todos os componentes que usarei na gui na memórita. Pelo que ví apartir do momento que uso um objeto JFrame aloco toda a classe JFrame na memória da mesma forma que faria com herança.
Por favor se estiver falando asneiras não levem a mal.
Só que achei bem mais fácil entender e criar gui s da forma que ve usa. Inclusive desta forma fica mais fácil pra criar sem ide.
Se puderem matar minha dúvida sobre por que o ve usa esta abordagem diferente eu agradeço.

Samurai (belo nome, seus pais devem se orgulhar), vc provavelmente fez testes sobre performance e consumo de memoria conclusivos o bastante pra chegar a essa opiniao, mas infelizmente eu nao tive o tempo necessario - voce poderia compartilhar com a gente os detalhes destes testes, que te levaram a afirmar que o consumo de memoria e performance usando factory methods ou heranca sao diferentes em alguma forma particular?

E aí, caras beleza?

Então cv eu nunca fiz nenhum teste. Inclusive o título do meu post é “Padrão usado pelo ve na criação de gui é performático?” justamente por eu não ter idéia se isso é verdade ou não. Só achei interessante a forma como escreve as guis e pergutando daqui e dali me disseram que pode ser que seja mais performatico escrever desta forma mas, Não tenho idéia se isso seja verdade. Mas uma vez afirmo estou perguntando pro pessoal se sabem porque o ve adotou esta forma de escrever o código e se é maias performático ou não pra eu poder a melhor forma de programar. Desculpe se deu a entender que afirmei algo não foi essa minha intenção. Mas uma vez repito não tenho idéia se é performático ou não, so quero saber se é a melhor, pior ou apenas mais uma forma de escrever guis. Mais uma coisa esse padrão que o ve usa é mesmo abstract factory?
E você acertou cv, meus pais tem muito orgulho do meu nome e do que sou.

ps: Descobri o ponto em que meu poste gerou mao entendido e já corrigi. Desculpem.

Obrigado! :thumbup: