Padrão usado pelo ve na criação de gui é performático?

E aí galera beleza?

Quando aprendi a trabalhar com swing na hora de criar um container eu sempre usava herança e também entodas as ides rad pra java (netbeans, jbuilder, etc…) fazem desta forma mas, percebi que no ve do eclipse não é assim.
Não importa o componente da gui ele cria um método que retorna o componete. Por exemplo, pra criar um frame ele não cria uma clsse que extends o JFrame, ele cria ua classe com um método que retorna um JFrame e um método que retorna o getContentPane.
Me informaram que ele usa o FactoryMathod pra criar as guis mas, tenho algum ganho real de performanc? pois, tanto usando herança dos containers ou não eu vou ter que jogar todos os componentes que usarei na gui na memórita. Pelo que ví apartir do momento que uso um objeto JFrame aloco toda a classe JFrame na memória da mesma forma que faria com herança.
Por favor se estiver falando asneiras não levem a mal.
Só que achei bem mais fácil entender e criar gui s da forma que ve usa. Inclusive desta forma fica mais fácil pra criar sem ide.
Se puderem matar minha dúvida sobre por que o ve usa esta abordagem diferente eu agradeço.