Padrões de Projeto

Ola galera!!..

Estou com duvidas em relação a padrões de projeto, estou estudando mas porem vejo que ainda tem muita coisa a aprender. Até comprei um livro sobre padrões de projeto para J2EE (Core) e sei que padrões de projeto não é um regra para o desenvolvimento do sistema, porem uma ajuda para deixar o software com “qualidade” necessaria (Caminhos da pedra)…rsrss

Entendo das divisões entre camadas e do atropelamento que não pode existir entre uma camada e outra, mas em relação as camadas de negocios tenho minhas duvidas: Vejo que padrões como Session Façade, Service Locator, Business Object e Transfer Object são para sistemas distribuidos e que usam EJB normalmente e é ai que começa minha duvida.

Estou desenvolvendo um softwarer pequeno, onde o meu banco fica juntamente com os aplicativo do sistema mas não estou vendo motivos para usar os padrões da camada de negocios pois o meu sistema não é distribuido então tenho a camada de visualização, servlets que fazem o controle do caminho a ser seguido e a camada de intregração que é onde esta os objetos DAO.

Na camada de visualização uso JSTL e não faço acesso a banco de dados eu apenas mostro os resultados que ficam armazenados nas minhas classes beans. Os servlets são responsaveis de receberem as solicitações e enviarem aos DAOs para o armazenamento permanente do dado ou entaum o envio da resposta para a visualização.

Agora vai a minha pergunta:

Com isso estou realmente usando padrões de projeto?

Sou obrigado a utilizar esses padrões de camada de negocios?

as minhas classes Beans são regra de negocios? onde elas se encaixam?

Posso utilizar os meus servlets recebendo requesições e chamando DAOs para o armazenamentos? Exemplo:

package br.pronto.atendimento.servlet;

import java.io.IOException;
import java.util.Collection;
import java.util.Date;
import java.text.SimpleDateFormat;

import javax.servlet.RequestDispatcher;
import javax.servlet.ServletException;