padrões de projetos com multiplas view (MVC)

Olá pessoal…
muito bem… estou pensando em começar um sistema de agenda com vásfeatures… que funcionará tanto localmente quanto via web… eis meu problema, como até hoje só trabalhei com desktop, não sei o que usar para controller sendo que só quero ter que fazer as views para este projeto… entende?
quero reaproveitar todo o controle e o model, e fazer duas viwes diferentes…

alguma sugestão??

estava pensando em usar struts pra web, mas e pra desktop utilizo oque? posso fazer meus sessionBeans numa boa e utilizar os actions do struts como redirecionamentos para meus sessions de controle? ou tem algum outro framework que possa fazer isso por mim e deixar eu escolher a view que eu quero, sem depender do controle…
para persistencia usarei hibernate…

qualquer sugestão é bem vinda… só apresentem os rpos e contras… a aplicação não será nada enorme com milhares de acessos diários e a base de dados é remota… portanto só preciso do controle…

o que usar? spring? mentawai? vraptor? webwork? podem me explicar as diferenças? e experiencias se tiverem…

grato pessoal…

dá uma olhada no openlazslo, sua aplicação vai ficar gatona :wink:

:arrow: http://www.openlaszlo.org/front_page

ateubh disse [quote]dá uma olhada no openlazslo, sua aplicação vai ficar gatona

http://www.openlaszlo.org/front_page [/quote]

eu até pensei em usar o lazslo… mas acho muito para o pouco que quero… e as views eu vou fazer com jsp/jstl e swing/javadesktop

as views eu já até seicomo fazer…

e outra… se fosse uma interface em flash, faria a regra de negócios com actionscript… tem umas coisas bacanas… inclusive dai eu poderia usar webservices…

mas lazslo acho muitopro pouco que quero, volto a dizer…

PS: vc tem alguma coisa feita em lazslo para eu dar uma olhada? gostaria de ver códigos… eu tenho o lazsloIDE aki pra poder testar… valeu

mais alguem?

ninguem nunca quis fazer isso aki?? voce tem uma aplicação e tem duas plataformas web e desktop, e quer continuar com sua regra de negócios mudando somente a interface… o que vcs usam? o que é melhor? ninguem vai sugerir nada?

PS: o engraçado é que quando se quer aprender um framework novo, todomundo posta defendendo aquele que usa… e quando precisa de opiniões sobre qual usar num casos destes ngm se oferece pra promover os frameworks…

valeu

:?

Vc quer ter uma aplicação web e uma desktop, apenas mudando as visualizações num é?

Vc num usa o padrão DAO?

Se vc usar ele, vc só vai ter que alterar as visualizações, ou seja, para web vai usar jsp, etc e para desktop swing, swt, awt, etc.

Vc pode criar uma lib com os modelos e controladores e criar outros dois projetos, um web e um desktop que usem esta lib que possui o q vc precisa para interagir com o banco.

hum… entendi… entçao indiferente do que eu utilize pra web ou pra dektop eu precisarei implementar mesmo alguma cisa pra gerenciar as requisições da view para cada uma… por exemplo… pra web pensei em usar jsp/struts e pra desktop utilizar swing e uma interface remota de controle(não sei como chama a forma que eu aprendi : SessionBean server side e Controls client side através de interfaces… )

neste caso então indifere qualquer framework que eu queira usar?? ou será que poderia utilizar algum para ambas as views?

o padrão DAO eh uma boa… vou pesquisar sobre =]
valeu a dica…