Padrões e diagrama de Classes

Pessoal,

Estou começando em java(estudando para certificação, testando metodos de persistencia, IDE’s, etc) e me deparei com a seguinte dúvida:
Ao se definir o diagrama de classes deve-se representar as classes criadas com base nos padrões de projeto(DAO’s, Factories, etc.)?
Há algum ganho com sua representação ou elas apenas tornam o diagrama mais complexo, afastando-o da verdadeira utilidade do sistema.

sds,

Nilson Costa

Nilson,

Coloque num diagrama o que acrrescenta informação. Se você acha realmente que um padrão está tão bem documentado que não precisa estar ali, omita, mas cuidado: O que é claro para você, pode não ser para outros.

Não fique entupindo seu diagrama de classes e estereótipos que não agregam nada, mas não omita informações (se esta informação não está ali, deve estar em outro lugar, nem que seja ‘claramente no código’). Não tome esta decisão sozinho, veja com outros membros do time o que é importante ou não, proque você não vai estar semrpe disponível, e se você for como eu vai esquecer de tudo em uma semana :roll:

Se você realmente acha que um padrãod e projeto não deveria estar ali, já que é um conhecimento que a pessoa deve ter, coloque uma classe sem membros e aplique um estereótipo nela :wink:

[]s

pcalcado,

Obrigado pela dica. Esta dúvida vem me atormentando pois todos os livros de UML que conheço(nãoi são muitos) não consideram os patterns em sua documentações.
Fico preocupado em representar todas as classes/intefaces utulizadas para implemetação de padrões e tornar o entendimento do objetivo do sistema obscuro.
Você conhece um bom livro sobre isto?

sds,
Nilson Costa