Padrões para escrita de código. Usar ou não usar?

Mais cedo ou mais tarde ele vai ter q seguir os padroes… nao tem para onde correr… desenvolvedores nao tem problemas com o padrao de codigo mais programadores sempre tem. Acho assim o cara so sente a essencia do padrao qdo faz um sistema de verdade e funcional e bota a coisa para rodar… e precisa dar manutenção… ele nao vai sentir essa essencia com os exemplos do deitel. :smiley:

http://www.ioccc.org

Quem já tentou participar deste concurso ou mexer nos códigos que tem lá, vai entender muito bem a importância destes padrões. :twisted:

[quote=LPJava]Mais cedo ou mais tarde ele vai ter q seguir os padroes… nao tem para onde correr… desenvolvedores nao tem problemas com o padrao de codigo mais programadores sempre tem. Acho assim o cara so sente a essencia do padrao qdo faz um sistema de verdade e funcional e bota a coisa para rodar… e precisa dar manutenção… ele nao vai sentir essa essencia com os exemplos do deitel. :smiley:
[/quote]

Não entendi…

Quanto as 80 colunas, o objetivo não é impressão e sim visualização em modo texto. Normalmente quando utilizados uma interface modo texto, temos 80 colunas. Sendo assim, mantendo o código em 80 colunas ele não fica quebrado ou sai da tela.

Você só sabe que 80 colunas são importantes quando só tem um terminal serial para dar manutenção em código em uma máquina Unix, usando vi ou emacs.

Achei legal esse tópico.
Padrão de escrita é muito importante para todos que desenvolvem, deixa o código mais “entendível” e assim “livra a cara” do desenvolvedor que realizar uma possível manutenção. Por mais que alguns façam de uma forma e outros o façam de outra, devemos seguis, pelo menos, um mínimo de padrão, seja adotado por empresas ou por órgãos competentes (sem ressentimentos com as empresas, ok?).

Espero que tenha exposto minha opinião de forma correta.

Abração galera.

[quote=crpablo]
Claro que também sempre conto com a ajuda do CTRL+SHIFT+F do eclipse… :)[/quote]

Na verdade vc pode até configurar o projeto para que o Eclipse aplique o formatador toda vez que o arquivo for salvo. É o cúmulo da preguiça :slight_smile:

Passo por isso neste momento. Estou corrigindo vários erros de uma equipe que deixou um projeto de RH pela metade aqui na UFRN, correndo contra o tempo tentando entender essas monstruosidades.
O que vejo de “return;” no final de métodos void não é brincadeira… :x [/quote]

No final é fogo hein? Se fosse no meio eu poderia até chutar que são métodos recursivos! :stuck_out_tongue: