Olá pessoal!
Bem, esse tópico tem como objetivo tentar esclarecer o porque da utilização da padrões para a criação de código fonte, seja em Java ou em qualquer outro tipo de linguagem, tanto de programação quanto de marcação.
Tenho visto ultimamente no GUJ, muita gente que não utiliza um padrão para escrever seus códigos, seja por desconhecer a existência ou por teimosia (aka rebeldia hehehe).
Ao meu ver, a utilização de um padrão é muito benéfica, pois além de deixar seu código mais limpo, ajuda os outros a entenderem o que você fez.
No Java, existe uma convenção para codificação que deve ser seguida preferencialmente. Não são regras difíceis… Então, porque não usar?
Existem algumas desculpas para não querer usar um padrão.
1 - Não acho que organizar meu código me ajuda.
2 - Eu GOSTO de fazer assim e pronto.
3 - Eu entendo o meu código e não me importo o que os outros pensam.
Atualmente venho estudando C++ e tenho visto que por não existir um padrão dito oficial, as vezes fica complicado você entender o que está sendo feito… Seja por abuso no uso de prefixos de um dado grupo de desenvolvedores ou por outros fatores.
Eu por exemplo, além das convenções do Java, eu adiciono algumas regras minhas, mas nada que deixe o código exótico
Por exemplo:
Eu gosto de usar espaços sempre para facilitar a visualização de uma expressão.
Separo cada declaração em uma linha.
Tento não escrever linhas gigantescas, sempre quebrando-as em pontos que facilitem a visualização, etc.
Por exemplo, ao invés de fazer
[code]
int x, y, z;
x = (5+3-2*(4-6));
int[] x = new int[5];
for (int i = 0; i < 10; i++);[/code]
Eu faço:
[code]
int x;
int y;
int z;
x = ( 5 + 3 - 2 * ( 4 - 6 ) );
int[] x = new int[ 5 ];
for ( int i = 0; i < 10; i++ );[/code]
Enfim, sempre quando posso colocar espaços entre parênteses, eu coloco.
É uma tática para ajudar na visualização e não simplesmente porque eu acho bonitinho.
Esse papo pode ir longe… O que seria da química se não existisse um padrão? E da matemática então? Será que um padrão não é tão benéfico? Será que é mais cool ser rebelde e enxer o código de espaços para alinhar variáveis? Desenhar caixinhas em comentários?
Acho que muito tempo que é perdido enxendo o código de bizarrices podia ser usado para deixar o código limpo.
E ai, o que vocês acham?
Aguardo respostas!