Paginação de Dados com VRaptor + Hibernate + Displaytag

Pessoal, estou usando VRaptor + Hibernate + Displaytag para listar dados e percebi que simplesmente setando a propriedade pagesize=“50” da displaytag, ele lista todos os registros, por exemplo, se tiver 100.000 registros, ele pega todos e só depois ele pagina, deixando muito lenta a página no momento de listar !!!

Como eu posso fazer para, alé de paginar na displaytag, paginar no List preenchido no meu DAO ??

Valew.

Você tem que mudar seu método de busca para trazer somente os registros que quer mostrar.

Por exemplo, usando um limit na query SQL.

Como eu faria isso usando hibernate ??

Veja meu método:

public List<T> listaTudo(){
	return this.session.createCriteria(this.classe).list();
}

Valew.

public List<T> listaTudo(){
	return this.session.createCriteria(this.classe).setMaxResults(1).list();
}

É um jeito de fazer. Na verdade você vai ter que combinar isso com o setFirstResult, mas dizer onde começar.

Talvez tenha um jeito de fazer usando .scroll() ao invés de .list(). Dê uma olhada na API.

Mas…como eu faria para ordenar coluna e paginar na displaytag e sincronizar isso no meu método ?? teria algum parâmetro que tenho que passar da displaytag ??

Valew.

Desculpe insistir, mas preciso… e não vou abrir outro tópico com a mesma dúvida !!!

Alguém tem alguma dica sobre a colocação citada acima ?

Valew

Estou com o mesmo problema, se alguem sabe como fazer da uma dica ai !

Bom eu gostaria de listar somente 10 registro por vez, e fazer um link avança e outro voltar, alguem pode ajduar ?

algumas tentativas:

clientes.java

public void lista() {
usuarios = this.daoFactory.getClientesDao().listaTodos();
}

Dao.java

public List<T> listaTodos(){
return this.session.createCriteria(this.type).setMaxResults(10).list();
}

************************************* o problema que ele só mostra 10, agora quero fazer um link para mostra os proximos !

não conseguir ainda !

:arrow: Com o setMaxResults() defina o tamanho da página
:arrow: Use um contador para controlar as páginas exibidas (pág. 1, pág. 2, etc)
:arrow: Com o setFirstResult() defina qual será o primeiro item retornado a cada página. Algo como

int page = -1;
int pageSize = 20;
//...
return this.session.createCriteria(this.type).setMaxResults(pageSize).setFirstResult((page+1) * pageSize).list(); 

Aqui eu coloco a variável page na sessão do usuário. Coloco um link para avançar na tabela e outro para retroceder. Tenho um método paginar que recebe um enum que indica FORWARD ou REWARD, indicando se devo ir pra frente ou pra trás. Pego a variável page na sessão e faço +1 ou -1 conforme a necessidade.

<html:hidden property="pageNumber" styleId="pageNumber" value="0" /> Propriedade pageNumber que contém o número da página.

<display:table name="${simpleList}" id="tableList" export="true" pagesize="10" class="simple" requestURIcontext="false" requestURI="?act=searchPaginator" excludedParams="*"> <display:column titleKey="label.personId" sortable="true" headerClass="sortable" style="width: 50%; height: 18"> <html:link href="javascript:doEdit(${count});"><c:out value="${tableList.personId}" /></html:link> </display:column> <display:column titleKey="label.name" sortable="true" headerClass="sortable" style="width: 50%; height: 18"> <c:out value="${tableList.name}" /> </display:column> </display:table> Propriedade requestURI contém o método que tratará a paginação.

[code][/code] Javascript para alterar os links dinamicamente depois que renderiza na tela.

public ActionForward searchPaginator(ActionMapping actionMapping, ActionForm actionForm, HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws Exception { try { String export = request.getParameter("export"); if(export != null && export.equals("true")){ return doExport(actionMapping, actionForm, request, response); } SimpleDynaValidatorForm simpleDynaValidatorForm = (SimpleDynaValidatorForm) actionForm; SimpleBean simpleBean = getBeanView(); BeanUtils.copyProperties(simpleBean, simpleDynaValidatorForm); SimpleCriteriaExpression expression = new SimpleCriteriaExpression(simpleBean.getClass()); expression.addFilters(SimpleUtil.getMapAttribute(simpleBean), true); SimplePage page = new SimplePage(); int pageNumber = 0; String parameterPage = request.getParameter("pageNumber"); try { if(parameterPage != null && !parameterPage.equals("")){ pageNumber = Integer.parseInt(parameterPage); } else if(isSmartphone()){ if(request.getQueryString() != null && !request.getQueryString().equals("")){ String[] splitUrl = request.getQueryString().split("="); pageNumber = (Integer.parseInt(splitUrl[splitUrl.length - 1]) - 1); } } } catch(NumberFormatException nfe) {} request.setAttribute("pageNumber", new Integer(pageNumber)); page.setPageNumber(pageNumber); page.setMaxItens((getMaxItens() > 0 ? getMaxItens() : 10)); expression.setPage(page); List simpleList = new SimplePojoService().get(expression); if(simpleList != null && !simpleList.isEmpty()){ Long countPage = (Long) request.getSession().getAttribute(COUNT_PAGE); if(countPage != null && countPage > 0){ List simpleListTotal = new ArrayList(countPage.intValue()); int maxItens = (getMaxItens() > 0 ? getMaxItens() : 10); for(int i = 0; i < countPage; i++){ if(i == (pageNumber * getMaxItens())){ simpleListTotal.addAll(simpleList); if(simpleListTotal.size() == countPage){ break; } } if((countPage - maxItens) > i || i < (pageNumber * getMaxItens())){ simpleListTotal.add(null); } else { break; } } request.setAttribute("simpleList", simpleListTotal); } else { request.setAttribute("simpleList", simpleList); } SimpleSort[] simpleSorts = getSimpleSort(); if(simpleSorts != null){ List list = (List) request.getAttribute(SIMPLE_LIST); if(list != null && !list.isEmpty()){ SimpleUtil.sort(simpleSorts, getBeanView().getClass(), list); list = null; } } } } catch(Exception e) { e.printStackTrace(); throw e; } return actionMapping.findForward((isSmartphone() ? FORWARD_HOME : FORWARD_RESULT)); } Por último o método que controla a paginação, detalhe o tamanho do List sempre é o valor total de registros mas os objetos populados ficam apenas na posição referente ao link da paginação…

Vê se esses pedaços de scripts conseguem te ajudar usei Struts, Hibernate e Ajax(prototype) caso queira posso tentar criar uma versão demo dele…

Sem mais, Rodrigo.

Rodrigo Obrigado Vou fazer aqui ! grande abraço para os 2 que ajduaram !

Rodrigo, tem como eu exportar essa lista sem coloca-la na sessao, ja esta tudo configurado e funcionanado perfeitamente, paginação etc…mas na hora de exportar para pdf ou excel da esse erro:
http://www.guj.com.br/posts/list/105706.java

mas se eu colocar o objeto na sessao fica show de bola…

alguma dica pra eu tirar essa lista da sessao?

Essas exportações são do próprio displaytag né?

Se a resposta acima for sim você pode extender as classes default(BaseExportView e PdfView) e alterar acrescentar as keys no displaytag.
export.excel.class=SuaClassCustomizadaExcel
export.pdf.class=SuaClassCustomizadaPdf

Se a resposta for não vai dar mais trabalho mas pode usar POI pra gerar o excel e Itext, jasper para gerar os pdf’s.

a resposta é sim… mas como assim? as minhas classes bean(entity,VO)? vao exterder dela?nao entendi muito bem…poderia me dar uma dica ou mostrar algum exemplo… valeu…