[/quote]
Por quê você pede opiniões, se você as ignora? Viu os posts acima?[/quote]
Eu não as ignoro, postei no Java Forums para ver a qualidade mundial de respostas sobre esse assunto da parte de quem usa Java.
Por exemplo, enquanto há quem diga que quanto a isso não existem divergências, é unânime que é bobagem escrever assembly, a menos que seja extremamente necessário, há quem pergunte quem foi que disse que para a maioria dos programadores, é tolice codificar atualmente em código de máquina, hexadecimal e assembly como o desenvolvedor do kernel do KolibriOS ‘art_zh’. referência: http://board.kolibrios.org/viewtopic.php?f=32&t=2877
[/quote]
Por quê você pede opiniões, se você as ignora? Viu os posts acima?[/quote]
Eu não as ignoro, postei no Java Forums para ver a qualidade mundial de respostas sobre esse assunto da parte de quem usa Java.
Por exemplo, enquanto há quem diga que quanto a isso não existem divergências, é unânime que é bobagem escrever assembly, a menos que seja extremamente necessário, há quem pergunte quem foi que disse que para a maioria dos programadores, é tolice codificar atualmente em código de máquina, hexadecimal e assembly como o desenvolvedor do kernel do KolibriOS ‘art_zh’. referência: http://board.kolibrios.org/viewtopic.php?f=32&t=2877
[/quote]
Você ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Se for necessário, como parece ser o caso do KolibriOS, não tem opção. Quando se tem opção, ninguém recomenda.
Pelo jeito você não entende inglês, porque se entendesse, talvez tivesse caído a ficha de que a opinião é praticamente a mesma que a nossa, algumas opiniões tiradas dos fóruns que você postou:
Traduzindo: de vez em quando (…) quando você precisa programar em baixíssimo nível (bare metal) (…) você usa fragmentos de assembly (…) a maioria das pessoas nem precisa ir até lá ;
Outra boa resposta:
ou seja, as aplicações citadas precisam de assembly porque precisam de uma otimização muito agressiva. E mesmo nestes casos eu tenho minhas dúvidas se elas não caem no caso que o ViniGodoy citou, em que um bom domínio da linguagem C pode gerar um código mais bem otimizado que codificar assembly manualmente.
Hoje, e há muito tempo, é uma unanimidade que é proibitivo usar assembly como linguagem de programação de uso geral.
Como hobby, não tem sentido discutir a validade disso, é uma opção pessoal.
PS: Em outras palavras, pode parar de perder seu tempo procurando opiniões divergentes sobre isso, pois, mesmo que encontre, elas com certeza não estarão baseados nem na realidade nem no bom senso, ou seja, serão inúteis, sem valor algum.
[/quote]
Como você sabe que com certeza não estarão baseados nem na realidade nem no bom senso, ou seja, serão inúteis, sem valor algum?[/quote]
Note que eu coloquei: “… é proibitivo usar assembly como linguagem de programação de uso geral”, entenda, uso amplo, extensivo. Ninguém iria, em sã consciência, recomendar o contrário.
Agora, se for para uso específico, pode até se justificar, mas para aplicações muito singulares, direcionado para um hardware ou software como o KolibriOS.
Agora, se você estiver usando um computador a válvulas ou com fitas de papel perfurado ou usando cartões perfurados, como alguns lhe responderam, nos outros fóruns, tudo bem.
Pessoal, foi muito bom fazer toda essa pesquisa.
No newsgroup do Minix 3, o Erik respondeu dizendo que distinção entre hexadecimal e código de máquina é geralmente, de fato tolo. referência: https://groups.google.com/forum/#!topic/minix3/MhpTIwanZeA
Como seria esse tópico que eu criei no Minix 3 se houvesse a participação de Andrew Tanembaum, aqueles que não dizem que a distinção entre hexadecimal e código de máquina é geralmente, de fato tolo e AINDA não sei quem merece ser citado, se é que Andrew Tanembaum deve ser citado.
Esse tópico que eu criei no Minix 3 foi moderado para aprovação, mas ainda bem que foi aprovado.
Por favor, me ajudem, o que eu devo estudar para não continuar desinformado como eu falei que estou desinformado nessa mensagem?
Mais uma vez assembler, a resposta vai de encontro ao que já foi explicado aqui:
1 - Usar assembly depende da necessidade
2 - é usado somente quando necessário, ou seja, quando não é possível usar C, Java ou outra linguagem de alto nível
3 - Usado em aplicações específicas: bootloaders e drivers
4 - Sistemas embarcados de performance limitada. Alguns dispositivos, como ARM ou RaspberryPI já suportam Java por exemplo
5 - quando se quer usar instruções específicas de uma CPU, porém, como já foi respondido, os compiladores mais modernos já conseguem gerar código otimizado nesse aspecto
Cara, fazer esse tipo de pergunta pro Tanembaum seria a mesma coisa que perguntar “Quanto é 7 x 8 ?” para o Einstein …
Já que você gosta de programação baixo nível, comece com eletrônica digital, aí você aprenderá lógica boolean, o que são as portas lógicas E , OU e NOT, flip-flops, como construir uma memória, um barramente, uma CPU. Ou seja, você vai aprender como manipular diretamente os 1s e 0s. Com um bom curso de eletrônica digital você entenderá melhor como funciona a programação em assembly. Além de fóruns sobre SOs, outros bons fóruns em que você pode se informar melhor sobre o assunto seriam fóruns de eletrônica, robótica, automação, etc.
[quote=rmendes08]Mais uma vez assembler, a resposta vai de encontro ao que já foi explicado aqui:
1 - Usar assembly depende da necessidade
2 - é usado somente quando necessário, ou seja, quando não é possível usar C, Java ou outra linguagem de alto nível
3 - Usado em aplicações específicas: bootloaders e drivers
4 - Sistemas embarcados de performance limitada. Alguns dispositivos, como ARM ou RaspberryPI já suportam Java por exemplo
5 - quando se quer usar instruções específicas de uma CPU, porém, como já foi respondido, os compiladores mais modernos já conseguem gerar código otimizado nesse aspecto
Cara, fazer esse tipo de pergunta pro Tanembaum seria a mesma coisa que perguntar “Quanto é 7 x 8 ?” para o Einstein …
Já que você gosta de programação baixo nível, comece com eletrônica digital, aí você aprenderá lógica boolean, o que são as portas lógicas E , OU e NOT, flip-flops, como construir uma memória, um barramente, uma CPU. Ou seja, você vai aprender como manipular diretamente os 1s e 0s. Com um bom curso de eletrônica digital você entenderá melhor como funciona a programação em assembly. Além de fóruns sobre SOs, outros bons fóruns em que você pode se informar melhor sobre o assunto seriam fóruns de eletrônica, robótica, automação, etc. [/quote]
E, detalhe, as indústrias que ele cita são exatamente as que trabalhei. E onde eu vi o assembly sendo gradativamente descontinuado.
[quote=A H Gusukuma][quote=assembler]
Por favor, me ajudem, o que eu devo estudar para não continuar desinformado como eu falei que estou desinformado nessa mensagem?
[/quote]
Você pode informar seu nível de estudo, profissão, interesses, enfim seu perfil? Aí fica mais fácil indicar alguma coisa.[/quote]
Eu pedi ajuda para saber o que devo estudar para não continuar tão desinformado que nem sei se eu deveria ter falado que o tópico que eu criei no newsgroup do Minix 3 seria melhor se Andrew Tanembaum e aqueles que não dizem que a distinção entre hexadecimal e código de máquina é geralmente, de fato, tolo participassem como eu falei, o que eu falei?
Mas eu fiquei muito satisfeito com a resposta de todos vocês, eu não esperava toda essa atenção.
[quote=assembler][quote=A H Gusukuma][quote=assembler]
[/quote]
Você pode informar seu nível de estudo, profissão, interesses, enfim seu perfil? Aí fica mais fácil indicar alguma coisa.[/quote]
Eu pedi ajuda para saber o que devo estudar para não continuar tão desinformado que nem sei se eu deveria ter falado que o tópico que eu criei no newsgroup do Minix 3 seria melhor se Andrew Tanembaum e aqueles que não dizem que a distinção entre hexadecimal e código de máquina é geralmente, de fato, tolo participassem como eu falei, o que eu falei?
Mas eu fiquei muito satisfeito com a resposta de todos vocês, eu não esperava toda essa atenção.
[/quote]
Acho que primeiramente você deveria estudar Língua Portuguesa, pra aprender a se fazer entender quando escreve. Sério, não entendi nada nesse seu post…
Segundo, se você está tão confuso assim, comece lendo artigos sobre a história da computação, evolução das linguagens de programação e afins. Procure artigos mais técnicos pra entender como aconteceu esta evolução.
Infelizmente se você ficar inerte, só pedindo material de mão beijada pra estudar sobre programação, vai continuar sem saber de nada. Ninguém pode ficar o tempo todo te acompanhando e dando dica…
[quote=BrunoSC]Amigo, como já falaram, com o tempo que você gastou perguntando se vale a pena estudar já estaria craque, seria o novo Tanenbaum.
Só uma dúvida: Porque essa “tara” por assembly? Você acha que programar em C é fácil?[/quote]
Bruno SC, eu gosto tanto de codificação, até mesmo de binário, hexadecimal e assembly que saem lágrimas dos meus olhos. Provavelmente eu nasci tendo esse dom.
Pergunta para o usuário Henrique Bastos do Python Brasil porque ele acha divertido programar em hexadecimal, por favor. Ele disse:
" É divertido. Recomendo!
Fiz um emulador de chip8 onde vc não tem opção a não ser programar em hex.
[quote=assembler][quote=BrunoSC]Amigo, como já falaram, com o tempo que você gastou perguntando se vale a pena estudar já estaria craque, seria o novo Tanenbaum.
Só uma dúvida: Porque essa “tara” por assembly? Você acha que programar em C é fácil?[/quote]
Bruno SC, eu gosto tanto de codificação, até mesmo de binário, hexadecimal e assembly que saem lágrimas dos meus olhos. Provavelmente eu nasci tendo esse dom.
Pergunta para o usuário Henrique Bastos do Python Brasil porque ele acha divertido programar em hexadecimal, por favor. Ele disse:
[quote=assembler][quote=BrunoSC]Amigo, como já falaram, com o tempo que você gastou perguntando se vale a pena estudar já estaria craque, seria o novo Tanenbaum.
[quote=BrunoSC][quote=assembler][quote=BrunoSC]Amigo, como já falaram, com o tempo que você gastou perguntando se vale a pena estudar já estaria craque, seria o novo Tanenbaum.
Mas se você gosta tanto assim, porque vai atrás da opnião dos outros?
Se gosta tanto assim, vai fundo.
Sempre vai ter espaço para bons profissionais.[/quote]
Graças a essa minha busca, eu soube que provavelmente a distinção entre hexadecimal e código de máquina é geralmente, de fato tolo como disse o Erik van der Kouwe no grupo do Google do Minix 3. https://groups.google.com/forum/#!topic/minix3/MhpTIwanZeA
Eu gostaria muito de saber das principais opiniões sobre esse assunto, talvez isso inclui as opiniões dos principais programadores sobre esse assunto, por exemplo, Linus Torvalds, Richard Stallman, Bill Gates, etc, se é que eles são parte dos principais programadores.
Muito provavelmente você entendeu errado assembler …
Código de máquina é aquilo que a CPU vai entender. O código de máquina pode ser representado em qualquer base numérica binária, decimal, octal, hexadecimal,etc. Porém, o hexadecimal é usado por ser mais enxuto. O assembly nada mais é do que a representação do código de máquina através de mnemônicos. Por exemplo, no emulador do chipy8:
cara, você deve ter assistido a algum filme sobre hacker e deve ter ficado impressionado. Qualquer curso de Ciência da Computação/Engenharia de Computação vai te ensinar a trabalhar com bases numéricas diferentes. São só jeitos diferentes de representar a mesma coisa, veja: