Entendi, você não quer a nossa opinião, já que você não nos considera como “principais desenvolvedores”…
[/quote]
Gusukuma, esqueci de dizer, eu quis ouvir a opinião de vocês, mas agora vou procurar as opiniões dos principais desenvolvedores sobre isso, se é que existem tais desenvolvedores.
Porque não saber, por exemplo, a opinião de Richard Stallman sobre esse assunto, se é que ele é um dos principais desenvolvedores?
Entendi, você não quer a nossa opinião, já que você não nos considera como “principais desenvolvedores”…
[/quote]
Gusukuma, esqueci de dizer, eu quis ouvir a opinião de vocês, mas agora vou procurar as opiniões dos principais desenvolvedores sobre isso, se é que existem tais desenvolvedores.
Porque não saber, por exemplo, a opinião de Richard Stallman sobre esse assunto, se é que ele é um dos principais desenvolvedores?
[/quote]
Se o seu objetivo é pesquisar sobre isso, sem problema nenhum. Agora, se algum deles achar uma coisa e outro achar outra coisa, vai alterar seu gosto por programar em assembly?
[/quote]
[/quote]
Se o seu objetivo é pesquisar sobre isso, sem problema nenhum. Agora, se algum deles achar uma coisa e outro achar outra coisa, vai alterar seu gosto por programar em assembly?[/quote]
Não. Não desistirei de tentar ter bom salário, programar por hobby por causa de alguém achar uma coisa e outro achar outra coisa, não vai valer a pena desistir por causa dessas coisas.
Abraços, Gusukuma.
Eu faço muitos projetos só por hobby. Por exemplo, já perdi muito tempo implementando um pipeline fixo em software. Lento pra diabos, que não serve para nada, pois não faz sentido falar em competir com a OpenGL ou o DirectX. Inclusive, o material que estudei para isso, por ser antigo, tem muito código em assembly:
Também passei horas fazendo um Ray Tracer. Gera imagens bonitas e tal, mas não tem utilidade prática real, pois também não foi competir com grandes softwares de Ray Tracing.
Nada impede de você programar com uma outra linguagem, e depois gastar horas fazendo projetinhos em assembly. Se é por hobby, não interessa prazo, ou mesmo ter alguma utilidade. Só interessa ser legal, e você se divertir no processo.
[quote=assembler]
Não. Não desistirei de tentar ter bom salário, programar por hobby por causa de alguém achar uma coisa e outro achar outra coisa, não vai valer a pena desistir por causa dessas coisas.
Abraços, Gusukuma.[/quote]
Então, não tem sentido perder tempo procurando por esse tipo de opinião. Sinceramente, não vai acrescentar nada, a não ser a título de curiosidade.
Se o objetivo for profissional, o caminho mais fácil é cursar uma boa faculdade.
Boa sorte.
Nossa cara, até hoje acho isso uma das técnicas de plotagens mais lindas. Acho uma pena que tenhamos que sair das funções e métodos (programação crua - muito lento) pra comunicar diretamente com a placa gráfica (metodos já prontos na forma de matrizes da placa gráfica - muito rápido). Acha massa estudar vetores pra poder fazer plotagens. Hoje só faço estudo de vetores pra plotagens pra fazer charts.
alguns passos que segui ao estudar assembly:
Depois que a gente faz um hello world ou algo um pouco mais complexo e a gente ve como o assembly funciona, perdemos o interesse em ficar estudando tanto isso.
Eu usei pra controlar pics (familia 12 e 18 f) e portas paralelas por uns 10 anos. As vezes ainda brinco com isso.
O que posso falar sobre assembly é que é cada S.O. tem seu conjunto de instruções (hexadecimal) significando algo para ser executado. Hoje quase ninguém busca trabalhar com isso porque existem uma infinidade de S.O.s e instruções e os compiladores possuem a flexibilidade pra compilar para qualquer S.O… Os protocolos gerados variam muito de compilador pra compilador. Vai ver no post a diferença entre os tamanhos de um hello world pro outro.
Se gosta, vai em frente, eu recomendo estudar maquina de turing. Estes dias terminei de ler um livro muito bacana sobre este tipo de assunto: Gödel, Escher, Bach: um entrelaçamento de Gênios Brilhantes (geralmente chamado GEB). Se quer algo pesado pra estudar, com relação a LFA e assembly, dá uma lida neste livro quando puder. Este livro fala de forma bem didática e profunda sobre o assunto além de outras idéias.
A humanidade se esqueceu como fizeram as piramides. É sempre bom que exista alguém que conheça um pouco de onde as coisas surgiram.
[quote=A H Gusukuma][quote=assembler]
Então, não tem sentido perder tempo procurando por esse tipo de opinião. Sinceramente, não vai acrescentar nada, a não ser a título de curiosidade.
Se o objetivo for profissional, o caminho mais fácil é cursar uma boa faculdade.
Boa sorte.
[/quote]
Gusukuma, eu também não falei que não desistirei de programar por hobby por causa de alguém achar uma coisa e outro achar outra coisa ?
O que eu escrevi que te confunde ou te faz entender errado?
Infelizmente, não posso ser mais claro do que fui, por favor, me desculpe, amigo Gusukuma.
Boa sorte.
[quote=assembler][quote=A H Gusukuma][quote=assembler]
Boa sorte.
[/quote]
Gusukuma, eu também não falei que não desistirei de programar por hobby por causa de alguém achar uma coisa e outro achar outra coisa ?
O que eu escrevi que te confunde ou te faz entender errado?
Infelizmente, não posso ser mais claro do que fui, por favor, me desculpe, amigo Gusukuma.
Boa sorte.[/quote]
Eu entendi claramente, apenas coloquei que, sendo assim, não gaste tempo com isso!
Você vai usar assembly em hardwares realmente limitados, e, mesmo assim quando não houver um compilador de qualidade disponível. Normalmente esse hardware já vem com a ferramenta e um datasheet.
Hoje em dia a grande maioria dos compiladores ansi c escrevem assembly para uma ampla(90%) diversidade de hardwares no mercado.
Como foi dito, a curva de complexidade para manter um protejo escrito somente em assembly vai às alturas. É um parto ter que endereçar memória quando se pode apenas declarar uma variável.
Assembly hoje mesmo somente para engenharia de microcontroladores e microprocessadores.
É bom aprender apenas o básico da coisa.
Não diria entender a fundo, mas o básico para percebermos a importância no contexto tão baixo no nível de desenvolvimento, e como se dá o funcionamento de plataforma modernas com o .Net e Java.