Esses são artigos de um professor, bastante simples, que traz algumas aplicações práticas da teoria básica de computação:
Para quem acha que faculdade boa é ensinar 15 frameworls diferentes que cairão em desuso na próxima década, fica a dica.
Esses são artigos de um professor, bastante simples, que traz algumas aplicações práticas da teoria básica de computação:
Para quem acha que faculdade boa é ensinar 15 frameworls diferentes que cairão em desuso na próxima década, fica a dica.
O que me preocupa nesta geração é que sonham em ser desenvolvedores de jogos e ao mesmo tempo afirmam que não gostam de matemática…
Dá para entender tamanha alienação???
Textos excelentes.
[quote=asandrob]O que me preocupa nesta geração é que sonham em ser desenvolvedores de jogos e ao mesmo tempo afirmam que não gostam de matemática…
Dá para entender tamanha alienação???[/quote]
É a geração MTV…
Como diz a assinatura de alguem aqui do forum:“Todo mundo quer ganhar a maratona,mas ninguem quer correr os 40 km”.
[quote=rmendes08]Esses são artigos de um professor, bastante simples, que traz algumas aplicações práticas da teoria básica de computação:
Para quem acha que faculdade boa é ensinar 15 frameworls diferentes que cairão em desuso na próxima década, fica a dica.[/quote]
Excelentes artigos!
Agora,são uns completos ignorantes esses que afirmam que faculdade não serve pra nada(assim como também o são aqueles que acham que ela é a solução de tudo).
Fantástico!
Na minha opinião temos de começar a atacar a visão predominante na nossa área de que desenvolvimento de sistemas é igual CRUD sempre.
Bom saber que tem mais gente atuando por ai.
Agora é divulgar o bom trabalho!
Legal mas…
precisa mesmo de faculdade pra saber como usar Threads e o método sort?
[quote=JoseIgnacio]Legal mas…
[/quote]
Não é isso que os artigos falam!
Está vinculando a base teórica com sua “aplicabilidade” (não sei se existe essa palavra).
Pois na minha opinião o conhecimento desassociado de uma prática logo é esquecido. System.gc…
OPA!!!
Muito bom os dois artigos, mas o problema é que quando começamos faculdade não temos tanto essa visão… sorte de quem lê artigos dessa forma e começa a ver as matérias que não acham importantes de outra forma!
Mas ótimo artigo!
ABS!!!
[quote=JoseIgnacio]Legal mas…
[/quote]
Bom, entre outras coisas, interpretação de texto também é muito ignorada …
Não é sobre aprender API’s, é sobre os conceitos por trás das ferramentas. Usar a API de Threads do Java é uma coisa, isolar corretamente um trecho em que há condição de corrida já não é algo tão trivial. Bom, pode até ser, mas não é o tipo de conteúdo que você encontra em tutoriais e vídeo-aulas desses que estão espalhados na Internet.
Ótimos artigos, para mim que ainda estou na faculdade e que só tenho 5 meses na área, é de suma importância tomar conhecimento destes conceitos.
Realmente sempre me perguntei por que algumas matérias são necessárias, mas diferente da maioria da turma, imaginei que um dia faria sentido, e tanto com experiência aqui do trabalho, quanto nesses artigos, e ta aí a prova
uma matéria que fez falta no meu curso e eu não aprendi na faculdade…semáforos/threads
tive que aprender por conta…
mas verdade seja dita, não são essas matérias que reclamamos que não servem pra nada…
Realmente… nisso aí eu tenho que concordar com você.
existem cursos e cursos, tem faculdade que volta o ensino para o mercado ensinando a como programar java EE por exemplo, e existem faculdades mais teoricas, que ensinam coisas mais genericas.
Eu prefiro o segundo tipo, pois geralmente é conteudo mais abstrato, que pode ser usado independente de plataforma/tecnologia e mais dificil de entender, vai tentar aprender Compiladores sozinho …
Todos os problemas são resolvidos com matemática aplicada. Tem gente que diz o contrário, mas é muito mais simples de enquadrar e visualizar um quando se entende dela. O grande problema de desempenho de sistemas normalmente está em 90% ligado à algoritmos mal desenhados.
Foi o que eu disse!
[quote]O que me preocupa nesta geração é que sonham em ser desenvolvedores de jogos e ao mesmo tempo afirmam que não gostam de matemática…
Dá para entender tamanha alienação???[/quote]
Eu teria vergonha de deixar meu usuário esperando 30 segundos para mostrar um mapa com 500 posições. :roll:
Aqui no meu projeto eu tb trabalho com mapas, só que plotando veículos. Um de nossos clientes tem 200 veículos e levamos pouco mais de 5s para plotar todos eles.
A melhor parte é que tudo isso foi obtido de maneira bem simples (Keep It Simple Stupid) sem essas mirabolâncias de threads e semáforos.
Quanto ao assunto faculdade, é óbvio q ela dá um empurrão, mas quanto mais Sênior um profissional é, mais dependência de seus méritos pessoais para se destacar…
KISS principle é algo muito importante que as faculdades deveriam ensinar, porque é um estilo e uma filosofia, e não uma coisa que o computador pode fazer. Só um humano pode fazer uma coisa ficar simples e elegante, assim como só um humano pode reconhecer se o rosto na foto é feminino ou masculino.
Threads (concorrencia) é uma coisa difícil de entender e dominar. Taí uma área onde um curso de faculdade pode ser útil. Mas nada impede de o cara aprender isso por conta-própria, mas mão na massa se faz necessária para aprender isso.
[quote=andre_salvati]Eu teria vergonha de deixar meu usuário esperando 30 segundos para mostrar um mapa com 500 posições. :roll:
Aqui no meu projeto eu tb trabalho com mapas, só que plotando veículos. Um de nossos clientes tem 200 veículos e levamos pouco mais de 5s para plotar todos eles.
[/quote]
Mas pelo que eu entendi no texto, a grandeza de informações que o sistema se propõe a mostrar é muito superior a 200 ou 500 posições. Talvez se fossem apenas 200 como a sua, seria muito menos do que 30 segundos ou até outra solução seria empregada, vai saber.
Então escreva um artigo e nos apresente a sua solução.
[quote=blackforce]
Então escreva um artigo e nos apresente a sua solução. [/quote]
Sem tempo.
Além do mais, todo segredo tem um preço.
Não subo apenas as posições (XY) para o client, eu subo tb todos os dados de telemetria que são apresentados no balão (infowindow) quando o usuário clica em cada veículo.