Olá
Só complementando…
Citei R como exemplo, poderia ter citado Matlab, SPSS ou outra coisa qualquer. Não creio que um programador R seja caro porque acho que nem existe. Basta uma lidinha no fim de semana e na 2a feira já se pode fazer alguma coisa.
Há vários meios de se integrar as diversas tecnologias de modo simples e ágil. Os fãs de SOAP não precisam esfregar as mãos…
Outra consideração desta vez nada a ver com sistemas completos mas com trabalhos do dia a dia.
Empresas gigantes vivem resolvendo problemas pequenos. Há quem pense que trabalhar em empresa grande é lidar somente com problemas complexos mas na prática pode não ser verdade. Há que fazer pequenos relatórios para outros departamentos, há que mostrar resultados graficamente e muitas outras pequenas coisas. Tenho um amigo que é diretor comercial de uma grande e conhecidíssima empresa. Ele reclamou que lhe faltam informações no dia a dia e isto faz com que perca negócios. Lá faltam justamente profissionais de TI capazes de suprir as necessidades mais imediatas popis estão todos envolvidos nos projetões que nunca ficam prontos e que poucos aprenderão a usar já que foram projetados para serem genéricos.
A mim parece contraproducente usar Java para fazer CRUD para gerar um relatório (sem falar no risco do Javaneiro querer usar Jasper reports e exportar para Excel quanto tudo que lhe pediram foi uma tabela). Para que escrever trocentas linhas se há outras linguagens e ambientes como Ruby/Rails ou Python/Django que chegam ao mesmo resultado com menos esforço e mais rapidamente? Tudo bem, sou fã do jfreechart. Mas para mostrar um grafico rápido o gnuplot dá de dez a zero. Na maioria das vezes são coisas rápidas que nem sempre são muito usadas, servem apenas para satisfazer necessidades momentâneas.
O grande risco para a empresa não é a salada de pequenas aplicações que ficará de legado. A maioria atende a um pequeno grupo ou departamento que sabe se virar com ela. Nem sempre precisam rodar na mesma JVM. Estou falando de resolver pequenos problemas com agilidade.
O risco é aparecer um consultor que convença a diretoria a integrar tudo via SOAP com uma IDE escravizadora que gera 43 mil linhas de código + XML para que um tal programinha responda a algum outro. A empresa investirá milhões, comprará diversos aplicativos e no fundo o cara lá do outro departamento queria mesmo era aquele CRUDezinho que ele já sabia usar.
[]s
Luca