Para não sair da rotina do grupo - Passei na SCJP!

Olá Pessoal.

Fiz a prova ontem em Ribeirão Preto. Meu score foi de 79%.

Então segue aí minha opinião sobre os estudos e a prova: O livro da K&B é totalmente suficiente para você adquirir o conhecimento para a prova, pois cobre tudo. Mas sem os mocks acho que é meio difícil passar, para você se acostumar com os pegas e agilidade para compreendimento dos trechos de códigos.

Comprei o livro no começo deste ano, e comecei a ler. Quando cheguei no terceiro capítulo, fui muito mal nas questões do livro, então desanimei. Passado alguns meses, peguei novamente o livro, decidido a estudar, nem se fosse apenas umas 5 folhas por dia, mas todo dia eu lia um pouquinho para acostumar. Em um mês e meio eu li o livro todo, mas foi aquela lida, bem devagar, compreendendo bem todos os assuntos, tentando não deixar dúvidas para trás. Assim q eu terminei, tirei folga do serviço por uma semana e meia e nesse tempo eu reli todo o livro novamente, mas dessa vez foi de forma bem rápida, para relembrar alguns assuntos, pois você esquece muita coisa, é muito detalhe.

Assim que terminei, comecei a fazer mocks da whiz e do livro da K&B, e no primeiro mock da whiz acertei 26 questões. Péssimo. E o mais importante, são aquelas explicações dos mocks. No segundo, já acertei 44 questões (61%), no terceiro 72% (livro da K&B) e no quarto 72% também, pois não deu tempo de estudar mais nada, pois esse último já era no dia da prova 2 e meia da manhã. Cada mock são 3 horas, mais umas 2 a 3 horas lendo as explicações, toma muito tempo.

Sempre que surgia uma dúvida, eu criava classes para testar. Isso é muuuito importante também. Os assunto que eu tinha dificuldade, fazia relatórios para ajudar na memorização.

Quanto a prova, é bem mais fácil do que os mocks, pois minha nota foi maior do que em todos (E como todos aqui no forum dizem). Os trechos de códigos na prova não são tão grandes e cansativos como os mocks. Sempre que aparecia uma questão Drag and Drop eu ficava feliz, pois eu achei elas muito fáceis.

Estudem bastante “Conjuntos, Genéricos e Threads”, o máximo que vocês puderem, e não deixem dúvidas, pois é o que domina a prova. Também caiu conversão (Tipo: Classes Veículo, Carro, Fusca) criando objetos de cada uma destas e atribuindo umas às outras, também perguntando quais lançariam ClassCastException.

Caiu um pega que eu li num depoimento aqui no guj que eu não lembro quem é, mas que era o seguinte: printf("%1$d - %2$b", 2, “alguma coisa”); Vai imprimir 2 - true. Qualquer coisa que estiver na segunda posição, que não seja null e false, vai retornar true, e não lançar exceção, por não ser um valor booleano.

Teve uma falando assim: “Você é um homem e tem um melhor amigo que é um dog.” Eu escolhi essa “class Man{Dog bestFriend;}” e fiquei em dúvida nessa “class Man{BestFriend dog;}”.

Sobre compilação com classpaths e arquivos .jar. Criar arquivos com File, FileReader, FileWriter, etc… Havia uma implementação errada do método “private void writeObject(”, uma de threads, onde uma classe extendia Thread e subscrivia run, e na hora da instanciação, passava um Runnable implementando run, e perguntava qual seria executado. Cobrando junto aqui conhecimento de classes anônimas.

Métodos privates aparentemente sendo subscritos (privates são visíveis apenas na classe que foram criados). Orientação a objetos caiu bastante também.

Bom, o que me lembro no momento é isso… Se eu lembrar de mais alguns pegas eu posto aqui…

Então pessoal, quando vocês estiverem tirando uma média de 70% nos mocks, podem ir fazer a prova tranquilamente… Não tem erro…

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, tamos aíh!

Abraços!

Parabéns!!

Meus parabéns cara.
Para pessoas como eu, que estão começando a estudar para tirar a certificação, depoimentos de pessoas como você ajudam bastante =)

Obrigado!

Parabens BezerraSantos!!!
Em breve, vou postar aqui o meu relato tambem.
…estou ate agora (as 02:00 AM) fazendo os mocks… (veio! eh coisa pra kct!)

Sucesso com o SCJP!!!

aewww mais um Sun Certified Java Programmer… isso ai cara parabéns :smiley:
Abraços

Esses mocks sao do livro mesmo?

Os do livro são muito bons, bem condizente com a realidade da prova. Porém ainda acho que somente eles é insuficiente para fazer uma boa prova. Para isso recomendo:

http://www.danchisholm.net/

Mesmo abordando a Java 1.4, o conjunto de questões de dan são excelentes, alto nível e são MUITAS questões, acredito que mais de 500.

Na verdade então essa foi uma das que você errou, pois, ele imprime 2 - true. Qualquer String não nula que vá ser impressa como boolean é avaliada para true!

Mas mesmo assim parabéns… :stuck_out_tongue:

Minha prova está marcada para dia 21, e nos mocks tanto do Livro de Certificação do Serson, como no Master Exam eu estou sempre tirando 93% +/- . Enfim, acho q dá né? :twisted:

Abs… t+!

isso ai cara…mandou bem…

meus parabéns…

[]'s

Parabéns ai! Sucesso!

Pro pafuncio -> Eu também tinha percebido e com o que ele falou eu tinha ficado na dúvida se ia avaliar pra true ou false. Valeu pela explicação e por confirmar.

[]s
Gunnar

parabens cara…

fizemos a prova no mesmo lugar e tiramos a mesma nota… :lol: :lol:

que venha a SCWCD… abraços

[quote=caduengenheiro]parabens cara…

fizemos a prova no mesmo lugar e tiramos a mesma nota… :lol: :lol:

que venha a SCWCD… abraços[/quote]

colaram… :stuck_out_tongue:

parabens para vc tb!!

Fala Galera!!!

Obrigado a todos pela atenção!

Então Renan_ e jlucasfs, li bastante depoimentos aqui que me ajudaram bastante, e tenho certeza que logo vocês estarão postando aqui também. Fazem bastante mocks!

Aí Link_pg, lembro que um dos depoimentos que li foi o seu.

Pô galera, peço desculpas por ter dado uma dica errada aí (menos 10% na porcentagem da certificação :-p) sobre o printf. E olha que eu fiz classes somente para testar isso, e chegou na hora errei. É exatamente o contrário do que eu havia escrito. Eu me enrolei um pouco no começo, pois estava muito tenso, e meu tempo ficou meio em cima. Arrumei lá para o pessoal não ler errado dinovo. Agora tenho certeza que quem leu as mensagens aqui, não erra mais sobre isso… Valew pafuncio. Pô, e com essa porcentagem nos mocks, só não vai humilhar a gente com 100% hein.

Aí caduengenheiro, nota muito boa essa sua hein… :smiley: Agora aquele monitor todo embaçado, fala sério hein…rs

Pra quem quiser começar com alguns mocks mais fáceis: http://www.xyzws.com/scjp.do?cat=scjp&smenu=MOCK

Abraços!

estou aguardando o link para o download do whizlabs versao full…

comprei de manha, e agora a pouco, eles me mandaram o meu ID da licença, mas nao mandaram o link para o download…se alguem ai tiver, passa ai…

vlww

[quote=pardal_nb]estou aguardando o link para o download do whizlabs versao full…

comprei de manha, e agora a pouco, eles me mandaram o meu ID da licença, mas nao mandaram o link para o download…se alguem ai tiver, passa ai…

vlww[/quote]

baixa a versão trial
é a mesma. Quando você ativa a trial ela fica full com todas as questões etc etc etc

Se ainda estiver com dúvida manda um email pra eles.

[]s
Gunnar

[quote=gk-bgh][quote=pardal_nb]estou aguardando o link para o download do whizlabs versao full…

vlww[/quote]

baixa a versão trial
é a mesma. Quando você ativa a trial ela fica full com todas as questões etc etc etc

[]s
Gunnar[/quote]

já mandei o email, mas eles demoram pra kct pra responder…

[quote=pardal_nb][quote=gk-bgh][quote=pardal_nb]estou aguardando o link para o download do whizlabs versao full…

vlww[/quote]

baixa a versão trial

[]s
Gunnar[/quote]

já mandei o email, mas eles demoram pra kct pra responder…[/quote]

É porque eles estão na India. :slight_smile:
Amanhã eles devem responder…ou hoje a noite.

[]s
Gunnar

Aí Pardal_nb, você baixa a versão trial mesmo, e vai ter uma opção para ativar como full, pedindo seu código de licença.

Muito bom investimento o Whizlabs… Você não vai se arrepender.

[quote=bezerrasantos]Aí Pardal_nb, você baixa a versão trial mesmo, e vai ter uma opção para ativar como full, pedindo seu código de licença.

Muito bom investimento o Whizlabs… Você não vai se arrepender.[/quote]

jóia…

vlw ai…

eles me mandaram uma licenca q pode ser instalada em 2 pcs somente…vou tentar nao usar as 2…dps da rpova vendo a outra…flw

O que vem a ser K&B e mock?

Desculpem a pergunta besta :oops: