Olá Pessoal.
Fiz a prova ontem em Ribeirão Preto. Meu score foi de 79%.
Então segue aí minha opinião sobre os estudos e a prova: O livro da K&B é totalmente suficiente para você adquirir o conhecimento para a prova, pois cobre tudo. Mas sem os mocks acho que é meio difícil passar, para você se acostumar com os pegas e agilidade para compreendimento dos trechos de códigos.
Comprei o livro no começo deste ano, e comecei a ler. Quando cheguei no terceiro capítulo, fui muito mal nas questões do livro, então desanimei. Passado alguns meses, peguei novamente o livro, decidido a estudar, nem se fosse apenas umas 5 folhas por dia, mas todo dia eu lia um pouquinho para acostumar. Em um mês e meio eu li o livro todo, mas foi aquela lida, bem devagar, compreendendo bem todos os assuntos, tentando não deixar dúvidas para trás. Assim q eu terminei, tirei folga do serviço por uma semana e meia e nesse tempo eu reli todo o livro novamente, mas dessa vez foi de forma bem rápida, para relembrar alguns assuntos, pois você esquece muita coisa, é muito detalhe.
Assim que terminei, comecei a fazer mocks da whiz e do livro da K&B, e no primeiro mock da whiz acertei 26 questões. Péssimo. E o mais importante, são aquelas explicações dos mocks. No segundo, já acertei 44 questões (61%), no terceiro 72% (livro da K&B) e no quarto 72% também, pois não deu tempo de estudar mais nada, pois esse último já era no dia da prova 2 e meia da manhã. Cada mock são 3 horas, mais umas 2 a 3 horas lendo as explicações, toma muito tempo.
Sempre que surgia uma dúvida, eu criava classes para testar. Isso é muuuito importante também. Os assunto que eu tinha dificuldade, fazia relatórios para ajudar na memorização.
Quanto a prova, é bem mais fácil do que os mocks, pois minha nota foi maior do que em todos (E como todos aqui no forum dizem). Os trechos de códigos na prova não são tão grandes e cansativos como os mocks. Sempre que aparecia uma questão Drag and Drop eu ficava feliz, pois eu achei elas muito fáceis.
Estudem bastante “Conjuntos, Genéricos e Threads”, o máximo que vocês puderem, e não deixem dúvidas, pois é o que domina a prova. Também caiu conversão (Tipo: Classes Veículo, Carro, Fusca) criando objetos de cada uma destas e atribuindo umas às outras, também perguntando quais lançariam ClassCastException.
Caiu um pega que eu li num depoimento aqui no guj que eu não lembro quem é, mas que era o seguinte: printf("%1$d - %2$b", 2, “alguma coisa”); Vai imprimir 2 - true. Qualquer coisa que estiver na segunda posição, que não seja null e false, vai retornar true, e não lançar exceção, por não ser um valor booleano.
Teve uma falando assim: “Você é um homem e tem um melhor amigo que é um dog.” Eu escolhi essa “class Man{Dog bestFriend;}” e fiquei em dúvida nessa “class Man{BestFriend dog;}”.
Sobre compilação com classpaths e arquivos .jar. Criar arquivos com File, FileReader, FileWriter, etc… Havia uma implementação errada do método “private void writeObject(”, uma de threads, onde uma classe extendia Thread e subscrivia run, e na hora da instanciação, passava um Runnable implementando run, e perguntava qual seria executado. Cobrando junto aqui conhecimento de classes anônimas.
Métodos privates aparentemente sendo subscritos (privates são visíveis apenas na classe que foram criados). Orientação a objetos caiu bastante também.
Bom, o que me lembro no momento é isso… Se eu lembrar de mais alguns pegas eu posto aqui…
Então pessoal, quando vocês estiverem tirando uma média de 70% nos mocks, podem ir fazer a prova tranquilamente… Não tem erro…
Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, tamos aíh!
Abraços!