Sou desenvolvedor Java Web, um entusiasta do Java desde a versão 1.2. Hoje desenvolvo para Web utilizando Java com Hibernate, Struts, Spring, VRaptor, etc…
Agora preciso desenvolver para desktop, são aplicações com acesso a banco de dados, importação de arquivos e por aí vai, nada de interface muito elaborada. A dúvida, qual é a ferramenta mais indicada? Ainda o Swing ou JavaFX tá emplacando?
Preciso de uma ferramenta que me dê a mesma agilidade que tenho no desenvolvimento Web, preferencialmente com suporte a MVC, etc…
Dai depende… que tipo de coisa vc vai usar? Vai precisar de comunicação com servidores? envio de soquetes? banco de dados sera na maquina ou remoto?
muitas transações ou pouca? o que é mais crucial? interface gráfica ou escabilidade da app? vai precisar de acesso nativo na maquina? comunicação a impressoras fiscais, hardware em geral, qual é a configuração de hardware das maquinas onde o software será instalado, etc…
Tudo isto importa a se verificar uma ferramenta de alta produtividade para desenvolvimento desktop.
C
crmoreira
Olá Luis,
Bom, preciso de suporte a DB local e remoto, baixo volume de transações, acesso somente ao sistema de arquivos para fazer importação e exportação de dados de planilhas para bancos de dados. Não preciso de acesso às portas de comunicação do sistema. A interface gráfica é importante, mas não determinante. No passado resolvia estes problemas com o Swing, mas ouvi falar que a Oracle pretende não suportá-lo mais, em breve.
As possibilidades que encontrei até agora foram:
1.Swing
2.Titanium Studio
3.JavaFX
Mas realmente não sei qual caminho seguir…
Obrigado pela colaboração,
[]'s
maior_abandonado
crmoreira:
Olá Luis,