Para onde ir? [RESOLVIDO]

Pessoal,

Sou desenvolvedor Java Web, um entusiasta do Java desde a versão 1.2. Hoje desenvolvo para Web utilizando Java com Hibernate, Struts, Spring, VRaptor, etc…

Agora preciso desenvolver para desktop, são aplicações com acesso a banco de dados, importação de arquivos e por aí vai, nada de interface muito elaborada. A dúvida, qual é a ferramenta mais indicada? Ainda o Swing ou JavaFX tá emplacando?

Preciso de uma ferramenta que me dê a mesma agilidade que tenho no desenvolvimento Web, preferencialmente com suporte a MVC, etc…

Desde já agradeço,

Dai depende… que tipo de coisa vc vai usar? Vai precisar de comunicação com servidores? envio de soquetes? banco de dados sera na maquina ou remoto?
muitas transações ou pouca? o que é mais crucial? interface gráfica ou escabilidade da app? vai precisar de acesso nativo na maquina? comunicação a impressoras fiscais, hardware em geral, qual é a configuração de hardware das maquinas onde o software será instalado, etc…

Tudo isto importa a se verificar uma ferramenta de alta produtividade para desenvolvimento desktop.

Olá Luis,

Bom, preciso de suporte a DB local e remoto, baixo volume de transações, acesso somente ao sistema de arquivos para fazer importação e exportação de dados de planilhas para bancos de dados. Não preciso de acesso às portas de comunicação do sistema. A interface gráfica é importante, mas não determinante. No passado resolvia estes problemas com o Swing, mas ouvi falar que a Oracle pretende não suportá-lo mais, em breve.

As possibilidades que encontrei até agora foram:

1.Swing
2.Titanium Studio
3.JavaFX

Mas realmente não sei qual caminho seguir…

Obrigado pela colaboração,

[]'s

[quote=crmoreira]Olá Luis,