Para os certificados, Rafael Steli, Elvis , etc

Ae JCPs
Vc estudaram a especificação da linguagem java do site da sun ou soh pegaram os guias mesmo???
Ces acham q vale a pena estudar as especificações??? Tipo ces acham q pode cair algo sobre a gramatica do java ou o analisador lexico???
Abraços

Sobre a sintaxe da linguagem, o comportamento esperado de algumas coisas não tão usadas no dia a dia, etc, cai muito na prova!
Mas no meu caso, um bom livro para a certificação já resolveu.
Mesmo assim, se você tiver tempo, é sempre interessante ler o Language Specification.

Oi Bani e todos do GUJ,
aproveitando o assunto sobre a prova, minha prova de certificação esta marcada para Maio, tenho lido bastante
o livro “verde”, e o livro “The Complete Java2 Certification Study Guide”,
mas gostaria de saber uns links com macetes, armadilhas que caem na
prova, se vc ou mais alguém puder me ajudar, ficaria muito grato…

[]'s
Alexandre Martins

http://www.javaranch.com
http://www.javaprepare.com
http://www.jchq.net

Rafael

Achei as provas do JavaRanch bem compatíveis com as da prova de certificação.

(Marcus Green Mock Exams).

É so tirar a parte de AWT e I/O.

Não precisei estudar pela especificação não. E estudar pelo livro verde não rola muito. É bom como um COMPLEMENTO, mas o livro oficial deve ser o Complete Java2 Certification Study Guide ou outro específico para a certificação.

Eu estudei MUITO sobre Assertions e soh caiu uma questao mixuruca :slight_smile:

Achei os mocks mais dificeis que a prova.

Rafael

Taí a maior vantagem de tirar uma certificação!
Mais importante do que ganhar o titulo de certificado, é ter estudado muito para a prova!

Lembrando que, em se tratando de mercado de trabalho, uma certificação, apesar de ser um ponto a mais para o profissional, seu valor varia de empresa pra empresa. Existem outros fatores que costumam ser MUITO mais valorizados, que é o caso da experiência, por exemplo. Isso tudo fica mais claro quando começamos a entender o objetivo do exame, isto é, o que ele quer testar no candidato. Mas sem dúvida, a soma desses dois vale muito mais (ou, pelo menos, deveria valer) que qualquer um deles sozinho!

Gerson K.

Sabemos que é complicado conciliar nossa rotina diária com os estudos para certificação e tudo o mais. Sempre procuro me inspirar em pessoas bem sucedidas para aprender com elas, portanto gostaria de saber dos certificados como foi (ou ainda é) seu dia-a-dia de estudos. Basicamente, como é sua rotina diária (Ex.: trabalho 12h por dia e estudo 2h durante a madrugada e ainda tenho que dar atenção para o cachorro e alimentar os peixes).

É algo complicado mesmo…
Quando eu tinha uma vida normal e chegava em casa do trabalho umas 20:30 dava tranquilamente para jantar, ler o fórum do GUJ :wink: , e depois ir estudar até aprox. 2 da manhã, já que eu também não acordava muito cedo. Nos fins de semana dava para estudar um pouco mais também. Com isso eu estudei metade da matéria para a certificação de programador.
Mas aí fui parar em um projeto que tinha que trabalhar praticamente em um esquema 24/7, e realmente só trabalhava e dormia, tendo ficado algumas semanas sem estudar nada. Mas aí acabou o projeto e chegou o Carnaval, então deu para ficar em dia, terminar o livro, fazer uns simulados e fazer a prova na quarta-feira de cinzas a tarde!
Agora, para a prova de web component developer, estou com uma abordagem mais prática: tirei férias na segunda passada e pretendo fazer a prova na próxima sexta-feira.

Acho que o importante é, quando não estiver sobrando tempo para mais nada na vida, manter a calma e priorizar as coisas. Se você estudar meia hora por dia, vai conseguir fazer a prova daqui algum tempo. Se você conseguir se dedicar mais tempo, melhor, faz a prova logo e aí vai ter mais tempo livre para se dedicar a outras coisas.

obrigado por responder! sempre é bom ouvir as pessoas que já passaram pelo caminho que estamos trilhando, dá uma injeção de ânimo :smiley:
mais alguem?

A maior parte do meu tempo de estudo é no trabalho mesmo. Sou meio cientista e, já que a equipe é pequena, temos poder de decisão nas tecnologias que queremos usar.

Sempre tiro uma horinha pra estudar (espero q meu chefe não leia isso).

Em casa não estudo muito não. A não ser em véspera de prove :smiley: .

boa idéia! :idea: