Para que serve o DOCTYPE dos XML?

Pessoal,

Estou com uma dúvida que envolve a geração automática de código disponibilizada pelo Exadel no Eclipse.
Para que possamos gerar nossas classes de modelo com o Hibernate Code Generation do Exadel, é preciso antes que vc crie um console, para aqueles que não conhecem, um(a) console é como se fosse um local que reúne informações sobre onde e como obter informações de um banco. Sendo o onde podendo ser descrito por um XML e o como através da indicação de um driver jdb para conexão com o banco apropriado.
No meu trabalho, consigo gerar as classes do modelo normalmente utilizando o xml a seguir:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> false false true org.postgresql.Driver senha 10 jdbc:postgresql://localhost:5432/wmaker usuario org.hibernate.dialect.PostgreSQLDialect false true
</session-factory>

No entanto, ao chegar em casa, onde não tenho internet, não consigo dá um erro dizendo que o parâmetro hibernate.cglib.use_reflection_optimizer mudou e a mensagem ainda diz qual deve ser a nova sintaxe do parâmetro.
Vocês saberiam me dizer se o dtd que consta no DOCTYPE é consultado todas as vêzes que essa geração é feita?
Penso que se for assim, seria essa a verdadeira razão pela qual não estou tendo sucesso em casa.
Alguma luz?

Agradeço antecipadamente pela atenção.

Abraço

Roberto

DOC + TYPE = Documento + tipo = Tipo do documento

Logo, uma instrução que define o tipo do documento XML, no caso utilizando DTD.

Pesquisa no google e no Wikipedia (pt e en): DTD XML

juzepeleteiro,

Obrigado pela uso da lógica. Certamente eu não escolhi bem a pergunta tema.
A verdadeira dúvida, entretanto, continua no tópico que postei e realmente não tem exatamente a ver com a serventia do DOCTYPE e sim com o procedimento de geração de código para o hibernate que é disponibilizado por meio do Exadel.

Mesmo assim obrigado por sua resposta.