Para que serve o Forum

Bom pessoal gostaria de explicar quem sou e fazer minha crítica, que espero que seja construtiva. Tenho 23 anos e estou no 4° sem do curso de Sistemas de Informação, sou mais um entre tantos estudantes brasileiros atrás de um sonho.
Vamos lá…Não sou membro do GUJ à muito tempo, entrei na metade de 2007, desde lá postei poucos tópicos e deixei poucas msg, interessantes pra mim e creio que para alguém também. Na metade desse primeiro semestre comecei a me interessar na linguagem [color=red]Java[/color], pois é uma potente e moderna linguagem de programação e assunto de muitas discussões. Bem, mas existe um empecilho enorme para mim: Minha facul não ensina java, porém cobram no TC. Não tendo esse recurso dado pela facul, comecei a buscar ajuda de colegas mais experientes, livros e perguntas aos profs no intervalo e a net, é claro. Fazendo de tudo para aprender me apeguei ao GUJ, por ser um site difundido entre o mundo Java, mas em poucas mensagens “Duvidas e Explicações” que mandei, recebi sempre respostas com coerência, porém em todas vinha acompanhada mais uma no final dizendo "que aqui não é lugar de fazer tema de casa!.
Eu não espero que ninguém faça tema de casa para mim e nem espero receber respostas prontas. A maior forma de absorver o conhecimento é trocando idéias, fazendo o difícil se tornar fácil, relacionando novas e até antigas idéias em conjunto, e acredito que o fórum é um dos melhores, entre tantas formas, pois acredito que seu principal conceito seja TROCA de informações entre seus membros e o egoísmo é um dos piores sentimentos que existe, se posso porque não ajudar???. Sou a favor da democratização dos pensamentos e opiniões, mas assim não.
Tenho a responder a quem tem esse conceito errado, me desculpe os ofendidos, mas espero que assim todos que precisam entender o consigam.

Esperam que não me queimem mais

Valeu!!!

O problema é que muitas vezes, o pessoal chega na maior “cara de pau” para resolver trabalhos escolares.
Por exemplo: [faça-meu-dever-de-casa] Ajuda Java, senao vou reprovar!!! :’-(
Assim, o pessoal tende a serem não muito solicitos.

No entanto, se você tenta postar uma dúvida demonstrando com clareza o ponto chave da dificuldade sem fazer referências à trabalhos escolares, com certeza muitas pessoas se manifestarão mais solicitos. Desse modo, a dica é: apresente as dificuldades com clareza, mostrando exatamente onde o “bicho está pegando”, sem dizer que é para resolver um trabalho escolar.

Tem razão!!!

Objetividade, melhor remédio p respostas absurdas!!!

Valeu!!!

Acho que um dos problemas é o seguinte: muita gente aqui que responde no fórum na verdade trabalha com Java (como você deve ter até notado, só respondo no fórum no horário do serviço, enquanto espero um programa em C++ compilar ou um deploy de um sistema Java acabar - se eu respondo em alguns horários estranhos, como 01:00 da manhã, é que estou acompanhando alguma implantação ou coisa mais chata ainda) e se irrita um pouco com o pessoal novo que ouviu falar (bem ou mal) do GUJ e está aprendendo agora.

Por isso muita gente aqui acaba dando umas patadas :frowning:
Eu em particular também dou umas boas patadas (ou coices) quando é claro que o carinha simplesmente colou o enunciado do trabalho escolar e está perguntando se alguém pode fazer o serviço de graça.
Mas como entendo que as pessoas têm de perguntar mais quando estão aprendendo, volta e meia eu tento responder com o máximo de atenção possível.

Da mesma forma que antes as mulheres tinham de adotar pseudônimos masculinos na Internet para que não fossem molestadas (isso há uns 10 anos atrás, mas acho que em alguns redutos masculinos isso ocorre ainda hoje em dia :frowning: ) , pelo que lhe explicaram acima, é bom perguntar as coisas sem dar muitas pistas de que é para um trabalho escolar.

De fato, gostaria que o GUJ fosse um local mais gentil com os novatos (como é a idéia do http://www.javaranch.com ) , e que os novatos também fossem um pouco menos “sem noção” e menos preguiçosos (e menos analfabetos, também - muitas vezes é muito difícil entender o que as pessoas querem.)

Eu acho que uma das atitudes que vc deve tomar é o cuidado na hora de formular as perguntas… evitar expressões como: “Como eu faço isso?”, “Alguém tem um código que faço isso”… E tentar fazer questões mais específicas, demonstrando que você sabe do que está falando, ou seja, que você pelo menos tentou entender sobre o assunto que vc está buscando ajuda.

Eu pelo menos me recuso a ajudar quando alguém pede coisas prontas, ou se considerar a pergunta do cara abusiva.

Do contrário, pode contar comigo!

Isso aí… :thumbup:

O GUJ é uma excelente fonte de informação, a minha dica é a seguinte: antes de perguntar, pesquise muito, vasculhe todo o fórum, com certeza você encontrará a solução do seu problema, pois, a sua dúvida, provavelmente já foi à dúvida de alguém também.
Olha só a vantagem:
Pesquisando você vai encontrar várias respostas sobre o mesmo tema, porém, com vários pontos de vistas diferentes, com isso você tira suas próprias conclusões sobre como resolver o seu problema.
Mas e se não encontrar? , ai sim pergunte e, se por ventura receber várias más respostas, não se sinta ofendido e agradeça se entre elas, alguém postar uma ou duas linhas na intenção de te ajudar, e assim vai, seguindo em frente, o mais importante é o conhecimento adquirido, se a aquisição foi dolorosa, não importa, transforme as dificuldades em motivação para não desistir.
Bom, é assim que estou aprendendo Java e acredito que esta seja a melhor maneira.
Abr.

Velho, o negócio é simples: o fórum serve para tirar duvidas que ainda não foram tiradas.

Se voce vier aqui duplicando um tópico sem no minimo ter pesquisado antes, todo mundo vai te xingar.

Else…

E cara, não adianta - programador que não sabe pesquisar não é programador. 90% das coisas agente tem que pesquisar muitas vezes.