Para que um SO?

No último FISL tinha um espanhol que eu não lembro o nome, um cara novo (19, 20 anos se não me engano) que falou sobre o projeto que ele desenvolve, o EyeOS [1]. Segundo ele, quando o Cloud Computing tornar-se realidade as grandes empresas vão ser as que vão dominar todos os sistemas (até aí nenhuma novidade, quem vai prover os serviços serão Google, Microsoft, etc.). A proposta do EyeOS são pequenas nuvens de provedores locais, você não fica dependente dessas grandes empresas (um pouco da teoria da conspiração que o Mark_Ameba comentou). É open source, se não me engano se instala sob Apache. Depois que voltei do evento fiquei de instalar pra ver, mas tinha esquecido até então, o tópico me ajudou a lembrar. =D

[1] http://eyeos.org/

Edit: Acabei de instalar. É muito fácil, só precisa de php5 + apache. Usei tudo padrão do Ubuntu, o arquivo tem pouco mais de 3MB. To postando do eyeOS…

A ideia é interessante, mas…
E quem garantirá a segurança de nossas informações? Até que ponto você confiaria em uma empresa para armazenar arquivos seus de grande importância? E se os mesmos arquivos se perdessem, a quem você recorreria?
Eu acho que existem muitas implicações para isso se tornar realidade, mas não acho impossível.

[quote=marcobiscaro2112][quote=mochuara]Besteirol.
Sem falar que tem um montes de coisas que não consigo fazer na web.[/quote]
Como por exemplo?[/quote]

poderia ficar ate amanha citando. Mas qualquer coisa que precisa acessar um dispositivo ligado ao computador não da pra ser feito na web. No dia que o cenário que vc descreve se tornar realidade provavelmente haverá outras coisas que não serão possíveis via browser porque eles estarão ocupados tentando fazer o que o desktop faz hj. A evolução ocorre dos dois lados.

[quote=juliocbq]sinceramente, não gostaria disso. Não confiaria em um sistema que não tenho controle.
Mas garanto que se acontecesse, viraria moda. O público aceita tudo que seja novidade.[/quote]

Realmente seria de se desconfiar… Imagine o monopólio de dados por trás das empresas responsáveis pelos servidores. No mínimo perigoso, mas não tanto se pensarmos que não valeria a pena para uma gigante ter seu nome sujo em troca dos dados de usuários (na maioria das vezes inúteis para eles).

[quote=elomarns][quote=marcobiscaro2112]Como dito, a TENDÊNCIA (não quer dizer que já aconteceu e nem que vai, de fato, acontecer) é que tudo seja feito via browser.

Claro que o ‘tudo’ não pode ser um ‘tudo’ de verdade, já que é preciso de um navegador (e consequentemente uma base de SO) para rodar o sistema.

Mas aí entra a questão da centralização de dados. Imagine que você possa trabalhar em qualquer computador, com os seus arquivos, sem precisar ficar levando-os para todo lugar. Ou ainda, se seu PC pegar um vírus, você não perde nenhum arquivo… basta reinstalar a base do sistema e o navegador e lá está tudo do jeito que você deixou.

E como todos sabemos, nem tudo é perfeito… Algumas coisas são difíceis (ou até mesmo impossíveis) de imaginar. Imagine, por exemplo, rodar um jogo hiper pesado direto da Internet… Parece impossível. Por enquanto: quem ia imaginar a Internet como está há alguns anos? Ou mesmo imaginar um notebook há 40 anos, época em que cada computador ocupava o espaço de várias salas?

Veremos…[/quote]
Alan Kay imaginou algo como um notebook há 41 anos atrás.[/quote]

Ops… errei o exemplo por dois anos. :slight_smile:

[quote=wagnerfrancisco]No último FISL tinha um espanhol que eu não lembro o nome, um cara novo (19, 20 anos se não me engano) que falou sobre o projeto que ele desenvolve, o EyeOS [1]. Segundo ele, quando o Cloud Computing tornar-se realidade as grandes empresas vão ser as que vão dominar todos os sistemas (até aí nenhuma novidade, quem vai prover os serviços serão Google, Microsoft, etc.). A proposta do EyeOS são pequenas nuvens de provedores locais, você não fica dependente dessas grandes empresas (um pouco da teoria da conspiração que o Mark_Ameba comentou). É open source, se não me engano se instala sob Apache. Depois que voltei do evento fiquei de instalar pra ver, mas tinha esquecido até então, o tópico me ajudou a lembrar. =D

[1] http://eyeos.org/

Edit: Acabei de instalar. É muito fácil, só precisa de php5 + apache. Usei tudo padrão do Ubuntu, o arquivo tem pouco mais de 3MB. To postando do eyeOS…
[/quote]

Olha só… bem legal. Está aí uma das possíveis respostas para a pergunta: “E a segurança dos meus dados?” Fica armazenado no servidor da empresa, por exemplo. Bem legal…

Quem sabe essa ideia de cloud se popularize em pequenas redes locais, não exatamente na nuvem.

Existem arquivos que devem ser bem guardados, agora um empresa com um S.O. padrão, onde todos se conectam e trabalham nele, sem problemas de burlar segurança, sem fazamento de infromação, pode ser uma proposta interessante.

Como eu disse, dentro da propria empresa, uma solução criada, customizada e mantida por ela.

Eu nunca vou migrar para um S.O. nesse estilo (nunca diga nunca :P)

[quote=Felagund]Quem sabe essa ideia de cloud se popularize em pequenas redes locais, não exatamente na nuvem.

Existem arquivos que devem ser bem guardados, agora um empresa com um S.O. padrão, onde todos se conectam e trabalham nele, sem problemas de burlar segurança, sem fazamento de infromação, pode ser uma proposta interessante.

Como eu disse, dentro da propria empresa, uma solução criada, customizada e mantida por ela.

Eu nunca vou migrar para um S.O. nesse estilo (nunca diga nunca :P)[/quote]

Cloud computing é sobre rodar um S.O. no browser tanto quanto Web 2.0 é sobre sites pra fazer amigos. Essas maluquices (facebook inclusive) pecam por quererem fazer tudo e ao mesmo tempo não resolvem nenhum problema de fato. São empresas que são extintas tão rapido quanto chegaram e queimaram todo dinheiro de seus investidores.

O twitter é o que me parece mais focado e portanto tem mais chance de sobreviver a longo prazo.

Faz tempo que não vejo uns desses, é cultivo próprio?

[quote=mochuara][quote=Felagund]Quem sabe essa ideia de cloud se popularize em pequenas redes locais, não exatamente na nuvem.

Eu nunca vou migrar para um S.O. nesse estilo (nunca diga nunca :P)[/quote]

Cloud computing é sobre rodar um S.O. no browser tanto quanto Web 2.0 é sobre sites pra fazer amigos. Essas maluquices (facebook inclusive) pecam por quererem fazer tudo e ao mesmo tempo não resolvem nenhum problema de fato. São empresas que são extintas tão rapido quanto chegaram e queimaram todo dinheiro de seus investidores.

O twitter é o que me parece mais focado e portanto tem mais chance de sobreviver a longo prazo.[/quote]

não vejo no q q o twitter é focado, nem que problema ele resolve.

O que disse é que em uma empresa onde haja um S.O rodando somente um browser, e nada mais pode ser instalado e atravez do browser se tem acesso a tudo para seu trabalho acho a ideia completamente válida.

[quote=Felagund]
não vejo no q q o twitter é focado, nem que problema ele resolve.[/quote]

Veja, eu não disse que ele resolve o TEU problema.

[quote=Felagund]
O que disse é que em uma empresa onde haja um S.O rodando somente um browser, e nada mais pode ser instalado e atravez do browser se tem acesso a tudo para seu trabalho acho a ideia completamente válida.[/quote]

Intranets e controle de acesso para usuários ja existem a séculos no mundo corporativo, o que isto tem a ver com cloud computing?

[quote=mochuara][quote=Felagund]
não vejo no q q o twitter é focado, nem que problema ele resolve.[/quote]

Veja, eu não disse que ele resolve o TEU problema.
[/quote][/quote]

Você ainda não me disse 1 problema que ele resolva, idependente de mim.

[quote=mochuara]

[quote=Felagund]
O que disse é que em uma empresa onde haja um S.O rodando somente um browser, e nada mais pode ser instalado e atravez do browser se tem acesso a tudo para seu trabalho acho a ideia completamente válida.[/quote]

Intranets e controle de acesso para usuários ja existem a séculos no mundo corporativo, o que isto tem a ver com cloud computing?[/quote]

Qualquer um sabe como é são falhas essas seguranças e nada impendem o vazamento de informação sigilosa, pelo -, num sistema parecido com esse você saberia avaliar quem fez sumir determinado arquivo.

Não estou dizendo que seria a salvação da humanidade usar cloud, só estou falando uma ideia que EU acho interessante para seu uso.

[]'s

[quote=Felagund]
Você ainda não me disse 1 problema que ele resolva, idependente de mim.[/quote]

Broadcast de fluxo de informação em “tempo real”.

[quote=Felagund]
Qualquer um sabe como é são falhas essas seguranças e nada impendem o vazamento de informação sigilosa, pelo -, num sistema parecido com esse você saberia avaliar quem fez sumir determinado arquivo.

Não estou dizendo que seria a salvação da humanidade usar cloud, só estou falando uma ideia que EU acho interessante para seu uso.

[]'s[/quote]

Ok, mas não sei deonde vc tirou a ideia de cloud computing restrita a uma intranet. Soa o mesmo que Trem Estacionario.

[quote=mochuara]
Broadcast de fluxo de informação em “tempo real”.[/quote]

Não concordo, mas o twitter não é foco desse tópico

[quote=mochuara]
Ok, mas não sei deonde vc tirou a ideia de cloud computing restrita a uma intranet. Soa o mesmo que Trem Estacionario.[/quote]

Não vejo qual o problema disso. Desde de quando cloud é restrito a somente sites hospedados na internet? a aplicação de uma teoria varia de acordo com quem vai implementa-la.
Mas não digo que cloug aplicado na intranet vai ajudar a resolver muita coisa não.

"

[quote=marcosalex]
Falou tudo. Cloud computing não significa que você vai hospedar os seus dados em um servidor de terceiro, pode muito bem ser seu próprio servidor, tando da empresa como da sua máquina de casa, acessando do seu celular, geladeira, televisão, netbook, etc.

Muita gente tem essa visão errada de achar que aplicações na nuvem obrigatoriamente você vai ter de ceder seus dados pra alguém…[/quote]

Qualquer um que esteja acompanhado o assunto ja deve supor que nada impede o sujeito de colocar um servidor no ar e hospedar seus dados. O maior receio das pessoas em relação a Cloud Computing é a segurança dos dados porque independente de quem vai hospedar os dados ainda estarão trafegando pela rede e por isso estarão vulneráveis a serem interceptados.

"

[quote=marcosalex][quote=mochuara]
Qualquer um que esteja acompanhado o assunto ja deve supor que nada impede o sujeito de colocar um servidor no ar e hospedar seus dados. O maior receio das pessoas em relação a Cloud Computing é a segurança dos dados porque independente de quem vai hospedar os dados ainda estarão trafegando pela rede e por isso estarão vulneráveis a serem interceptados.[/quote]

Somente se sua rede for aberta. Se for fechada, é a mesma segurança da sua máquina atualmente, nada muda.[/quote]

Não conheco nada mais seguro do que uma máquina desconectada da rede. Rede 100% segura é o mesmo que acreditar em unicórnio azul.

"

Vai fazer dez anos que a microsoft tem o projeto singularity, que é fazer um so rodar em cima de uma máquina virtual. Isso vai demorar, na minha opinião mais uns dez anos, e nem sei qual é a vantagem disso. Ter um sistema que boota uma máquina virtual junto com o kernel.

Agora essa de SO em browser, também é uma idéia que não vai sair do papel, porque é refazer a roda quadrada.
Para que ter um so em um browser?