Com a crescente popularização dos netbooks e a tendência de que tudo seja online, o sistema operacional local serviria apenas para rodar o navegador e este seria por onde faríamos absolutamente tudo.
Parece um pouco futurista? Mas não é. A Google está apostando nisso, desenvolvendo o Chrome OS, sistema operacional voltado para netbooks que tem lançamento previsto para o segundo semestre do ano que vem.
==========
E abrindo um parêntese, já que falamos sobre sistemas operacionais da Google, vale a pena conferir o Android, sistema para celulares que roda aplicações desenvolvidas em Java. Para testar e desenvolver programas, veja mais informações aqui.
Pois bem. Já tem quem esteja apostando mais fundo ainda nessa tendência. A empresa Xcerion AB trabalha em um sistema operacional que roda direto da web, via browser mesmo. Desenvolvido essencialmente em XML (isso o torna muito leve), com alguns traços de Linux (como no console e nos servidores que rodam o sistema) o sistema é bem leve e funciona (apesar de ainda estar em fase beta).
Mais do que falar, por que não usar? http://icloud.com
Cadastre-se rapida e gratuitamente e acesse em http://os.icloud.com.
Bem divertido! :-o
Besteirol.
Pra rodar um browser vc vai precisar de um SO.
Sem falar que tem um montes de coisas que não consigo fazer na web.
Estou gostando da idéia do Chrome OS, mas eu tenho um netbook, um Eee PC 904HD de 80GB de HD…, mas ainda prefiro o meu Ubuntu e Windows, mas posso modificar o meu ideal após o lançamento do Chrome OS.
Também não acho muito interesante ter que usar um OS em um browser que já usa um OS, mas o Chrome OS parece ser um bom projeto.
Que legal, vá para um lugar sem rede e seu computador não servirá para absolutamente nada.
Nada de jogos e nem um editorzinho de textos básico.
Acho que a proposta disso é servir para Netbooks e outros computadores de baixo preço mesmo.
E, claro, tentar popularizar o chrome.
[quote=marcobiscaro2112]
Pois bem. Já tem quem esteja apostando mais fundo ainda nessa tendência. A empresa Xcerion AB trabalha em um sistema operacional que roda direto da web, via browser mesmo. Desenvolvido essencialmente em XML (isso o torna muito leve), com alguns traços de Linux (como no console e nos servidores que rodam o sistema) o sistema é bem leve e funciona (apesar de ainda estar em fase beta).
Mais do que falar, por que não usar? http://icloud.com
Cadastre-se rapida e gratuitamente e acesse em http://os.icloud.com.
Bem divertido! :-o [/quote]
Sistema operacional que roda via browser!?? E quem vai rodar o Browser!??
Sobre o crhome. Ele realmente foi desenhado para computadores de baixo preço. É um sistema Unix.
Ainda não sei se realmente compensará usar ele, ao invés de usar outras distribuições baseadas em unix.
Acho que até existe a possibilidade, apesar de não ser muito simpático à ela.
Porém, acho que ainda vai demorar um pouco…certas coisas precisam evoluir mais.
[quote=Gabriel]Acho que até existe a possibilidade, apesar de não ser muito simpático à ela.
Porém, acho que ainda vai demorar um pouco…certas coisas precisam evoluir mais.[/quote]
Pra falar a verdade não tem possibilidade nenhuma.
se não existir um software que implementa a funcionalidade de um bootstrap, faça paginação, gerência de memória, recursos de hardware, e por ae vai…
Imagina a quantidade de recursos que esse software precisará gerenciar para poder carregar um browser!? Ele já será um sistema operacional.
Ae a pergunta, para que carregar um outro sistema na memória, novamente?
Achei até interessante, mas não gostei. Uso muitos serviços online como e-mail, messenger, google docs e etc, mas o SO nas nuvens é meio radical de mais, é meio que uma “privatização” da internet.
Como dito, a TENDÊNCIA (não quer dizer que já aconteceu e nem que vai, de fato, acontecer) é que tudo seja feito via browser.
Claro que o ‘tudo’ não pode ser um ‘tudo’ de verdade, já que é preciso de um navegador (e consequentemente uma base de SO) para rodar o sistema.
Mas aí entra a questão da centralização de dados. Imagine que você possa trabalhar em qualquer computador, com os seus arquivos, sem precisar ficar levando-os para todo lugar. Ou ainda, se seu PC pegar um vírus, você não perde nenhum arquivo… basta reinstalar a base do sistema e o navegador e lá está tudo do jeito que você deixou.
E como todos sabemos, nem tudo é perfeito… Algumas coisas são difíceis (ou até mesmo impossíveis) de imaginar. Imagine, por exemplo, rodar um jogo hiper pesado direto da Internet… Parece impossível. Por enquanto: quem ia imaginar a Internet como está há alguns anos? Ou mesmo imaginar um notebook há 40 anos, época em que cada computador ocupava o espaço de várias salas?
Veremos…
[quote=mochuara]Besteirol.
Sem falar que tem um montes de coisas que não consigo fazer na web.[/quote]
Como por exemplo?
[quote=ViniGodoy]Que legal, vá para um lugar sem rede e seu computador não servirá para absolutamente nada.
[/quote]
Realmente. Mas a tendência é que não existam lugares sem rede. 
sinceramente, não gostaria disso. Não confiaria em um sistema que não tenho controle.
Mas garanto que se acontecesse, viraria moda. O público aceita tudo que seja novidade.
[quote=marcobiscaro2112]Como dito, a TENDÊNCIA (não quer dizer que já aconteceu e nem que vai, de fato, acontecer) é que tudo seja feito via browser.
Claro que o ‘tudo’ não pode ser um ‘tudo’ de verdade, já que é preciso de um navegador (e consequentemente uma base de SO) para rodar o sistema.
Mas aí entra a questão da centralização de dados. Imagine que você possa trabalhar em qualquer computador, com os seus arquivos, sem precisar ficar levando-os para todo lugar. Ou ainda, se seu PC pegar um vírus, você não perde nenhum arquivo… basta reinstalar a base do sistema e o navegador e lá está tudo do jeito que você deixou.
E como todos sabemos, nem tudo é perfeito… Algumas coisas são difíceis (ou até mesmo impossíveis) de imaginar. Imagine, por exemplo, rodar um jogo hiper pesado direto da Internet… Parece impossível. Por enquanto: quem ia imaginar a Internet como está há alguns anos? Ou mesmo imaginar um notebook há 40 anos, época em que cada computador ocupava o espaço de várias salas?
Veremos…[/quote]
Alan Kay imaginou algo como um notebook há 41 anos atrás.
[quote=marcobiscaro2112][quote=ViniGodoy]Que legal, vá para um lugar sem rede e seu computador não servirá para absolutamente nada.
[/quote]
Realmente. Mas a tendência é que não existam lugares sem rede.
[/quote]
Verdade. O bom e velho sonho da casa no campo, mas com todo conforto da vida moderna ainda vai ser realidade…
o problema é não ter opção de escolha. Em muitos casos você não quer estar online.
Imagina ter informações confidenciais sempre online?
Isso é só pro sistema controlar todas nossas informações.. vão colocar chips na gente e tudo vai ser como eles querem.
Hahuahuahuahauhuaha
bem legal e otimista esse seu ponto de vista, todos nós seremos como os humanos do “Brave New World”, Maravilhoso Munddo Novo em portugues.
Hahaha, bom ponto de vista também formigaotts!