Para quê vocês têm usado OO em Javascript?

Olá

Sabemos que Javascript é OO. Sabemos ( ou presumimos? ) também que muitas pessoas que usam Javascript não utilizam os recursos de OO que a linguagem dispõe, inclusive eu.
Bom, eu não uso porque nunca passei por uma situação em que eu precisasse usar… E vocês? Para quê vocês têm usado OO em Javascript?

Vou dar um cenário real:

Peguei um sistema aos cacarecos, sem nenhuma validação exceto no lado do cliente.

Durante uma semana, usando Prototype, fiz uma interface aonde eu encapsulava toda a validação client-side, e, ao mesmo tempo, montava um request ajax encapsulando os dados do formulário e fazia o post em um outro endereço, aonde ele ativava a validação via servidor.

Aí você pensa: Legal

Legal é você pescar as mensagems do validador do servidor, e gerar links apontando pro campo/registro daonde deu caca. Portavel e funcionando com bastante segurança em IE, Firefox e Mozilla.

Num outro cenário, um pouco mais maduro, comecei a programar módulos para funcionalidades específicas do client-side encapsulando em classes. O que faz muito sentido, se por exemplo, eu tenho uma tabela de, digamos, 1000 valores de chaves possíveis para uma busca, combinados em 5 campos diferentes, e eu quero oferecer ao meu usuário uma funcionalidade de fazer ele filttrá-los de acordo com todas as combinações que produzam resultados.

Aí a OOP faz sentido, porque eu posso criar uma classe combinação e outra classe pra implementar esta filtragem, compreende?

A Java Magazine deste mês tem um artigo falando exatamente disso - Javascript e OO.

Acredito que vale a pena dar uma espiada

[quote=tnaires]Olá

Sabemos que Javascript é OO. Sabemos ( ou presumimos? ) também que muitas pessoas que usam Javascript não utilizam os recursos de OO que a linguagem dispõe, inclusive eu.
Bom, eu não uso porque nunca passei por uma situação em que eu precisasse usar… E vocês? Para quê vocês têm usado OO em Javascript?[/quote]

A forma como Javascript suporta OO é uma forma sem Classes. Muita gente não sabe que isso é possivel então nem tenta fazer nada direito com JS.

Javascript em OO para criar estruturas ricas + Ajax é sensacional!

eu uso muito OO com javascript.

pra criação de componentes javascript é uma mão na roda…
pra dar um namespace pra suas funções… o que evitaria que alguém a sobrescrevesse.

e o mais importante… O teu código fica muito mais organizado!!!

Nunca mexi com Ajax, apesar de ter uma noção. Pelo jeito, o uso de Ajax é um cenário rico pro uso de OO :slight_smile: