Sabemos que Javascript é OO. Sabemos ( ou presumimos? ) também que muitas pessoas que usam Javascript não utilizam os recursos de OO que a linguagem dispõe, inclusive eu.
Bom, eu não uso porque nunca passei por uma situação em que eu precisasse usar… E vocês? Para quê vocês têm usado OO em Javascript?
Peguei um sistema aos cacarecos, sem nenhuma validação exceto no lado do cliente.
Durante uma semana, usando Prototype, fiz uma interface aonde eu encapsulava toda a validação client-side, e, ao mesmo tempo, montava um request ajax encapsulando os dados do formulário e fazia o post em um outro endereço, aonde ele ativava a validação via servidor.
Aí você pensa: Legal
Legal é você pescar as mensagems do validador do servidor, e gerar links apontando pro campo/registro daonde deu caca. Portavel e funcionando com bastante segurança em IE, Firefox e Mozilla.
Num outro cenário, um pouco mais maduro, comecei a programar módulos para funcionalidades específicas do client-side encapsulando em classes. O que faz muito sentido, se por exemplo, eu tenho uma tabela de, digamos, 1000 valores de chaves possíveis para uma busca, combinados em 5 campos diferentes, e eu quero oferecer ao meu usuário uma funcionalidade de fazer ele filttrá-los de acordo com todas as combinações que produzam resultados.
Aí a OOP faz sentido, porque eu posso criar uma classe combinação e outra classe pra implementar esta filtragem, compreende?
Sabemos que Javascript é OO. Sabemos ( ou presumimos? ) também que muitas pessoas que usam Javascript não utilizam os recursos de OO que a linguagem dispõe, inclusive eu.
Bom, eu não uso porque nunca passei por uma situação em que eu precisasse usar… E vocês? Para quê vocês têm usado OO em Javascript?[/quote]
A forma como Javascript suporta OO é uma forma sem Classes. Muita gente não sabe que isso é possivel então nem tenta fazer nada direito com JS.
Javascript em OO para criar estruturas ricas + Ajax é sensacional!