Participar de Open Source da Apache

Pessoal, gostaria muito de participar de um projeto open source da apache, vi o commons sanselan e achei bem interessante.
Já mexo com a lib a um tempo, baixei o source do repositório deles, estou dando uma olhada em como as coisas acontecem no código, porém gostaria de contribuir tanto na parte de documentação quando na parte de commits. A dúvida minha é, como faço para me tornar um desenvolvedor do projeto, mando um e-mail pra alguém responsável do projeto, no mailing list, alguma coisa assim?
Já criei uma conta também pra conseguir ver bugs e reportá-los no Jira do projeto.

Quem souber, agradeço!

Cara, sua pergunta é ótima. Nunca vi alguém fazer pergunta da Apache em específico. Vou contar uma coisa que reparei nesses tempos. Pode não ser útil, mas foi algo que agregou pro meu entendimento do esquema. Senão me engano a Apache até paga de acordo com sua participação no projeto, podendo se tornar um day job muito interessante.

Eu tava estudando EJB. Mas não queria usar JBoss ou Glassfish, achava meio casca grossa só pra eu aprender (sem contar o tempo de start dos servidores são altos se comparados ao do OpenEJB). Pra produção são os melhores, mas pra aprender queria algo mais ligeiro. Daí fui de OpenEJB.

Eu tava com uns probleminhas relacionados ao banco (ao driver, mais especificamente) e não achei nada parecido na Internet (não era exception nem nada, era um bug muito estranho mesmo, tudo congelava depois de uma certa operação). Corri atrás um tempo e depois larguei mão. Quando eu tava vendo mais uma vez o site, eu vi que eles tem um canal na freenode, o #openejb. Entrei lá sem esperanças só pra ver o que acontecia né. Afinal, o que eu tinha a perder. Cara, pra minha surpresa os caras são MUITO acessíveis. O David Blevins (owner do projeto) é um cara muito gente boa e simples. Não importa o quanto você sabe sobre JEE, o cara te responde da mesma forma, trata todo mundo igual. Enfim, eu voltei pro OpenEJB por causa do suporte, que é nota 10.

Depois disso vi o Nabble. Lá, o OpenEJB se divide em dois grupos: Devs e Users. Os nomes já dizem pra que servem e tudo mais. Se esse projeto que você quer participar for no mesmo esquema, é fácil entrar. Só você ver no forum de Devs o que o pessoal tá precisando e dar a cara a bater. Se apresentar, falar que quer participar e que, por exemplo, já implementou alguma funcionalidade que eles planejam implementar (eu vi um cara no OpenEJB que não era commiter, fez checkout, implementou um pedaço da parte de JPA 2 e perguntou pros caras se ele podia contribuir. De 12 devs, o cara recebeu 11 votos pra entrar, 1 não votou).

As vezes é complicado de começar, mas eu acho que vale a pena. Aprende-se MUITO com esses projetos open-source. Uma vez um amigo meu falou que achava que não valia a pena. Cara, só de pegar o código do OpenEJB e dar uma fuçada eu achei onde podia ser o possível bug. Cheguei até a falar pro David Blevins disso. Problema é que só dava comigo e com uma versão de um driver que eu tava usando. Enfim, acontece hehe. Mas apóio totalmente quem quer participar de projetos da Apache. Minha dica? Fork no projeto, implemente coisas que você acha interessante, apresente pra eles e espere pra ver o que acontece.

Cara valeu mesmo a dica :smiley: , não sei se tem esse esquema de forum separado pra usuários e desenvolvedores, mas tem mailing lists separadas pra usuários e desenvolvedores, parece que o jeito então é enviar um email pro mailing list de desenvolvedores : )

Realmente se aprende muito olhando os fontes desses projetos, e ter oportunidade de ajudar a melhorar um desses que você usa no dia a dia, ou que você você acha interessante parece bem legal, lógico que ninguém vai sair comitando olhando o source por alguns dias, mas tudo tem um começo né (no pain no gain). Já comecei a procurar bugs e novas melhorias pra postar no bug tracker deles, acredito que isso e ajudar na documentação sejam uns “primeiros passos” pra depois realmente comitar código.

Deve ser muito legal mesmo. Tem que começar devagar, isso é verdade. Vai dando uma olhada no que os devs vão discutindo (se você tem acesso à lista de e-mail dos devs - a maioria dos projetos permite esse acesso), se você encontrar algum bug, reporta e se souber a solução já escreve como você conseguiu resolver (aqui você já pode falar que tem vontade de virar commiter do projeto).

Nesta thread tem a admissão de um commiter. Eu sempre menciono ela porque, se não me engano, esse Thiago Veronezi é brasileiro mas mora em outro país (mas é só um palpite).

O legal, além da experiência que você adquire (porque geralmente esses projetos não lidam com coisas tão triviais), é interagir com desenvolvedores de outras partes do mundo, que vivem outra realidade (podendo ser ruim ou boa) e vendo o código deles. Não só o código, mas conversando com eles também. Conversei um bocado com os caras do OpenEJB e foi só assim mesmo pra me convencer de que eles são pessoas bem simples e acessíveis. Muito gente boas, pelo sinal.