[size=“18”]A[/size][size=“12”]ew, pessoal, sou novo no PJ e acabei de instalar o sdk e o editor de projetos, alguem pode me dizer se Pascal ou C têm semelhanças (estruturais) com java?
[/size]
estruturais? bem… C e Pascal são linguagens estruturadas, Java é orientada ao objeto! :roll:
Se vocÊ quiser comparar a linguagem, ai a confirmação é valida, posi Java é bem parecida com C (identica eu diria), se analisar por este lado vc pode dizer, java é orientada a objeto mas nada impede que faça estruturada, tirando os padroes de projeto, a POO…
Enfim C e Java são muito parecidos. LINGUAGEM.
mesmo se for console?
tp kra, o pascal e uma linguagem q roda so em console, o java n!, ele e especificamente voltado pra a interface grafica mesmo, por isso tem as bibliotecas como swing e awt. Tp… em java vc tb tem a parte do console, mas n compensa ser usada, e tb n tem nada a ver com pascal!
BLZ ??
O java roda em modo texto sim,porem é dificil comparar java com pascal ou C pq são de paradigmas diferentes.Um estruturado outro Orientado a objeto
pra mim java, c e pascal são diferentes
não se compara java com pascal ou c, java é uma linguagem moderna, muito superior em quase todos os aspectos
mas c e pascal tiveram a sua época
E tb…devido ao vasta qtde de Classes que aumenta a cada dia no Java. Tem muita coisa pronta. O que no Pascal e C vc fazia no braço. No Java vc utiliza classes prontas.
Agora descobrir quais classes usar e como usar é outra história. No começo é phoda. Mas depois nos acustumamos em consultar livros, apostilas e principalmente a documentação do JSDK e as coisas ficam mais fáceis.
Outro ponto que todos comentaram aqui é a Orientação à Objetos que é um paradigma diferente da Estruturada (do C, Pascal ou Delphi).
Aprenda bem os conceitos de Orientação a Objetos pois a sintaxe da linguagem é bem parecida com C: os laços, os condicionais, declaração de variáveis. Mas dai que entra a Orientação a Objetos. Você não pensa mais em procedimentos, funções e bibliotecas. E sim em Classes e seus atributos, Métodos, Interfaces, Herança, Polimorfismo…
Não podemos deixar de ressaltar a variedade de aplicações da linguagem Java. Desde aplicações Desktop, aplicações pra Rede, dispositivos móveis e mtos outros. Isso graças a natureza multiplataforma da linguagem Java que permite q aplicações sejam rodadas por exemplo em um celular (necessitando apenas da Máquina Virtual).
Bom…acho q é isso
Se falei algo errado aí me corrijam
eae pessoal…
eu acho q a semelhanca antre JAVA e C é apenas na sintaxe??? tou errado?? caso sim me corrijam
apenas na sintaxe…
há tambem a possibilidade de usar JNI, mas… acho que isso não torna o java e o c semelhantes
[quote=“Ratinho”]tp kra, o pascal e uma linguagem q roda so em console, o java n!, ele e especificamente voltado pra a interface grafica mesmo, por isso tem as bibliotecas como swing e awt. Tp… em java vc tb tem a parte do console, mas n compensa ser usada, e tb n tem nada a ver com pascal!
BLZ ?? [/quote]
Cassolato, já que vc mencionou Swing, e para não abrir outro tópico, dêem uma olhada aqui:http://swingwt.sourceforge.net/
[quote=“Bleeder”]
Cassolato, já que vc mencionou Swing, e para não abrir outro tópico, dêem uma olhada aqui:http://swingwt.sourceforge.net/
[/quote]
O Eclipse utiliza SwingWT…
[quote=“andersonra”][quote=“Bleeder”]
[/quote]
O Eclipse utiliza SwingWT…[/quote]
O Eclipse utiliza SWT.
[quote=“Bleeder”][quote=“andersonra”][quote=“Bleeder”]
[/quote]
O Eclipse utiliza SwingWT…[/quote]
O Eclipse utiliza SWT. [/quote]
não eh a mesma coisa?
Não. [quote]SwingWT is a 100% pure Java library which aims to be a free implementation of Swing and AWT. Unlike Swing, it drives native peer widgets for your platform from SWT[/quote]
Dá uma olhada no link que passei anteriormente
thnx.
Na verdade o Java pode ser melhor comparado com o C++ por se tratar de duas linguagens orientadas a objetos.
O Java é mais portável (roda em todas as plataformas) porém no caso do C++, quando se escreve um programa e C++ para Linux por exemplo, não só compilar para windows, tem que reescrever quase todo o código. As vantages do C++ ficam por conta da performance e do tratamento gráfico. Ou seja para GUI C++ é a linguagem (se vc achar desnecessária a portabilidade). Java perde em performance, por se tratar de uma liguagem “interpretada”. Porém para WEB, o Java dá de 1000 a zero no C++.
Falando do paradigma de Orientação a Objetos, o C++ ganha um ponto com a Herança Múltipla, que em JAVA é substituida pelo sistema de interface. Mas as diferenças são poucas.
Para finalizar em JAVA não é necessário manipular a memória devido ao Garbage Colletor (Coletor de Lixo), em C++ existe a necessidade de manipular a memória (para destruir um objeto criado por exemplo), e para isso utiliza-se ponteiros. Isso é o maior gerador de erros quando se programa e C++.
Pascal já era… Hoje em dia usa-se apenas DELPHI (Object Pascal) que é muito bom por sinal, porém muito complexo.
E a linguagem C, é mais usada para quem lida com Hardware ou que desenvolve sistemas operacionais (Unix).
Meu conselho: Aprenda JAVA e se sobrar tempo e disposição C++
Espero ter ajudado com essa enxurrada de informações…
até +
A revista Java Magazine (edição 17) se refere à SWT e SwingWT como sendo a mesma coisa.
:roll:
[quote=“andersonra”]A revista Java Magazine (edição 17) se refere à SWT e SwingWT como sendo a mesma coisa.
:roll:[/quote]
andersonra, vc não entendeu bem a matéria. Veja esse trecho da revista: após uma breve descrição das 2 bibliotecas, Swing e SWT vem esse trecho:
[quote]O SwingWT oferece a possibilidade de reunir as vantagens das duas bibliotecas de componentes visuais(Swinge SWT)
[/quote]
eh, realmente eu havia entendido errado a matéria… :oops:
obrigado pelo esclarecimento…
[]'s