[size=“18”]A[/size][size=“12”]ew, pessoal, sou novo no PJ e acabei de instalar o sdk e o editor de projetos, alguem pode me dizer se Pascal ou C têm semelhanças (estruturais) com java?
[/size]
estruturais? bem… C e Pascal são linguagens estruturadas, Java é orientada ao objeto! :roll:
Se vocÊ quiser comparar a linguagem, ai a confirmação é valida, posi Java é bem parecida com C (identica eu diria), se analisar por este lado vc pode dizer, java é orientada a objeto mas nada impede que faça estruturada, tirando os padroes de projeto, a POO…
Enfim C e Java são muito parecidos. LINGUAGEM.
mesmo se for console?
tp kra, o pascal e uma linguagem q roda so em console, o java n!, ele e especificamente voltado pra a interface grafica mesmo, por isso tem as bibliotecas como swing e awt. Tp… em java vc tb tem a parte do console, mas n compensa ser usada, e tb n tem nada a ver com pascal!
BLZ ??
O java roda em modo texto sim,porem é dificil comparar java com pascal ou C pq são de paradigmas diferentes.Um estruturado outro Orientado a objeto
pra mim java, c e pascal são diferentes
não se compara java com pascal ou c, java é uma linguagem moderna, muito superior em quase todos os aspectos
mas c e pascal tiveram a sua época
E tb…devido ao vasta qtde de Classes que aumenta a cada dia no Java. Tem muita coisa pronta. O que no Pascal e C vc fazia no braço. No Java vc utiliza classes prontas.
Agora descobrir quais classes usar e como usar é outra história. No começo é phoda. Mas depois nos acustumamos em consultar livros, apostilas e principalmente a documentação do JSDK e as coisas ficam mais fáceis.
Outro ponto que todos comentaram aqui é a Orientação à Objetos que é um paradigma diferente da Estruturada (do C, Pascal ou Delphi).