Pessoal, agradeço as respostas e a disposição em ajudar. Mas quando disse que respostas do tipo “Não tem porque não precisa.” não ajudavam na discussão, eu estava falando sério.
Não sou exatamente novato em Java. Na verdade já trabalho com a linguagem desde 96, o que me confere uma certa experiência. Sei perfeitamente que quando se declara
String s = "oi!";
O ‘s’ é uma referência (ponteiro se preferirem) ao objeto em memória, e que a declaração
String t = s;
Não copia o “conteúdo” de ‘s’ para ‘t’, mas ao invés faz com que ‘t’ seja uma segunda referência para o mesmo objeto e todas as demais pérolas que foram colocadas nas respostas. Sei perfeitamente como contornar as limitações que a falta de argumentos por referência impõem a linguagem. A pergunta não é sobre esses tópicos. A pergunta é
“POR QUE Java não tem passagem de argumentos por referência.”
Quanto a questão de não precisar porque dá para simular com arrays, porque objetos são sempre passados por referência, etc. Digamos que eu queira trocar o valor de duas variáveis (operação extremamente comum em vários algoritmos). O óbvio para quem está habituado a programação estruturada (da qual a OO é uma extensão) é criar uma função que realize a operação. Em Java essa operação trivial (e muito útil) vira um “inferno”. Vejam o código abaixo:
Em C:
void swap(int *a, int *b) {
int x = *a;
*a = *b;
*b = x;
}
Em pascal:
procedure swap(var a, b: integer);
var x: integer;
begin
x := a;
a := b;
b := x;
end;
Em C++ usando templates (generics)
template <T> void swap(T &a, T &b) {
T x = a;
a = b;
b = x;
}
Em Java:
Tentativa 1:
void swap(int a, int b) {
int x = a;
a = b;
b = x;
}
Falha por razões óbvias.
Tentativa 2:
<code>
void swap(Integer a, Integer b) {
Integer x = a;
a = b;
b = x;
}
</code>