Desculpe por criar mais um tópico falando a respeito do assunto, porém, apesar de ler um pouco, minhas dúvidas não foram sanadas…
Li que, quando um objeto é passado como parâmetro, na realidade, ele não é passado, é enviado o valor da referência do mesmo.
Sendo assim, é correto dizer que ao manipular meu parâmetro formal o qual recebeu a referência de meu parâmetro real, estaria, assim, manipulando o parâmetro real, e não apenas uma cópia do mesmo (como ocorre com os tipos primitivos)?
Se for este o caso, então Java só passa parâmetros por valor devido ao fato de uma variável de objeto nunca armazenar o próprio objeto, mas somente uma referência? Então mesmo que passe uma referência de algum objeto, devo “classificar” esta passagem como passagem por valor, pois, o valor de uma variável, em Java, é uma referência? Sendo assim, posso considerar que eu não possuo acesso direto aos objetos, porém, àpenas referências?
Perdão se não consegui expressar minha reflexão de forma clara, está tudo muito confuso o.O Gostaria da opnião de vocês se o que eu escrevi foi tudo besteira (imagino que bem possivel que isso acontessa ‘-’) ou se “estou no caminho certo”…