[quote=juliocbq]Você não deve pensar dessa maneira não. Tudo o que você conseguiria com java pode conseguir com php também, então não entendo porque o meio corporativo o tem olhado de lado. São conceitos diferentes, mas enfim são todas ferramentas.
Eu aprenderia java para obter mais conhecimento, e não porque alguém ditou que algo é ruim ou bom.[/quote]
Bom, não diria tudo, isso seria um exagero.
Adoro php, acho uma linguagem super fácil de aprender e extremamente poderosa se for considerar a simplicidade.
Mas há coisas que se faz em java que não tenho a menor idéia de como fazê-las em php, situações de sistemas distribuidos, por exemplo, que passo por aqui onde trabalho, entre outros cenários (não estou falando de balanceamento de carga, o apache faz isso de letra).
Enfim, para começar com java para web, lógico é bom ter boas noções de orientação a objetos e a API básica de java SE. Tendo isso em mente parta para servlets e JSP (JSTL, etc…) antes de pegar qualquer framework mvc web. É sempre bom saber as bases antes de partir para algo mais avançado, garanto que o aproveitamento será ainda maior.
Depois disso pode-se escolher entre o famigerado struts, polêmico JSF , não tão popular (ainda) GWT, entre outros mvcs web…
Atualmente estou usando GWT e gostando muito, apesar de não ter muitos componentes há bibliotecas imensas dsponíveis, o único problema é que elas não costumam ser tão bem feitas quanto o GWT é.
É bom ter conhecimentos em servidores de aplicação, como jboss e glassfish, lógico que apenas depois de ter passado por conteiners web simples como jetty e tomcat. Saber diferenciar um servidor de aplicações de um conteiner web a essa altura é algo essencial e por incrível que pareça é uma dúvida pra muita gente (e pior, muita gente ACHA que sabe).
JEE é um passo natural a essa altura, na verdade o primeiro passo em direção a JEE já foi dado quando começar a investigar servidores de aplicação e seus recursos, spec, etc…
É um longo caminho, meses de estudo e preparo, mas garanto que será um avanço enorme em sua carreira e que você não se arrependerá.
É válido que eu faça um alerta, não confie em “tutoriais” de sites e blogs, geralmente são uma m*, apenas código copiado e cospido (nem colado…) num post genérico. Filtre muito bem o conteúdo, tente entender passo a passo e só siga adiante quando os tiver realmente consolidados.
Do mais, conte conosco para quaisquer dúvidas que tiver postando aqui no forum.
Bem vindo ao mundo Java =D
Abraços.