Fala aí galera. Até que enfim voltei ao forum. Foi mal a demora, passei uns tempos [off] mesmo. Tem muito posts interessante da galera ainda para eu ler.
Inicialmente vou responder algumas perguntas:
Quanto aos livros, na minha opnião depende da pessoa, ou do conhecimento[background] que você já têm, pois aprendi com uns caras do linux que se dão bem, somente estudando por materiais na web. Mas de qualquer, sempre eh bom ter um livro impresso.
Agora quanto a simulados, postei neste mesmo topico, falando sobre o JQPlus, pois o pessoal, geralmente a maioria que tirava mais de 90% na 1.4 o utilizava. Agora para o 1.5(tiger), acho que o e-pratice da sun e o whizlabs, mandam bem. Quanto aos free’s, eh só olhar ao redor, que você vai se perder. No meu caso tinha estudado apenas pelo e-pratice, e entre diversos free’s que apareciam pela frente. Bem, quanto mais melhor. No começo deste tópico, coloquei algumas sugestões de livros, dicas, entre outros.
Vi também tá rolando há algum tempo um novo livro da apress, mas o de kathy com certeza converge mais no exame. De qualquer forma, ele também servirá para dar um bom embasamento na bagagem que não é pequena!!! :^)
Cara interessante esta sua pergunta, pois na verdade, eu fiz já havia feito a prova em Agosto de 2005, e acabei levando pau. Tinha acertado 56% em uma prova com 71 questões, diferentemente do especificado atualmente com 72. E para provar isto, seguem abaixo os screenshots que scaniei abaixo.
Como podem ver, acho que levei pau por 1(uma) ou 2(duas) questões, dependendo da questão. Pelo menos foi isto que o cara me falou na hora. Fiquei arrasado, pois foi a minha primeira prova da sun que havia feito. E mal tinha com quem me justificar, pois na epoca o pessoal mal sabia que existia, assim como da existência do jdk1.5 (tiger), pelo menos aqui em Recife. Na verdade mal existiam tutoriais, quanto mais livros, inclusive faziam poucas semanas que o exame havia sido liberado, após a prova beta.
Voltando ao assunto, acho que voltei a estudar no final de junho de 2006, após o São João, pois tinha comprado o novo livro, hoje antigo. O meu voucher iria vencer no final de agosto, então tinha que correr. Praticamente na minha 1ª tentativa, estudei 2 meses também, apesar de ter lido apenas as JSR’s disponíveis e com os tutoriais da sun, olhando hoje, mudou muito. Mas 2º tentativa, já haviam muitas informações, livros [mais], tutoriais, e o javaranch já estava bem populado sobre o assunto.
Acho que se eu estivesse com um background melhor da parte da API, poderia ter passado, mas de qualquer forma, refazer o exame me ajudou a entender muito melhor e de forma mais avançada, os novos conceitos como generics, expressões regulares, annotations, entre outros, do que se tivesse passado naquela época e acabado partindo para outra certificação, sem poder expor na prática o que a API 1.5 oferecia, assim como o da API 1.4.
Bem, hoje estou na reta final da SCWCD, me arrependo de algumas coisas e outras não, afinal é assim mesmo, agente aprende com as lapadas. No entando, você acaba percebendo que o mundo ao seu redor depende, não só de atestados, mas de conhecimento e práticas colaborativas com equipes que necessitam do seu conhecimento e de todo este seu background para que seja aplicado em projetos de missão crítica, senão nada adiantaria estas tais certificações.
Chega de enrolation!
Eh isso aê galera. Num vamo desistir naum. Espero que com estas informações vocês possam se planejar melhor nos seus estudos. Ah, e também na nota!!! Hoje já sou retardatalho, a galera daqui tá mandando bem!!! :^)
Valeu pelo apoio. Fallow!!!